VOVÔ EXPERIMENTA (2012)

VOVÔ EXPERIMENTA

Personagens:

Dona Lurdes; senhora mais idosa e desesperada
Dona Luzia; senhora religiosa e com memória fraca
Tião; senhor resmungão
Enfermeiro James; jovem calmo
Violeta; neta de Seu Guilherme
Valquíria; namorada puta de Seu Guilherme
Seu Guilherme; senhor descolado

Cenário: o hall de um asilo particular; dois sofás, nas duas extremidades; ao centro, uma mesa com jogos de tabuleiros; uma televisão no canto esquerdo.

CENA 1:

(Dona Lurdes, Dona Luzia e Tião assistem televisão atenciosamente; Dona Lurdes faz um crochê; ouve-se a narração de um documentário sobre as múmias do Egito)

DONA LURDES
Eu sempre quis visitar o Egito. Não tive tempo.

DONA LUZIA
É. O filho da Carmem foi uma vez. Numa excursão de dentistas.

DONA LURDES
Que Carmem?

DONA LUZIA
Como assim “que Carmem”? Aquela que tem uma filha que é artista. Lembra?

DONA LURDES
Ah.

(pausa; todos continuam a assistir o documentário)

DONA LURDES
Mas não era excursão de dentista, que você disse?

TIÃO
Chiu!

DONA LUZIA
Exatamente.

DONA LURDES
Mas é artista ou dentista, essa Carmem?

DONA LUZIA
Ela não é nada. Os filhos que são.

DONA LURDES
(depois de uma longa pausa) Ah, não lembro de Carmem nenhuma.

DONA LUZIA
Como não lembra? A mãe da Carmem teve aquele problema com...

TIÃO
Eu tô tentando ouvir a tv.

DONA LUZIA
... álcool, lembra? Foi um escândalo, que eu me lembre. Ainda mais naquela época. Lembra? Hoje não. O James é um alcóolatra e ninguém fala nada.

DONA LURDES
Filha de mãe solteira?

DONA LUZIA
Não, ela tinha pai. Você não lembra do Ronaldo, marido da alcóolatra?

DONA LURDES
Mas nós estamos falando da Carmem ou do menino lá que foi no dentista no Egito?

DONA LUZIA
Não, ele não foi no...

TIÃO
Pelo amor de deus, vocês duas!

DONA LUZIA
... dentista. Era uma excursão. Ele era dentista. E nem era mais menino.

(longa pausa; Tião se acomoda aliviado; Dona Luzia ainda pensa em seus assuntos; Dona Lurdes continua seu crochê calmamente)

DONA LUZIA
Eu queria morar num sítio, assim, bem bonito.

TIÃO
Fica quieta!

DONA LURDES
Ai, Luzia, eu sempre quis morar num sítio. Desses bem bonitos. Não tive tempo.

DONA LUZIA
Mas deus proverá. Tem que acreditar.

DONA LURDES
Ixi, agora não. Olha onde a gente tá. Agora é só esperar. Que se deus quiser, um dia ele vem nos buscar.

DONA LUZIA
Mas não esperamos todo esse tempo mesmo? Que custava arriscar agora, se fosse possível? Se eu tivesse condições eu ia morar no sítio. Só que tem que ser nas regras sociais e da família. Nada de maluquice de jovem velho igual o pamonha do Seu Guilherme.

TIÃO
Caramba!

DONA LURDES
Sei lá! Já que você me lembrou, eu acho que é melhor você acordar o Seu Guilherme. Tá dormindo faz tempo já, o coitado. Eu tô fazendo esse gorro pra ele. Avisa ele lá.

DONA LUZIA
Tião, vai lá acordar o Seu Guilherme.

TIÃO
Eita, que saco. (sai contrariado com sua muleta)

(silêncio; as duas se interessam pelas imagens que passam na televisão)

DONA LURDES
Credo. O Egito é horrível, meu deus!

DONA LUZIA
Eu tô começando a ficar com dor de dente. O do fundo.

DONA LURDES
A Carmem tem um filho que é dentista.

DONA LUZIA
(pausa) Ah, mas então você lembra da Carmem, Lurdes!

DONA LURDES
Eu lembro porque você falou. Essa Carmem é só problema, parece.

DONA LUZIA
Que horas?

DONA LURDES
O que?

DONA LUZIA
Que horas que foi isso?

DONA LURDES
Isso o que, minha filha?

DONA LUZIA
Você quem tava falando, Lurdes.

DONA LURDES
Eu?

DONA LUZIA
Ai, eu não entendo mais nada!

DONA LURDES
Ixi, eu que sou a velha aqui, Luzia. Tem tempo pra ficar gagá.

DONA LUZIA
Eu, gagá? Você tá me chamando de gagá, Lurdes?

DONA LURDES
Eu não disse isso, meu deus! Eu falei que você ainda tem tempo pra ficar gagá. Eu que já tô com noventa tô bem ainda. Quantos você já tá?

DONA LUZIA
Do que?

DONA LURDES
Ai, mas de novo, Luzia? Vou falar pro James que você tá tendo isso.

DONA LUZIA
Eu não entendi o que você perguntou.

DONA LURDES
Nada, nada!

(silêncio)

DONA LURDES
Credo! Que múmia!

DONA LUZIA
Múmia é você, Lurdes! Onde já se viu?

DONA LURDES
Eu tô falando da tv, Luzia! Que difícil, meu deus!

(Tião entra)

TIÃO
Caramba! Não achei o véio.

DONA LURDES
Como não achou? Ele tá lá dormindo.

TIÃO
Num tá. Tô falando que não tá.

DONA LURDES
É claro que tá.

DONA LUZIA
Vocês estão falando do Seu Guilherme?

TIÃO
É. Ele não tá lá dormindo. Se quiserem ir ver, pode ir. Agora me deixem em paz pra eu assistir o programa.

DONA LUZIA
É claro que ele não tá dormindo. Ele saiu.

DONA LURDES
Saiu? Saiu? Onde? Que horas?

DONA LUZIA
Antes do almoço ainda. Saiu pela porta da frente. Deu uma olhadinha pra trás quando eu...

DONA LURDES
E por que você não falou nada, Luzia? (chama) James! James! Eu não acredito. Cadê esse filho da mãe? James! Eu tô chamando! Puxa vida, se fosse pra morrer tinha morrido.

(James entra)

JAMES
Sim, senhora.

DONA LURDES
O Seu Guilherme saiu. Fugiu, James. Vá atrás dele.

JAMES
Dona Lurdes, fique calma. Está tudo bem.

DONA LURDES
Eu estou calma. Estou só dizendo que tem alguma coisa errada. Seu Guilherme não sai sem avisar.

DONA LUZIA
E ele saiu sem avisar. Eu só sei porque eu observo as coisas. Ele deu uma olhadinha quando eu...

DONA LURDES
Tá vendo? Ele fugiu! Fugiu! Esse velho!

JAMES
Dona Lurdes, o Seu Guilherme está em seu quarto. Ele não pode ter saído.

TIÃO
Não tá. Já disse que no quarto ele não está. Por que vocês insistem?

JAMES
Ele deve estar no banheiro. Eu fiquei na portaria o tempo todo. Não tem como ele ter saído. E tem as câmeras.

DONA LURDES
Eu tô dizendo, vai lá ver. Vai lá ver, Luzia.

DONA LUZIA
Vai lá, Tião.

TIÃO
Meu deus, que múmia!

DONA LUZIA
Você que é, velho caduco!

TIÃO
Ah, vá!

DONA LURDES
Você tem que fazer alguma coisa, James. Ele fugiu! Fugiu!

DONA LUZIA
Já não era em tempo. Esse Seu Guilherme é mesmo muito esquisito. Disse que nunca foi na missa. Acredita? Eu torcia pra que chegasse esse dia logo. Acho que ele é má influência pra todo mundo aqui.

JAMES
Seu remédio, Tião.

TIÃO
Caramba, viu. Vai logo com isso. (toma seguido de um copo d’água)

DONA LURDES
Eu gosto do Seu Guilherme, tá, Luzia? Ele é um velho esperto. Me faz sentir jovem de novo. E você, James? Não vai fazer nada?

JAMES
Eu...

DONA LURDES
Por que não acredita em mim? Vai lá ver no quarto!

JAMES
Porque vocês sempre aprontam dessas comigo. Eu não vou cair nessa de novo.

DONA LURDES
É o Seu Guilherme quem faz as brincadeiras com o senhor, senhor James. Ele que planeja todas aquelas pegadinhas com o senhor. E ele não está aqui agora.

DONA LUZIA
É verdade. Aquele outro dia eu não tinha nada a ver com isso e você não acreditou em mim. Esse Seu Guilherme, viu!

DONA LURDES
Você não vai me fazer ir lá conferir, não é? Hein, James?

TIÃO
Deixa o velho! Seu Guilherme é diferente. Não era pra ele estar aqui mesmo. Caramba, olha essa múmia com a boca caída de lado!

DONA LURDES
Onde será que ele foi, meu deus?

JAMES
Ele não foi a lugar nenhum, Dona Lurdes. Fique calma. Talvez seja mais uma das suas brincadeiras.

DONA LUZIA
Puta dor de dente!

JAMES
Quer que eu marque um dentista, Dona Luzia? Pede agora que eu já falo com ele amanhã cedo.

TIÃO
No Egito? Se for eu quero ir também.

JAMES
Não. Por que seria?

DONA LUZIA
Longa história.

JAMES
Seu remédio, Dona Lurdes.

DONA LURDES
De jeito nenhum! Você tá querendo me tapear. Chega dessa baboseira! Eu vou lá ver se ele está no quarto. (resmungando) Onde já se viu? Que palhaçada! Essa molecada de hoje em dia não quer ajudar ninguém!

(demoradamente ela atravessa a cena; enquanto isso, James se interessa pelo documentário e senta-se com Tião; Dona Luzia fica pensativa olhando para o horizonte; depois de um bom tempo, Dona Lurdes sai de cena; silêncio)

DONA LURDES
(em off) Eu disse! Eu disse! James! Chame a polícia!

(ouve-se a campanhia)

JAMES
Quem será? (sai para atender)

DONA LURDES
(entra) É ele! É ele! Ele voltou! Ufa!

(entram James e Violeta)

JAMES
Ele está lá no quarto, eu vou ir chama-lo. (vai saindo chamando) Seu Guilherme, visita para você!

DONA LURDES
Ele está fazendo de propósito. Eu já falei que...!

VIOLETA
Boa noite, pros senhores!

DONA LURDES
Só pra você que é jovem e as pessoas levam a sério. Tá procurando o Seu Guilherme? O que é dele?

VIOLETA
Neta.

DONA LUZIA
Sério? Eu não achei que fosse possível...

DONA LURDES
Ele sumiu, minha filha. Mas não adianta falar nada pra ninguém.

VIOLETA
Impossível. Ele não tem pra onde ir.

DONA LUZIA
É verdade. Eu vi.

(entra James um pouco nervoso)

JAMES
É... ele está no banheiro. Está se arrumando.

VIOLETA
(despreocupada) Estranho. Vovô nunca se importou tanto com isso.

DONA LURDES
Está?

JAMES
Sim. E não vamos alarmar pânico. (para Violeta) A senhora aceita um suco, algo pra beber?

DONA LUZIA
Claro, James. De pera.

VIOLETA
Não, obrigada.

JAMES
Se quiser se sentar...

VIOLETA
Não, prefiro ficar em pé.

DONA LUZIA
Eu já tô acomodadinha aqui, querido.

JAMES
Como queira. (sai)

DONA LURDES
Ele sumiu, minha filha. James está mentindo. Nesse momento ele está dando um jeito de achar seu avô. Sabe internet?

VIOLETA
Tá bom.

DONA LURDES
É sério. Eu não sou louca. Isso aqui é um asilo, não um hospício.

VIOLETA
Eu entendo.

DONA LURDES
Você não tá levando a sério, minha filha. Seu avô é um velho muito perturbado.

VIOLETA
(ri) Imagina, meu avô é bem normal. Ele tá inteirão ainda, e olha que já tá quase com cem anos.

DONA LURDES
Noventa e oito. Eu sei. Eu sei tudo dele, querida. E eu sei que seu avô trama coisas aqui nesse lugar. Vive aprontando pegadinhas nos outros, criando planos mirabolantes, etecetera.

VIOLETA
Nós não estamos falando da mesma pessoa. Meu avô é um doce. Não seria possível.

DONA LURDES
Olha o que eu estou falando, menina...

DONA LUZIA
Você sabia que seu avô nunca foi na missa?

TIÃO
Ele só é um senhor moderno, gente. Tá na moda já.

DONA LUZIA
Senhor moderno! Isso é coisa daquele lá. Você sabe, né?

VIOLETA
Aquele lá?

TIÃO
Capeta, moça. Ela adora falar dele.

DONA LUZIA
Deus me livre, adorar! O que é isso? Tá gagá? Eu adoro somente nosso senhor Jesus Cristo Salvador.

DONA LURDES
Vai lá você mesma conferir. Procura seu avô por aqui. Ele não está em lugar nenhum!

VIOLETA
Vou esperar o James voltar.

DONA LURDES
Que merda! Ninguém me ouve aqui!

DONA LUZIA
Não fale essas coisas, Lurdes. Que coisa feia.

DONA LURDES
Esse Seu Guilherme tá dando nos nervos já. Pelo menos uma vez por semana ele age feito moleque. Que papelão! Que papelão!

VIOLETA
Isso é impossível, dona. Meu avô é um santo. Trabalhou desde pequeno na fazenda do meu bisa, casou cedo e nem teve tempo de ser criança, dona. Impossível que estejamos falando da mesma pessoa. Criou sete filhos e dezenove netos. E era uma benção. Sempre falava de Jesus, também. É verdade. Você falando assim até parece que meu avô é um maluco irresponsável.

DONA LURDES
Mas ele é um maluco irresponsável.

VIOLETA
Eu não consigo ver meu avô fazendo pegadinhas. Impossível. Eu me lembro dele na varanda, fumando seu cigarrinho de palha, suspensório apertando sua barriga. Aí aqueles cabelinhos brancos, os olhinhos pequeninhos de vovô. Não dá pra imaginar. Ele é do tipo que conta histórias, sabe? Depois de um tempo ele começou a repeti-las, mas sempre foi muito bonzinho e criativo. Meu avô sempre foi um santo.

DONA LUZIA
O capeta é astuto, menina.

VIOLETA
Se o capeta existe mesmo, a última pessoa do mundo que ele chegaria perto seria meu avô.

DONA LURDES
Você tem certeza que conhece mesmo seu avô?

(ouve-se uma campanhia)

DONA LURDES
Ufa! Pronto. James achou seu avô. Graças a deus!

TIÃO
Seu Guilherme não volta mais, não. Escreva o que eu tô dizendo.

(Valquíria entra nervosa)

VALQUÍRIA
Cadê aquele filho da puta? Eu vou matar aquele desgraçado!

DONA LUZIA
Gente, ela falou “filho da...” (tampa a boca)

DONA LURDES
Quem é a senhora? Posso saber?

(entra James)

VALQUÍRIA
É senhorita! Senhorita, tá! Onde está aquele vagabundo?

JAMES
A senhora terá que esperar aqui. Tem fila pra essa visita hoje.

VALQUÍRIA
Que merda! Ai, que raiva!

VIOLETA
Desculpe, mas... James, essa senhorita veio visitar meu avô?

JAMES
Sim. Eles são namorados.

VALQUÍRIA
Nós estamos saindo, na verdade.

DONA LURDES e VIOLETA
O que?

JAMES
Exatamente. Ela vem de vez em quando. Eu deixo eles usarem meu carro. Daí ele me compra cigarro em troca, quando aperta.

VIOLETA
(indignada) Você o que?

JAMES
É a globalização, dona. Foi mal. Seus pais não me pagam tão bem.

VALQUÍRIA
A hora que eu ver aquele desgraçado...

DONA LURDES
Como eu nunca vi essa mulher aqui?

DONA LUZIA
Eu já vi. E aí, Val? Só na moral? (ri)

VALQUÍRIA
Beleza, Lu? Desculpa o stress. Aquele lazarento tá me fodendo!

DONA LUZIA
Fique calma. O Seu Guilherme é assim mesmo. Mas não precisa ser chula, Val.

VALQUÍRIA
Perdão aí. Como vai, Tião?

TIÃO
Só na múmia aqui.

VALQUÍRIA
Bacana. Ah, eu já vi esse. No fim vai aparecer a múmia mais velha do mundo.

TIÃO
Caramba. Minha unha já acabou até.

DONA LURDES
Só eu que não sei de nada aqui?

DONA LUZIA
Calma querida, você já tem mais idade, né?

VIOLETA
Então você namora meu avô?

VALQUÍRIA
Sim. E você é...

VIOLETA
Eu sou a neta dele. A sétima. Violeta.

VALQUÍRIA
Caralho! Que prazer imenso te conhecer, cara! Me dá um abraço. (abraça Violeta) Caramba, menina! Seu avô fala bastante de você. De qual casamento?

VIOLETA
Do único. Ele só casou com minha avó!

(silêncio)

VALQUÍRIA
Hum.

VIOLETA
Eu juro que eu estou bem confusa. Desculpa te perguntar, mas quantos anos você tem, meu bem?

VALQUÍRIA
Trinta e três. A idade de Cristo. (ri)

VIOLETA
Meu deus. Meu avô tem quase cem, moça.

VALQUÍRIA
Noventa oito, pra ser mais preciso. Mas não vamos ser caretas e ter esse assunto de idade, vai. Já ouvi demais por toda uma vida.

VIOLETA
Eu tenho trinta e sete, moça. E sou neta dele. Cadê ele, James?

JAMES
Eu vou chamar. (sai)

DONA LURDES
Eu tô cansada de falar que ele não está aqui.

VALQUÍRIA
Como não está aqui? Onde aquele filho da puta foi?

VIOLETA
Opa! Você pode namorar ele, mas não tem o direito de xingá-lo assim! Ele é meu avô.

VALQUÍRIA
Querida, seu doce avô me emprenhou, tá bom? Choca. E agora ele está foragido, segundo ela.

VIOLETA
Isso é impossível.

DONA LURDES
Emprenhada? (chora)

DONA LUZIA
Que foi, Lurdes? Meu deus, não chore porque senão eu choro também. O que significa emprenhada, gente?

DONA LURDES
Eu queria tanto ter um filho. Não tive tempo.

VIOLETA
Isso não está acontecendo. Quando eu contar pra mamãe... Meu deus, o que mais eu não sei?

DONA LUZIA
Dona Lurdes era amante de seu avô.

VALQUÍRIA
O que?

DONA LUZIA
Ela pensava que era namorada, mas agora podemos ver o tipo de homem que seu avô era, não é?

VIOLETA
Vocês estão de brincadeira.

TIÃO
Ele colocou um piercing no mamilo semana passada.

DONA LUZIA
E fuma maconha escondido no carro do James. Eu vi! Pode falar o que quiser que eu sei o que eu vi!

(James entra)

JAMES
Eu não tenho nada a ver com isso.

VIOLETA
Meu deus, mas o que é isso? O que vocês fizeram com meu avô nesse lugar?

TIÃO
Certo dia ele acordou jovem de novo. Foi isso. Só isso. Acontece. Eu vi no Discovery Channel. Acontece um negócio na cabeça da velharada que...

DONA LUZIA
Esqueci de falar do Xbox 360. Comprou pela internet também, junto com a esteira. Viciado já.

VIOLETA
Meu avô... não é possível. Estamos falando de outra pessoa.

VALQUÍRIA
Além de ser um ninfomaníaco, né?

VIOLETA
Não! Ele é todo certinho. Carinha de avô, jeitinho de avô. Do clássico. Cadê ele? (chama) Vô?!

JAMES
Ele sumiu mesmo.

(silêncio)

VIOLETA
Como assim sumiu?

DONA LURDES
Não disse? Hã? Grita agora.

VALQUÍRIA
Filho da puta! Que ódio! Tá fugindo do bebê!

VIOLETA
Ele é operado, sua imbecil! Não pode ter filhos faz tempo! Tem alguma coisa errada nessa história! O que você tá querendo com meu avô, hein? Eu não acredito que ele tem feito tudo isso!

DONA LURDES
É verdade! Ele me mostrou a cicatriz! O Seu Guilherme é operado! Impostora! Golpe da barriga!

VALQUÍRIA
Não é nada disso! Eu não faço esse tipo de coisa, sua múmia psicótica!

TIÃO
Pode crer.

VALQUÍRIA
Acredito que posso estar me confundindo, já que...

DONA LUZIA
Maria, Jesus e José! Mãe solteira que nem sabe quem é o pai! (joga as peças do xadrez em Valquíria)

VALQUÍRIA
Pirou, Lu? Para com isso.

DONA LUZIA
Desculpa, sou católica.

VIOLETA
Como ele pode ter sumido, James? Nós pagamos esse lugar para ele ficar seguro! Pode ser pouco, mas é o suficiente. E agora descubro que faz sexo com essa menina, talvez tenha tido outra família, mostra cicatriz do saco pra essa daí, tem um piercing no mamilo e é viciado em videogame!

DONA LUZIA
Eu também vi a cicatriz.

TIÃO
Dizem por aí também que Seu Guilherme é apaixonado por uma tal de Carmem. Não fui eu quem falei.

DONA LURDES
A do Egito?

VIOLETA
Hã?

DONA LUZIA
A filha da Carmem faz novela. É verdade. (pra ela mesma) Eu me lembro disso e meu dente dói. Que estranho.

TIÃO
Eles se encontram uma vez por mês no parque ecológico. Isso o que me disseram.

VALQUÍRIA
Esse Seu Guilherme é um babaca mesmo! Igual todos os outros homens! E eu, idiota, caí na lábia daquele velho charmoso!

VIOLETA
Eu não tô acreditando. Alguém pode chamar a polícia? Temos uma pessoa desaparecida aqui!

DONA LURDES
Queria tanto ter tido uma chance com Seu Guilherme. Mas eu não tive tempo. Só deu pra olhar pra cicatriz.

DONA LUZIA
Graças a deus, amiga! Você é quem tem sorte. (se lembra de algo e faz cara de nojo)

JAMES
Ele volta. Ele gosta dessas palhaçadas. Alguém quer um suquinho?

TIÃO
Eu acho que dessa vez ele não volta mais.

DONA LURDES
Vire essa boca pra lá!

JAMES
Por que acha isso?

TIÃO
Ele falou que ia fazer uma loucura. Disse que tava cansado de se olhar no espelho, de se ver velho todo dia e, blá, blá, blá. Todo aquele papo de velho.

VIOLETA
Ai, meu deus! Ele vai se matar, é isso?

JAMES
Eu vou ligar pra polícia. (sai)

TIÃO
Pode ser, pode não ser!

DONA LUZIA
Quem se mata vai pro inferno.

VALQUÍRIA
Lembrei! Lembrei, ufa! Ai.

VIOLETA
O que você lembrou?

VALQUÍRIA
Lembrei. Que alívio. Realmente. Acho que o filho não é do Gui mesmo. (pensa) Não, não. Certeza. Filho da puta. É do Ronaldo.

DONA LUZIA
Pai da Carmem?

VALQUÍRIA
Não, outro Ronaldo. Só um minutinho. Dá uma licença. (disca no celular) Ronaldo, seu filho da puta! Escuta aqui seu... (sai)

VIOLETA
(olha Valquíria sair) Como ele pôde ficar com essa... essa...

DONA LURDES
Vaca?

VIOLETA
Pode ser.

DONA LURDES
Eu estou desapontadíssima.

TIÃO
Deixa o velho, gente! Ele quer é ser feliz.

DONA LUZIA
Que babaca que você é, Tião! Feliz, feliz! Você só fala besteira. Quem é que faz isso?

VIOLETA
É meu avô em questão, gente! Pelo amor de deus! E se ele se matar?

TIÃO
Já tá velho mesmo. Vai morrer de um jeito ou de outro. E logo.

(Valquíria entra)

VALQUÍRIA
Viu, gente, eu vou indo nessa. Até mais, queridos! Desculpem a confusão, gente! Já resolvi. (vai sair) Ah, o Ronaldo é mesmo o pai da Carmem. Dá pra acreditar? Mundo pequeno esse. (sai; gritando no telefone) Eu não quero saber de dez por cento porcaria nenhuma! Eu quero mais é que você se...

(longo silêncio)

VIOLETA
E agora? Eu estou ficando preocupada. Eu vou ligar pra mamãe.

JAMES
Não! Não ligue pra ela, por favor! Sua mãe me come vivo. Ela é uma bruxa, aquela louca! O dia que ela quiser me contratar pra cuidar dela velha, eu me recuso!

DONA LURDES
James!

VIOLETA
É verdade. Ela é mesmo. Mal chegou aos sessenta e é mal humorada pra chuchu. Frustrada. Chegou à melhor idade desesperada, por não ter feito nada de importante. E desconta em todo mundo.

DONA LUZIA
Deus nos livre.

TIÃO
Talvez seu avô esteja tirando o atraso.

VIOLETA
Como assim?

TIÃO
Você disse que ele quase que não teve infância, casou cedo, não é? Talvez ele esteja brincando de ser criança agora depois de velho.

DONA LURDES
Que coisa mais ridícula! Isso é ridículo! Nós crescemos, temos que agir como velhos. Roupa social, boina, suspensório.

TIÃO
E quem regrou essa bosta?

(silêncio)

TIÃO
Olha, eu só posso dizer uma coisa. Seu avô é um cara muito especial. Confesso. Eu o ajudei a experimentar alguns tipos de drogas nesse tempo todo aqui no asilo. Alguns remédios relaxantes aí. Eu tenho um sobrinho que vende umas paradas e o James não sabe cuidar direito da prateleira de remédio.

JAMES
Eu...

TIÃO
E confesso também. Ajudei o velho a encontrar essas namoradas na internet. Que tem? Hã? Ajudei ele com as coisas que ele queria fazer. Final do ano passado ele quis pular de paraquedas. Lembra da grana pra uma excursão pra Aparecida do Norte, menina?

DONA LUZIA
Que pecado.

TIÃO
Então. Ele pirou. Tá fazendo essas maluquices. O véio tá só querendo se libertar nesses últimos anos, gente. Deixa ele ser feliz. (pausa) Agora aquela história da outra família eu não sei de nada, hein!

VIOLETA
O que eu acho é que... Não tá certo ele...

TIÃO
A vida é difícil de entender pra todo mundo, menina. Corajoso é ele. Bem que eu queria ter a mesma coragem. Viver intensamente, de um dia pro outro! Eu sou fã do seu Guilherme, de verdade mesmo.

VIOLETA
Não, moço. O problema é que...

TIÃO
Vocês não entendem! Ele está experimentando! Deixa o cara experimentar a vida. Logo ela passa e ninguém viu. Ninguém anotou.

VIOLETA
Mas...

TIÃO
Não tem “mas”, minha filha! Ele já tá bem crescido, mais vivido que qualquer um aqui. Ele é mais esperto que todos nós juntos! Vai morrer experiente. Sortudo.

(silêncio)

DONA LUZIA
Eu queria tanto conhecer o forró que a Neide tanto falou. Mas minha mãe nunca deixou. Você já ouviu Falamansa, Lurdes? O moço que canta é uma gracinha.

(Seu Guilherme entra; ele está com alguns piercings no rosto e uma grande tatuagem no braço; ele cumprimenta os amigos tranquilamente, beija o rosto de Violeta e entra nos aposentos do asilo)

VIOLETA
Meu deus...

DONA LURDES
Esse é o Seu Guilherme hoje. Faz quanto tempo que você não vê ele, minha filha?

VIOLETA
Alguns meses. (segue Seu Guilherme)

DONA LURDES
Ixi, agora vai dar barraco.

DONA LUZIA
Que vida, hein. Tadinha.

TIÃO
Tadinha nada, ô lerda. Tem nego que daria o rabo pra ter um avô igual ele. (pausa) Será que dói furar o mamilo?

(os três se interessam pelas imagens na televisão)

DONA LUZIA
Meu deus! Que múmia horrível!

TIÃO
É a mais velha do mundo.

DONA LURDES
Acontece com todo mundo.

TIÃO
A diferença é que ou você morre enfaixada ou morre com a cabeça livre.

DONA LUZIA
É pra gente escolher?

TIÃO
Ué, é possível. Olha o Seu Guilherme.

(Violeta entra)

VIOLETA
(depois de uma longa pausa) Adeus, meninos. (vai sair) Minha avó foi única. (sai)

(longo silêncio)

DONA LUZIA
Nossa! Só isso? Minha avó foi única?

DONA LURDES
Ele não vai falar nada? Que palhaçada, meu deus! Vai lá ver, Luzia.

DONA LUZIA
Vai lá, Tião!

TIÃO
Ah! Não vou mais, não! Folgada!

DONA LURDES
Eu vou!

(demoradamente ela atravessa a cena; enquanto isso, ouve-se iniciar um documentário sobre a morte; Dona Luzia fica pensativa olhando para o horizonte; depois de um bom tempo, Dona Lurdes sai de cena)

TIÃO
Vai começar outro programa.

DONA LUZIA
Do que é agora?

(Dona Lurdes entra)

DONA LURDES
O Seu Guilherme... ele... não tá... é... parou...

DONA LUZIA
Do que é o programa, Tião?

TIÃO
É sobre a morte.

DONA LURDES
... o coração. Seu Guilherme morreu.

(tensão; os três se olham em choque; música fúnebre e melancólica; James atravessa a cena preparando um possível funeral, com Seu Guilherme em uma maca coberto com um lençol branco; os três, imóveis, aos poucos vão levando a atenção a televisão novamente; Valquíria entra com um bebê e deixa uma flor)

DONA LUZIA
Deus castigou Seu Guilherme.

TIÃO
Que nada. Ele apenas chegou exatamente no ponto final. E não acredito que tenha se arrependido de algo.

(black-out; ouve-se a narração do documentário)

NARRAÇÃO
A morte é a única certeza que temos. Sem ela não poderia ter acontecido evolução nenhuma, nem poderíamos existir. O que dá sentido a vida é exatamente que ela termina no fim. Se fossemos imortais, não lutaríamos por nada. Iríamos nos reproduzir até que o planeta enfim explodisse de protozoários e plânctons não desenvolvidos que iriam viver para sempre, sem rumo. Da mesma forma há aqueles que tentam encontrar uma continuação para a vida. Você morre, seu corpo leva suas memórias para o pó. O que acontece depois não vai ter mais tanta importância se você não fez a coisa direita por aqui. Você se torna eterno quando entende que o mais importante não é apenas seguir o que dizem sobre a morte, mas apenas seguir o que os caras mais espertos da história humana já disseram sobre a vida.

(luz; Tião, Dona Luzia e Dona Lurdes estão com figurinos de rock-star)

TIÃO
Piercing no mamilo!

DONA LUZIA
Forró com a Neide!

DONA LURDES
Amor! Finalmente, amor. (mostra os peitos para a plateia)

(black-out)


FIM




Nenhum comentário:

Postar um comentário