HISTÓRIA DE MENINO E DE MENINA (INFANTIL)

HISTÓRIA DE MENINO E DE MENINA

PERSONAGENS
Nana
Elsa
Peter
Claudinha (pode ser interpretado por um menino)
Voz da mãe, gravação

CENÁRIO: Um quarto ‘de menina’.


CENA 1

NANA ENTRA IRRITADA; ELA GRITA BIRRENTA.

NANA
Eu não aguento mais! Vocês não acreditam no que a minha mãe fez! Ela me deixou de castigo! Me deixou sem computador e sem tablet! O que eu vou fazer da minha vida agora? Ah, meu deus! Só porque eu briguei na escola, agora ela tá fazendo isso! É, eu briguei. Eu dei um tapa na cabeça da Claudinha porque ela tava dizendo que ela achava que Homem-Aranha era filme de menino e que eu não podia gostar. Mas ela me bateu primeiro! Aí ela falou que eu só podia gostar de filme de Princesa. Mas eu gosto dos dois, o que é que tem? Vocês já viram ideia mais tonta? Ela não merecia um tapa na cabeça? Merecia sim!

CLAUDINHA ENTRA.

CLAUDINHA
Não merecia não! Doeu! (CHORA)

NANA
Tá bom, não merecia não. Mas você me bateu primeiro!

CLAUDINHA
Bati fraco!

NANA
Eu exagerei. Me desculpe, Claudinha! Eu gosto da Cinderela e gosto do Homem de Ferro! O que tem? Me deixa!

CLAUDINHA
O que tem que Homem-Aranha é de menino e Frozen é de menina! Frozen que é de menina!

NANA
Pois eu gosto dos dois!

CLAUDINHA
Mas não pode gostar dos dois!

NANA
Pode sim!

CLAUDINHA
Não pode!

NANA
Pode sim!

VOZ DA MÃE
Nana! Pode dar aqui o celular também! Quem tá de castigo não tem celular!

NANA
Mas, mãe! O celular não! Eu já tô me desculpando com a Claudinha!

VOZ DA MÃE
Agora, Nana!

CLAUDINHA
Bem feito. (SAI)

NANA VAI ATÉ A SAÍDA E ENTREGA O CELULAR PRA FORA DE CENA.

NANA
O que eu faço agora? Não tem ninguém com quem brincar, não tem nada pra fazer. Essa Claudinha não tem jeito mesmo. Esses dias ela queria me convencer de que os contos de fadas são de verdade, já pensou? Que todas essas histórias que a gente assiste existem de verdade. Porque ela fez a festa de aniversário dela – e ela nem me convidou – e ela disse que a Cinderela foi na festa também. Você acredita? Eu não acredito. E ela falou também que uma vez os três porquinhos foram na outra escola dela. Só ela pra acreditar nessas coisas mesmo. É só gente vestida, todo mundo sabe disso! Ah! Tive uma ideia! A minha mãe não disse nada sobre assistir televisão. Eu tenho uns DVDs maneiros aqui. Olha só! Frozen! Eu adoro Frozen! ‘Let it go! Let it go!’ Ou Homem-Aranha? Eu adoro o Homem-Aranha, gente, é meu super-herói favorito! Ou melhor! Malévola! Eu adoro a Malévola, eu não tenho nenhum medo da Malévola, ninguém é mau só por ser mau. Hum. Frozen ou Homem-Aranha? Tô na dúvida. O que vocês acham?

NANA FAZ ALGUM SORTEIO RÁPIDO; POR FIM, MESMO QUE OUTRO GANHE, ELA DECIDE ESCOLHER O HOMEM-ARANHA, BIRRENTA.

NANA
Apaga a luz! Apaga a luz! Quem quer pipoca?

CENA 2

DE REPENTE A TELEVISÃO PIFA E UMA FUMAÇA INVADE O PALCO. LUZES PISCAM E MÚSICA DE SUSPENSE/AVENTURA.

NANA
Ué? O que aconteceu? O que é isso? O que é que tá acontecendo no meu quarto? Manhê!

PETER ENTRA TROPEÇANDO COM ROUPAS DE GAROTO; ELE SE EMBARAÇA COM UNS FIOS BRANCOS.

PETER
Ai, meu deus! O que aconteceu?

NANA
Ei! O que é isso? Quem é esse menino? Produção! O que é isso, gente? Manhê!

PETER
Quem é você?

NANA
Eu é quem te pergunto, quem é você?

PETER
Peter. Peter Parker.

SILÊNCIO.

NANA
(GARGALHA) Ah, que piada mais boba! Fala sério! Ele tá falando que ele é o Peter Parker, gente!

PETER
Mas eu sou o Peter Parker.

NANA
Foi a Claudinha quem te mandou vir aqui pegar no meu pé, não é?

PETER
O que é que tá acontecendo?

NANA
Gente, ele tá dizendo que ele é o Homem-Aranha em pessoa. Vamos aplaudir o Homem-Aranha que não é uma pessoa fingindo ser o Homem-Aranha!

PETER
O que? Como é que você sabe...? Eu não sou o Homem-Aranha, não. Eu só tiro fotos dele.

NANA
Ah, agora você tá falando que não é o Homem-Aranha porque você quer esconder a sua identidade secreta, não é isso? Pra que eu acredite que você é realmente o Peter Parker que se veste de Homem-Aranha! Eu vou ligar agora pra Claudinha! Minha mãe pegou o meu celular.

PETER
Não é nada disso! Como é que eu vim parar aqui?

NANA
Você não é nem parecido com o Homem-Aranha do filme! Ninguém mais cai nessa, não é mesmo, gente? Eles acham que uma fantasia engana a gente. Você tá fantasiado por baixo, não tá? Eu sou criança, mas eu não sou burra.

PETER
Fizeram um filme sobre mim?

NANA
O que? Para! Para de fingir! O Homem-Aranha não existe, seu bobão!

PETER
É lógico que ele existe.

NANA
E você é ele?

PETER
Sou. Digo, não! Não sou!

NANA
Como é seu nome?

PETER
Peter. Peter Parker, eu já disse.

NANA
Para! Para de falar que é o Peter Parker!

PETER
Mas meu nome é Peter Parker!

SILÊNCIO.

NANA DECIDE MUDAR O DVD E COLOCA O FROZEN.

NANA
Isso aqui está me cheirando aventura infantil, dessas que só acontece em peça de teatro ou em livro ou em filme ou em novela.

PETER
Eu tava conversando com a Mary Jane, ela não estava muito de acordo de eu me enturmar com os Vingadores. Aí de repente... eu estava aqui... (PAUSA) Você tem super poderes também?

NANA
(IRRITADA) Não existe esse tipo de coisa! Tá legal? Eu só quero confirmar um negócio.

NA TV A CLÁSSICA ENTRADA DA DISNEY.

DE REPENTE, A TV PIFA E UMA FUMAÇA INVADE O PALCO. MÚSICA E ILUMINAÇÃO DE AVENTURA/SUSPENSE.

NANA
Oh, meu deus do céu! É um DVD mágico!

ELSA ENTRA GRANDIOSAMENTE; ELA CANTA UMA VERSÃO DIFERENTE DE ‘LET IT GO’:

ELSA
‘A neve branca brilhando no chão
Sem pegadas pra seguir
Um reino de isolamento e a rainha está aqui
A tempestade vem chegando e já não sei
Não consegui conter, bem que eu tentei

Não podem vir, não podem ver
Sempre a boa menina deve ser
Encobrir, não sentir, nunca saberão
Mas agora vão

Livre estou, livre estou
Não posso mais segurar
Livre estou, livre estou
Eu saí pra não voltar
Não me importa o que vão falar
Tempestade vem
O frio não vai mesmo me incomodar

De longe tudo muda
Parece ser bem menor
Os medos que me controlavam
Não vejo ao meu redor
É hora de experimentar
Os meu limites vou testar
A liberdade veio enfim
Pra mim

Livre estou, livre estou
Com o céu e o vento andar
Livre estou, livre estou
Não vão me ver chorar
Aqui estou eu e vou ficar
Tempestade vem

O meu poder envolve o ar e vai ao chão
Da minha alma fluem fractais de gelo em profusão
Um pensamento se transforma em cristais
Não vou me arrepender do que ficou pra trás

Livre estou, livre estou
Como o sol vou me levantar
Livre estou, livre estou
A tempo de mudar
Aqui estou eu
Vendo a luz brilhar
Tempestade vem
O frio não vai mesmo me incomodar’

TODOS APLAUDEM EMPOLGADOS.

ELSA
O que é isso? O que tá acontecendo aqui?

NANA
Isso é uma peça de teatro! Está acontecendo, gente! Isso é uma aventura! Todo DVD que eu coloco se materializa de verdade. Você até que parece a Elsa da Frozen, mas você é bem diferente do Peter Parker.

PETER PARKER
É porque eu sou uma pessoa de verdade. Eu existo aqui, ó.

NANA
Cadê a sua roupa de Homem-Aranha?

ELSA
O que é que tá acontecendo aqui? Eu achei que estivesse sozinha. Eu precisava ficar um tempo sozinha.

NANA
Relaxa, a gente aqui em São Paulo tá acostumado com frio. E como hoje tá calor... vai ser igual um ar-condicionado. (RI) Mostra a roupa de Homem-Aranha? (PUXA CORO) Mostra! Mostra! Mostra! Todo mundo! Mostra! Mostra!

PETER PARKER DESISTE DE SE ESCONDER E TIRA SOMENTE A CAMISETA, MOSTRANDO O SEU UNIFORME DE ARANHA.

NANA
Uau! Que demais! Que legal! Agora coloca a máscara! Coloca! Coloca! Coloca!

PETER COLOCA A MÁSCARA.

NANA
Gente, será que qualquer filme que eu colocar nesse DVD pode se transformar em vida real? Não seria demais? Seria demais! O Harry Potter! A Pepa Pig! O Peter Pan! Todo mundo! Espera! Eu quero fazer uma coisa! (ELA SE APROXIMA DE ELSA) “Você quer brincar na neve? Um boneco quer fazer?”.

ELSA SE MOSTRA ABATIDA.

NANA
Ué, o que aconteceu? Por que você tá triste? Aqui no nosso mundo todas as crianças amam você. Não é mesmo, pessoal? No final, a sua história acaba em final feliz. Você e a Ana vão viver felizes para sempre!

ELSA
Eu sei. Eu sei porque a gente tá aqui hoje.

NANA e PETER
Por que?

ELSA
Toda aventura tem que ter uma lição, uma moral da história.

NANA
Não! Não precisa! A gente já tá se divertindo! Eu tô achando isso super legal já!

ELSA
Você é uma fofa, Nana. Você se parece bastante com a minha irmã. Empolgada.

NANA
Mas claro! O Homem-Aranha e a Elsa numa peça só! Eu queria ter uma irmã mais velha igual você!

ELSA
Depois do final feliz sempre tem uma continuação, sabia? Nem tudo é feliz pra sempre, Nana.

NANA
Sim, vai lançar o Frozen 2. Vai ser super legal! E já vão fazer outro Homem-Aranha também. Eu vou colocar o DVD do Harry Potter!

ELSA
Espera! Nenhuma magia acontece atoa, Nana. Nós viemos para o seu mundo por um propósito.

NANA
Pra brincar com a gente e tirar foto! Quem quer tirar foto?

PETER
Eu tinha mais coisa pra fazer. O Capitão América ficou de me ligar, o Duende Verde quando percebe que eu dei uma brecha sempre tenta sequestrar as minhas namoradas...

NANA
Você conhece o Capitão América? Eu acho ele tão lindo!

ELSA
E eu acho que é você quem tem a resposta para a nossa história, Nana. Se a gente tá aqui por algum motivo, alguma coisa precisa acontecer. Não acho que a gente veio aqui só pra brincar e tirar fotos.

NANA
Hum. Vamos pensar. Podemos falar sobre reciclagem! É didático!

ELSA
Reciclagem?

NANA
Sim. ‘Temos sempre que separar o nosso lixo. Plástico com plástico, papel com papel, metal com metal.’ Entendeu?

ELSA
Oi?

NANA
Ou podemos falar que ‘não devemos deixar água parada pra não criar dengue’.

PETER
Espera, mas o que eu...

NANA
Ou podíamos falar sobre amizade! Sobre bullyng! Podemos falar sobre bullyng! É uma boa discussão nos dias de hoje. ‘Não devemos bater no amiguinho e nem xingar. Temos que tratar o outro do jeito que a gente gosta de ser tratado.’

ELSA
Sim, são todas boas discussões, Nana. Você está certíssima. Mas acho que a gente tem um propósito maior ainda.

NANA
Maior ainda?

ELSA
Algo escondido nas entrelinhas. O que vocês acham de a gente cantar uma canção?

NANA
Esse povo da Disney adora se expressar com musical. Bora!

ANTES DE ELES COMEÇAREM, OUVIMOS DE FORA CLAUDINHA CANTANDO TRISTE ‘LET IT GO’ EM INGLÊS.

CLAUDINHA
(ENTRANDO) ‘Let it go, let it go
Can't hold it back anymore
Let it go, let it go
Turn away and slam the door
I don't care what they're going to say
Let the storm rage on
The cold never bothered me anyway’

CLAUDINHA PERCEBE OS OUTROS.

CLAUDINHA
Eu sei cantar em inglês e você não sabe.

NANA
Ai, Claudinha, como você é chata!

CLAUDINHA
Chata é você!

ELSA
Parem as duas!

NANA
O que você está fazendo aqui, hein, Claudinha? Pode sair da minha peça!

CLAUDINHA
Meu deus! Você é a Elsa! Você é a Elsa ou é uma pessoa vestida de Elsa?

ELSA
Eu sou a Elsa.

CLAUDINHA
O Homem-Aranha, gente.

PETER
Não espalha.

NANA
‘Não pode gostar do Homem-Aranha porque é de menino’.

CLAUDINHA
Eu não gosto do Homem-Aranha!

PETER
Por que não?

CLAUDINHA
Não é nada pessoal, meu querido. É que histórias de super heróis é pra menino e histórias de princesas é pra meninas.

PETER
Quem disse isso?

ELSA
É, quem disse isso?

CLAUDINHA
A Renata.

NANA
Que Renata?

CLAUDINHA
A amiga da Camila.

PETER
Que Camila?

CLAUDINHA
A prima do Eduardo do quinto ano.

ELSA
Mas eu acho que menino pode gostar de mim também, não pode? Por que não poderia?

CLAUDINHA
Por que você é uma princesa. E só menina gosta de princesa.

NANA
Não tem nada a ver! Você é cabeçuda ou o que, Claudinha?

ELSA
Calma, Nana, também não precisa falar assim.

PETER
Deve ser por isso que a gente veio!

NANA
Oi?

PETER
Por causa disso que a gente veio. Pra mostrar pra todo mundo que todo mundo é igual. E que a gente pode se gostar sem essa besteira de ‘isso é pra menino e isso é pra menina’. Claudinha, eu adorava assistir a Branca de Neve quando eu era criança.

NANA
Mas vocês vieram pra minha casa, pro meu quarto, pra ensinar uma lição pra essa tonta aí? Por que não foram na casa dela, então?

ELSA
Nana! Não fale assim!

NANA
Mas ela é uma tonta mesmo! Nem me convidou pro aniversário dela! E fica inventando essas bobeiras!

CLAUDINHA
Pelo menos eu acertei quando falei que a Elsa podia existir de verdade! E você já é uma burra.

NANA
Burra é você!

CLAUDINHA
Você!

PETER
Parem vocês duas! O que é isso?

CLAUDINHA
Ela que começou!

NANA
Você que começou!

CLAUDINHA
Cada um tem uma opinião! Eu acho que o que a Renata falou que a Camila falou que o primo dela falou que você é pra menino e você é pra menina, eu acho que é o certo. Eu acho que um menino que gosta de Frozen é mariquinha!

TODOS SE ASSUSTAM COM A PALAVRA.

NANA
Viu porque eu perco a paciência com ela?

ELSA
Gente, vamo com calma. Esse assunto é muito delicado. Eu acho que você não devia falar esse tipo de coisa, Claudinha. Isso pode magoar alguém. Você gosta quando alguém magoa você?

CLAUDINHA
Não gosto, não.

ELSA
Então. Qual a diferença de um menino para uma menina?

CLAUDINHA
Meninos são bobos.

PETER
Ei! Não são, não!

NANA
Tem menina boba também, tô olhando pra uma agora.

CLAUDINHA
Boba é você!

ELSA
Meninas! Que mais que tem de diferente, Claudinha?

NANA
Menino tem pipi e menina tem pipinha.

CLAUDINHA
Ai, eu não sei. Eu não gosto dos meninos.

NANA
Eu adoro os meus amigos meninos e eles são super legais!

ELSA
E por que você não gosta deles você acha que eles não podem gostar do que você gosta?

CLAUDINHA
Exatamente. E vice e versa. Eu odeio brincar de carrinho e odeio jogar futebol.

NANA
Eu adoro jogar futebol!

ELSA
Eu também adoro jogar futebol!

PETER
Eu confesso que eu brincava de boneca com uma prima minha. Era legal.

CLAUDINHA
Você brincava de boneca?

PETER
Mas homem também vai ser pai, né? Eu tava treinando pra quando eu tiver um filho com a Mary Jane.

ELSA
Você falou uma coisa legal, Peter.

PETER
Eu sou o amigo da vizinhança.

ELSA
Quem decidiu esse negócio de dividir as coisas de menino e de menina deveria estar de muito mau humor com a vida. Que coisa mais boba!

NANA
Concordo!

PETER
Tem menina que vai querer tirar foto comigo aí?

ELSA
E menino que vai querer tirar foto comigo?

NANA
Viu, só, Claudinha? Meninos e meninas podem gostar do que quiser. A gente pode dividir o mundo igual, não pode?

CLAUDINHA
Eu acho que Frozen é de menina e Homem-Aranha é de menino. Pronto e acabou.

SILÊNCIO; IRRITADA, NANA DÁ UM TAPA NA CABEÇA DE CLAUDINHA.

CLAUDINHA
Ai!

ELSA
Nana!

NANA
Ela é muito ignorante! Cabeça dura! Orgulhosa!

ELSA
E quem te dá o direito de bater nela?

NANA
Ela bem que mereceu!

ELSA
Quem é você pra medir merecimento, Nana? Que coisa horrível!

NANA
Você vai ficar contra mim também?

ELSA
Você deu um tapa na cabeça dela!

NANA
Mas ela não quis aprender a lição, Elsa! Peter, você não acha que ela mereceu o tabefe? Ela não quer aprender! Menino e menina pode assistir e pode brincar do que quiser sim, ouviu?

CLAUDINHA
Não pode, não! Eu acho que não pode e pronto e acabou!

NANA VAI PRA BATER EM CLAUDINHA DE NOVO; PETER A SEGURA.

NANA
Peter!

PETER
Você não vai bater nela.

ELSA
Foi por isso que a gente veio, Nana.

NANA
O que?

ELSA
Não foi pra ensinar pra ela que ela não precisa complicar as coisas. Foi pra ensinar você que não é no grito e no tapa que você consegue as coisas.

NANA
Ah, mas com essa aí nem adianta conversar.

CLAUDINHA
Adianta sim!

ELSA
E batendo nela vai resolver alguma coisa?

PETER
Batendo nela só vai ter machucado dolorido.

ELSA
E nada mais.

SILÊNCIO.

NANA
Puxa vida.

CLAUDINHA
Dói, viu?

NANA
Me desculpa.

CLAUDINHA
Eu vou contar pra todo mundo que você gosta do Homem-Aranha e aí todo mundo vai achar que você é um menino! (MOSTRA A LÍNGUA E SAI BATENDO O PÉ)

NANA
Ela me irrita.

ELSA
Não se deixe levar, Nana. A gente não pode controlar o pensamento das pessoas. Ela tem o direito dela de achar as coisas que quiser.

NANA
Mesmo quando ela quer tentar me proibir de assistir um filme ‘de menino’?

ELSA
Você acha que alguém vai ligar, ou que alguém vai acreditar que você virou menino só porque tá assistindo Homem-Aranha? Ou que um menino vai virar menina só porque ele gosta de Frozen? Não é assim que as coisas funcionam na vida real. Ninguém tá nem ligando pro que ela fala, Nana.

NANA
Sei lá. Depois vão tirar sarro de mim, só porque eu jogo futebol. O que é que tem eu jogar futebol?

PETER
Relaxe, garota. De pouco em pouco as coisas vão se acertando. Você só precisa se controlar, não pode sair batendo nas pessoas assim. Se não vira guerra. O negócio é conversar. Conversar com a mamãe, conversar com a professora, conversar com os amiguinhos. E assim a gente vai aprendendo.

NANA
Eu sei, eu sei. Me desculpem. Vocês tem razão. Então é isso? Vocês vieram aqui pra falar que todo mundo pode gostar de vocês dois, que menino pode gostar de princesas, e meninas podem gostar de heróis, mas mais que isso pra me ensinar que não se deve bater em ninguém ‘porque no grito e no tapa não se consegue nada’, é isso? Essa é a mensagem final?

PETER
Acho que é isso. Tivemos uma conclusão.

ELSA
Além de que foi uma boa desculpa pra cantar a música ‘Let it go’, que todo mundo gosta, não foi?

NANA
Sim, foi.

PETER
Eu adoro essa música.

NANA
Então bora tirar foto?

ELSA
Espera! Precisa ter uma música de ‘grand finale’!

NANA
Ai, é verdade!

PETER
Posso cantar também?

NANA
Claro! Todo mundo junto!

ELES SE PREPARAM E INICIAM HAKUNA MATATA.

PETER
Hakuna Matata, é lindo dizer.

ELSA
Hakuna Matata! Sim vai entender!

NANA
Os seus problemas,você deve esquecer

TODOS
Isso é viver, é aprender
Hakuna Matata

CLAUDINHA
Hakuna matata?

PETER
É! É o nosso lema!

CLAUDINHA
Lema? O que é isso?

NANA
Nada, não confunda com lesma (risos)

PETER
Sabe, garota? Essas duas palavras resolvem todos os seus problemas!

ELSA
Tem razão. Veja o Peter, por exemplo. Ouça: quando ele era um filhote...

PETER
Quando eu era um filhooooteee!

NANA
É foi bom isso hein?

PETER
Obrigado.

ELSA
Sentiu que seu cheiro era de um porcalhão, que esvaziava a savana depois da refeição!

PETER
Era só eu chegar, e era um tormento!
Quando eu via, todo mundo sentar contra o vento!!
AAAAAIIII QUE VEXAME!

NANA
Era um vexame!

PETER
Quis mudar meu nome!

NANA
Ah o que é que tem o nome?

PETER
Me sentia tão triste!

NANA
Se sentia triste!

PETER
Cada vez que eu...

ELSA
Ei, Peter, na frente das crianças não!

PETER
Ah desculpe!

TODOS
Hakuna matata, é lindo dizer,
Hakuna matata, sim vai entender!

CLAUDINHA
Os seus problemas, você deve esquecer!

NANA
É isso aí, Claudinha!

TODOS
Isso é viver, é aprender, Hakuna Matata!
Hakuna matata! Hakuuuuuuuuna matata! Hakuna matata iiiiihhhhh!


FIM



Nenhum comentário:

Postar um comentário