TÁ VENDO AQUELA LUA?

PERSONAGENS
Pedro
Garota/Inaraí/Doutora/Moça/Mãe

CENA 1

(a Garota está amordaçada e amarrada em uma cadeira; Pedro entra com algumas compras, bebidas e petiscos artificiais)

PEDRO
Ó. Hoje a noite é nossa, bebê. Cadê o sorriso do papai? Quero ver esse sorrisão. Lindinha! (pausa) Um vinho. Cerveja. E salgadinho! Amendoim. Eu baixei uns filmes. Eu deixo você até escolher. Filme de terror. Você gosta, linda? Gosta, não gosta? Eu sei que você adora. Eu sei tudo sobre você. Seu filme predileto é Psicose. Sua culta. Cul-ta. Eu sou mais do tipo Massacre da Serra Elétrica, Freddy Krueger, mas tudo bem o que você escolher dos que eu baixei. Você gosta desse salgadinho aqui? Faz sim ou não com a cabeça. (ela diz que sim) Ainda bem. Só tinha desse. Eu gosto mais do de requeijão, mas hoje a noite é nossa bebê.

(Pedro prepara uma mesinha com os petiscos e o vinho; ele serve em duas taças)

PEDRO
"Quando eu te vi pela primeira, eu me encantei com seu jeitinho de ser. Seu olhar tão lindo me fez viajar. Vi no seu sorriso a imensidão do mar". (pausa) Você gosta de poesia? Eu sou 'poeteiro'. (ri) Entendeu? Poeteiro. Eu gosto de poesia popular. Eu tô aprendendo ser romântico. Não é fácil. Por isso que eu estou lisonjeado com a sua presença, é um prazer imenso ter você aqui nessa noite. Eu vou me lembrar disso pro resto da vida e eu tenho certeza que você também vai. Talvez a gente possa dizer que seja obra do destino. Mesmo que isso seja meio forçado, mas quem julga, não é? Não um destino no sentido divino, você me entende? Não que a gente já tenha nascido com uma história pré moldada, nada disso. Um destino que a gente constrói.

"Ó insensato...
Ó insensato destino pra que
Tanda desilusão em meu viver
Eu quero apenas ser feliz ao menos uma vez
E conseguir o acalanto da paixão
Fui desprezado, magoado por alguém que abordou meu coração
Fui despresado e magoado por alguém que abordou meu coração"

(Música Insensato Destino - Exaltasamba)

PEDRO
Vocês acham que nós somos fortes, porque homem é forte. Que porque eu sou todo machão, barbudo, que eu tenha a obrigação de ser forte. (pausa) Você não tem noção. Uma vez eu tive pedra no rim e eu chorava que nem um bebê de dor. Isso aqui que você tá vendo não é coisa segura, tá ligado? Não tem segurança nisso. Eu sou um bostinha assim como você é uma bostinha. Sem segurança nenhuma de que a noite vai acabar bem, você entende? É muito complicado. (pausa) Minha psicóloga colocou a culpa na minha mãe. Meu pai colocava a culpa na minha mãe. Até Freud colocou a culpa na minha mãe e olha que ele gostava dela. Freud era meu cachorro. Um pitbull. Uma vez ele grudou na perna dela e só soltou depois de fazer vários furos profundos aqui na região da coxa. Coitadinho do Freud. Foi sacrificado. Minha mãe não perdeu a perna por sorte, pegou bem numa veia. Todo mundo culpava a minha mãe por toda merda do mundo. Até o cachorro num dia de dor de cabeça decidiu que seria ela quem iria pagar o pato. (pausa) Vai esperar o quê de uma pessoa como eu? Eu ganhei a minha primeira Playboy com sete anos de idade, meu programa preferido era Pânico na TV. Vai esperar o quê de uma pessoa como eu? (pausa) Agora coloca um coração frágil nessa história. Coloca um cara que não sabe lidar com a rejeição. Coloca um cara que não aprendeu que você tem o direito de ir e vir assim como eu. O que vai dar? Merda. Eu sei que eu sou um merda. Mas eu sou um merda apaixonado, entendeu? "A paixão me pegou. Eu tentei escapar, mas não consegui. Nas grades do meu coração sem querer eu te prendi." (pausa) Não culpe a minha mãe, coitada. Ela não tem nada a ver com isso.

Mãe, o ser natureza que o bom Deus criou
Mãe, seu carinho é a certeza de um grande amor

Quero colo mãe, me perdoe mãe
Sua benção mãe me alimenta (2x)

Me trouxe ao mundo pra viver, da sempre a luz ao escurecer,
É a raça é fé de um coração, é paz é tudo e muito mais,
Tem força que nos faz capaz

(Música Mãe - Arlindo Cruz)

PEDRO
Eu não vou chorar! Eu sou forte! Eu sou machão! Homem não chora! Tem que tratar essa mulherada do jeito que elas nos trata! Eu tô com o coração ferido e não é culpa da minha mãe! É culpa delas! Meu pau é de tamanho mediano! Elas comentam com as amigas, elas falam que eu não sou lá grande coisa! Na adolescência a menina que eu gostava falou que não ficava com gente com cara de alienígena. Mulher é um bicho cruel. Me perfuraram, me magoaram. Minha primeira namorada colocou um chifre na minha testa! Tem mulher safada nesse mundo. Tem mulher que pede pra tomar cacete. Eu não fui um cara de merecer tudo isso. Mas elas gostam é de cara canalha. Eu não sei ser assim. Eu gosto de romance tradicional. Meu coração pede por romantismo, por Exaltasamba, Bruno e Marrone, Tiaguinho! (pausa) Eu tô acostumado quando riem da minha cara. Só mãe entende. Mãe é o único amor que a gente tem, na verdade. Homem que espera ser amado por uma mulher, pode começar a tirar o cavalinho da chuva. Elas são exigentes. Elas querem um pau de médio pra cima. Elas querem que você seja um engenheiro. (pausa) Eu não sou machista...

(a Garota engasga)

PEDRO
Eu não sou machista. Eu tenho os meus motivos pra ter esse sentimento dentro de mim, por não saber lidar direito com a rejeição de uma garota. É culpa de quem? Eu não sei. Freud costumava me ajudar nas paqueras, sabe? Foi a melhor época da minha vida, por um lado. Eu tive buceta à rodo. Eu era o playboy com o pitbull, tem mulher safada que adora esse perfil. Mas não era bem o que eu queria. Eu queria uma garota pra ser mãe dos meus filhotes, mas hoje em dia não se faz mais mulher assim. Elas são todas feministas, todas inteligentes... as que me davam bola logo se cansavam depois da primeira transa. E, meus amigos, a primeira transa é foda pra um coração como o meu. É quase como selar um pacto, entende? Eu me apaixono muito fácil, eu sou da geração Katinguelê, minha mãe ouvia muito Fábio Junior. Aí você faz trinta anos e começa a se desesperar mais ainda. A mulherada te acha um escroto. Você não sabe viver sem chulé. Você ainda não sabe arrumar o próprio quarto. É a sua mãe quem ainda lava as suas cuecas. A sorte e a seleção natural foi me deixando pra trás. (pausa) Talvez a minha mãe tenha alguma quantidade de culpa, no fim.

Um abraço mãe, sou seu filho mãe, seu sorriso mãe me alimenta (2x)
Eu chorei, eu chorava, era a minha mãe que me acalentava (4x)
Quero colo mãe, me perdoe mãe, sua benção mãe me alimenta (2x)
Um abraço mãe, sou seu filho mãe, seu sorriso mãe me alimenta (2x)

PEDRO
Olha, eu vou tirar a mordaça. Você se comporte, tá bom? Sem gritaria. Faz com a cabeça que sim.

(ela responde com a cabeça; ele tira a mordaça )

GAROTA
Seu filho de uma puta! Socorro!

(Pedro dá um murro forte nela; ela desmaia)

PEDRO
Quero ter você
Custe o que custar
Pela vida inteira
Sonho com você
Dona do meu lar
Minha companheira
Vou te prometer
Posso até jurar
Na felicidade
Você vai viver
Você vai gozar
Meu amor de verdade

E as estrelas lá do céu
Eu vou buscar
Beijos com sabor de mel
Eu vou te dar
E pra nossa união eternizar
Peço ao pai em oração abençoar

(Música Pela Vida Inteira - Kiloucura)

(black-out)


CENA 2

(um foco destaca Inaraí frente à Pedro)

INARAÍ
Não dá mais, Pedro.

PEDRO
Por que? O que foi que eu fiz?

INARAÍ
Eu preciso focar na faculdade.

PEDRO
Você arrumou outro cara lá?

INARAÍ
Não, Pedro. Não é nada disso. Eu só acho que... a gente devia tentar ser só amigos. Eu gosto de você, mas...

PEDRO
Por que, cara? Não faz isso comigo, Inara.

INARAÍ
Pedro, para. Por favor, não faz isso. A gente não tá mais dando certo, Pedro. Eu tô cansada de ficar brigando todo dia.

PEDRO
Eu juro que eu vou mudar. Eu mudo, eu juro que eu mudo.

INARAÍ
Pedro, não. A gente já deu chance demais. Você é bonito, vai encontrar outra pessoa que te entenda. Mas pra mim não dá mais.

PEDRO
Mas eu quero você, Inara. Eu não quero outra pessoa. Eu não vou conseguir ficar sem você, bebê. Não faz isso comigo, pelo amor de deus.

INARAÍ
Não. Desculpa.

(Inaraí deixa a aliança em cima da mesinha e sai; Pedro fica chorando)

PEDRO
Logo, logo, assim que puder, vou telefonar
Por enquanto tá doendo
E quando a saudade quiser me deixar cantar
Vão saber que andei sofrendo
E que agora longe de mim, você possa, enfim
Ter felicidade
Nem que faça um tempo ruim, não se sinta assim
Só pela metade

Ontem demorei pra dormir, tava assim, sei lá
Meio passional por dentro
Se eu tivesse o dom de fugir pra qualquer lugar
Ia feito um pé de vento
Sem pensar no que aconteceu, nada, nada é meu
Nem o pensamento
Por falar em nada que é meu
Encontrei o anel que você esqueceu

Aí foi que o barraco desabou
Nessa que meu barco se perdeu
Nele está gravado só você e eu

(Música Eu e Você Sempre - Jorge Aragão)

PEDRO
Aí foi que o barraco desabou, que se destruiu, que explodiu! Bem aqui dentro. Aí eu tava fudido. Eu tava puto. Eu tava fulo da vida! Quem ela pensa que é? Você não pode entrar na vida de alguém, fazer uma bagunça e sair como se nada tivesse acontecido! "Tu te tornas eternamente responsável por tudo aquilo que cativas". Essa porra é do Pequeno Príncipe! Todo mundo sabe disso porque todo mundo leu O Pequeno Príncipe! Então não pode se fazer de desentendida! Porque depois tudo é lembrança! Uma música é lembrança, um filme é uma lembrança, um sabor de sorvete é uma porra de uma lembrança! E não é culpa minha se ela não quis mais ficar comigo, eu fazia de tudo pra aquela vagabunda! Ela queria dar pros coleguinhas de faculdade, era isso que ela queria, eu sei. Isso se ela já não tinha algum amante. Isso se ela não era uma puta dessas militantes pé no saco. Mulher é tudo igual!

(Doutora entra com uma prancheta)

DOUTORA
Você precisa controlar essa sua raiva, Pedro. Não tem como a gente forçar alguém a gostar da gente.

PEDRO
Mas essas músicas, Doutora. Elas parecem tão românticas. Fica parecendo que se eu não insistir no amor, é como se eu fosse um covarde que desiste fácil das coisas. Eu amo ela, mas ela perfurou o meu coração.

DOUTORA
Querido, o amor de verdade não faz você ter esse sentimento. Você se sente dono dela, é completamente diferente.

PEDRO
Não, eu deixava ela sair com as amigas, eu nunca mandei ela tirar aquele batom de puta...

DOUTORA
Talvez seu modo de ver as mulheres tenha afugentado ela, Pedro.

PEDRO
Agora você tá colocando a culpa em mim? Eu pago pra você pra você me ajudar, não pra você me afundar mais ainda na desgraça!

DOUTORA
Eu tô tentando de explicar, Pedro, que não é possível a gente mandar no coração dos outros. Assim como você não sabe lidar direito com o seu, ela também pode não saber lidar com o dela.

PEDRO
Mas ela não podia ter feito isso...

DOUTORA
Ela podia sim. Assim como você também tinha a liberdade de terminar quando bem entendesse.

PEDRO
Mas foi ela quem terminou primeiro. É o meu coração que está destruído.

DOUTORA
Você não está dentro do corpo dela pra saber se o dela também não está.

PEDRO
Ela que se foda! Eu quero mesmo é que ela sofra pra saber o que eu tô sentindo!

DOUTORA
Essa é o amor que você sente por ela, Pedro?

(silêncio)

DOUTORA
Se ama, tem que deixar ir, Pedro. Se ama, tem que deixar ir.

(silêncio)

PEDRO
E se eu não conseguir, Doutora?

(silêncio; a Doutora sai de cena; Pedro fica sozinho tomando o vinho; ele acende um cigarro e pega o celular)

PEDRO
Eu vou apagar todas as nossas fotos. (pausa) Caralho, eu tô parecendo um adolescente. (ele bate no peito incomodado) Que dureza, cara! Como que ela pode ter feito isso? (vê no celular) Olha lá! Vagabunda! Já tá tirando foto em bar. Olha os macho. Que beleza. Quem que é esse filho da puta? (pausa) Que raiva! Eu vou curtir pra ela ver que eu vi. Vai ficar parecendo que eu não tô nem aí pra bosta. (pausa) Ou vai ficar parecendo que eu tô sofrendo e que eu tô parecendo uma menininha apaixonadinha e frágil? (pausa) Foda-se! Bola pra frente! Se ela quer ser vagabunda, ela que seja, eu não tenho mais nada com isso! (silêncio; ele joga o celular na parede) Filha da puta! Eu não consigo evitar de sentir essa merda, vem aqui de dentro essa porra. Que merda! Que merda, merda, merda! (pausa) Ela não devia ter feito isso comigo. Eu sou um cara bacana. Eu sou um cara bacana até demais. Ela nem é tão bonita assim. (ele pega o celular de volta e disca; Inaraí atende)

To sofrendo tanto, tanto
A saudade dói em mim
Me socorre
Eu to em prantos
Não me deixe assim

Venha me ver
Quero te amar
Vem que eu te espero com paixão
Só pra você tem um lugar
Aqui no meu coração.

(Música Lugares - Pique Novo)


CENA 3

(um bar; Pedro está bêbado)

PEDRO
Garçom, aqui nessa mesa de bar, você...

(a Moça entra e senta-se ao lado de Pedro; ele se apaixona à primeira vista)

PEDRO
Oi.

MOÇA
Oi.

PEDRO
Você tá esperando alguém?

MOÇA
Só vim tomar uma cerveja. Não tive um bom dia hoje.

PEDRO
O que aconteceu?

MOÇA
Nada, nada. Besteira.

PEDRO
Tem alguma coisa a ver com esse machucado na sua testa?

MOÇA
Eu bati na porta do armário hoje cedo. Eu não tive um bom dia hoje, desde que ele começou.

PEDRO
Eu entendo você. Posso pagar essa rodada?

MOÇA
E por que você faria isso? No que você tá pensando?

PEDRO
Sei lá. Você paga a próxima. Eu pago essa e você paga a próxima. Aí a gente chora um pro outro, sei lá.

MOÇA
Tomou um pé na bunda, foi?

PEDRO
Como sabe?

MOÇA
Homem pra ficar assim só quando é rejeitado.

PEDRO
Tá muito na cara?

MOÇA
Corno?

PEDRO
Oi?

MOÇA
Desculpe. Ela traiu você? Ou ele?

PEDRO
Ela. Não sei. Acho que não. Só terminou.

MOÇA
Hum. Que barra.

PEDRO
Pois é.

(silêncio)

MOÇA
Eu peguei os dois na minha cama. Hoje na hora do almoço.

PEDRO
Jura?

MOÇA
Pois é. Quatro anos de casada. Eu sou uma pessoa super desconfiada, mas ele me enganou direitinho, porque eu fui passada pra trás que nem uma pata. E ainda ganhei um murro na testa.

PEDRO
Que caralho.

MOÇA
Acontece.

PEDRO
Acontece. Não é culpa sua.

MOÇA
Enfim...

(silêncio)

MOÇA
O que você fez pra ela ter terminado com você?

PEDRO
Por que acha que eu fiz alguma coisa?

MOÇA
Você é do tipo santinho? É raro.

PEDRO
Você está calejada, é diferente. Eu não sou santinho, mas eu não sou infiel.

MOÇA
Hum. Todos dizem.

PEDRO
Ela terminou porque ela queria focar na faculdade dela. Ela começou esse ano.

MOÇA
Talvez tenha outro cara. Faculdade é osso duro.

PEDRO
Obrigado. Tá me ajudando bastante.

MOÇA
Desculpa. Ou talvez ela queira focar na faculdade mesmo. Tem uma hora da nossa vida que a gente tem que rever as nossas prioridades, sabe?

PEDRO
Sei. O lance é que eu fui pego de surpresa.

MOÇA
Essas coisas não se avisa, gato. A relação tava ótima e de repente ela terminou?

PEDRO
Não. A gente tava brigando bastante.

MOÇA
Isso é um bom motivo pra terminar.

PEDRO
Eu sei.

MOÇA
Aposto que você prometeu mudar.

PEDRO
Você é vidente?

MOÇA
Eu tô calejada. Homem é tudo igual.

(silêncio)

PEDRO
E você conhecia a amante do seu marido?

MOÇA
É clichê demais, mas era a secretária dele. O filho da puta nem pra ir num motel.

PEDRO
Filho da puta. Tem gente que não dá valor no que tem.

MOÇA
Eu ainda não sei onde eu vou dormir hoje. Além de tudo ele me botou pra fora.

PEDRO
Você não tem mãe?

MOÇA
Mora longe.

PEDRO
Hum. Que dureza.

MOÇA
Sim.

(silêncio)

PEDRO
Aceita tomar uma dose de tequila?

MOÇA
Você quer me embebedar, é? Acho que hoje eu tô fácil, você não vai precisar disso. Faz tempo que eu não beijo alguém assim. E hoje me parece um dia bastante especial...

PEDRO
Parece, né?

(silêncio; eles se olham por alguns segundos e se beijam)

PEDRO
Eu não queria me aproveitar do seu dia ruim. Desculpe.

MOÇA
Sou eu que tô aproveitando do seu sentimento de rejeição.

PEDRO
Venha dançar essa música comigo!

(a Moça dança constrangida enquanto Pedro se declara)

PEDRO
Tô te vendo 
Tô sentindo 
Tô chorando, tô sorrindo 
Eu tô a fim de te encontrar 

Um cinema 
Um chopinho 
Um abraço no escurinho 
Me dá um beijo pra somar 

Geladinho 
Saboroso 
Do seu jeito tão gostoso 
Que me faz delirar 

Eu quero é mais 
Amar você 
Pra nunca mais 
Te esquecer 

Eu quero é mais 
Amar você 
Pra nunca mais 
Te esquecer

(Música Beijo Geladinho - Negritude Jr.)

MOÇA
Você não tá indo rápido demais, gato?

PEDRO
Oi?

MOÇA
A gente não pode se declarar desse jeito já no primeiro encontro. Eu nem sei o seu nome ainda.

PEDRO
É Pedro. Eu gostei de você.

MOÇA
Você parece ser um cara legal. Mas... amar? Eu ainda tô casada. No papel.

PEDRO
Você não vai terminar com ele depois de tudo?

MOÇA
Opa, opa! Acho que a gente tá indo pra uma conversa muito estranha, bonitão. O que é isso, cara?

PEDRO
Eu pensei que tivesse rolado um clima.

MOÇA
Ué, rolou. Aí a gente se beijou. Aí você vem me falar que quer me amar pra nunca mais me esquecer. Podia até rolar uma trepada, eu podia ir até dormir na sua casa, mas tudo o que eu tô menos procurando nesse momento é outro rolo. Entende?

(silêncio)

PEDRO
Eu acho que eu sou um pouco precipitado.

MOÇA
Acha? Talvez você esteja meio bêbado.

PEDRO
Talvez.

(silêncio)

PEDRO
Você vai querer ir lá pra casa ainda?

MOÇA
Onde você mora?

PEDRO
Duas quadras daqui.

MOÇA
Você não vai confundir as coisas?

PEDRO
Prometo.

(black-out)


CENA 4

(Pedro joga o celular na parede)

PEDRO
Filha da puta! Quem ela pensa que é? Ela vem, dorme na minha casa, come da minha granola, brinca com o Freud Jr., e depois é isso? Eu nem sei o nome dela, daquela lazarenta! Aí a vagabunda não atende nem o telefone depois? Quem ela pensa que é? (pausa) Meu deus, o que é que tá acontecendo com as pessoas desse mundo? Cadê o amor? Cadê a vontade com o compromisso? Essas mulheres estão vulgares, elas usam aquelas roupas, ela chupam o seu pau sem você pedir! O que que é isso? O que é que tá acontecendo? Cadê o amor, gente? Cadê aquele carinho? Ela nem falou o nome dela. (pausa) Eu acho que eu nasci na época errada. Não é possível.

(ele encontra uma foto de Inaraí)

PEDRO
Mas é a Inaraí quem eu amo de verdade. Eu posso transar com uma, com duas... Elas podem parecer sempre a mesma mulher. Mas eu não vou conseguir me esquecer dela. (pausa) Eu não posso desistir desse amor! Eu não posso ficar parecendo um covarde que desiste fácil das coisas! Eu tenho que fazer alguma coisa! Eu preciso dar um basta nesse sofrimento infantil. E eu preciso provar pra ela que ninguém vai amar ela mais do que eu amo. Ela nunca vai encontrar alguém como eu, ela sabe disso. Eu preciso ajudar ela acordar desse surto idiota! Ela falava que me amava também. Alguma coisa ainda deve ter lá dentro. Um amor não acaba assim de um dia pro outro. Se não acabou aqui, quer dizer que ela está somente confusa.

(ele arruma um buquê de flor e penteia o cabelo; Inaraí entra indo pra faculdade)

INARAÍ
Pedro?

PEDRO
Bebê.

INARAÍ
O que você tá fazendo aqui?

PEDRO
Eu vim te provar o meu amor, Nara.

INARAÍ
Para, Pedro, pelo amor de deus. Não vá fazer eu passar vergonha na frente de todo mundo.

PEDRO
Eu amo você, Inaraí. Mais do que tudo nesse mundo!

(ele se ajoelha)

INARAÍ
Pedro, pelo amor de deus! Vamo conversar outra hora.

PEDRO
Eu não quero conversar outra hora. Meu coração está transbordando, bebê. Eu não consigo mais segurar aqui dentro do peito. Eu quero que você seja mãe dos meus filhotes.

INARAÍ
Pedro...

PEDRO
Por favor, bebê. Casa comigo?

INARAÍ
Pedro, pelo amor de deus, levanta!

PEDRO
Casa comigo? Diz que sim. Diz que casa.

INARAÍ
Pedro, a gente já conversou...

(Pedro pega um microfone e sobe em um palco; Inaraí morre de vergonha do público)

INARAÍ
Pedro, desce daí!

PEDRO
Seu corpo é o mar
Por onde quero navegar
E no meu colo te ninar
Sua bôca tem um beijo
Tão gostoso de provar
Cada vez mais quero beijar...

No seu cabelo um cheiro bom
Que fica pelo ar
Tão dôce é o perfume
De você Inara...

Inara é minha vida
Meu sorriso, meu sonhar
Inara meu véu de luar...

Eu gosto quando vejo
O seu olhar, no meu olhar
Dizendo prá mim, vem me amar...

Inara é a minha gueixa
Que me faz um bem
Não troco minha amada
Inara por ninguém...

Inara, Inara, Inara, Inaraí
Inara, Inara, Inara, Inaraí
Inara, Inara, Inara, Inaraí
Inara, Inara, Inara, Inaraí
Inaraí...

Cura para minha dor
Meu mel, meu tudo, minha flôr
Se é prá falar de amor
Eu falarei "Inara"...

Inara, Inara, Inara, Inaraí
Inara, Inara, Inara, Inaraí
Inara, Inara, Inara, Inaraí
Inara, Inara, Inara, Inaraí...

(Música Inaraí - Katinguelê)

INARAÍ
Eu vou sair. Tá todo mundo olhando. Desculpe.

(Pedro fica arrasado; black-out)


CENA 5

(a Mãe está sentada em uma cadeira de balanço; Pedro entra correndo e abraça a sua perna)

MÃE
O que foi, Pedrinho?

PEDRO
Desculpe pelo Freud ter mordido a sua perna! Não é culpa dele! Ele é só um cachorro, mãe.

MÃE
Eu sei, filho. Já passou.

(silêncio)

MÃE
O que você tem?

PEDRO
A Jéssica não gosta de mim.

MÃE
Ah, meu deus do céu.

PEDRO
Eu amo ela, mãe.

MÃE
Mas você ainda é muito novo pra pensar nessas coisas, Pedro.

PEDRO
Eu queria que a Jéssica me amasse também, mãe. Ela me lembra um pouco a senhora. Mas ela gosta mais do Diego Barbosa.

MÃE
Filho, bola pra frente, cabeça erguida. Tudo bem, isso é normal. Um desamor não pode ser fatal, querido.

PEDRO
Você acha que eu vou conseguir amar alguém de novo igual eu amo a Jéssica, mãe?

MÃE
Mas é claro que sim, Pedrinho! Você é um garoto muito especial. A gente costuma ter vários amores nessa vida.

PEDRO
Mas eu só queria a Jéssica...

MÃE
Você tem muita menina pra conhecer ainda, filho.

PEDRO
Você jura?

MÃE
Juro. Você só tem que tratar elas com respeito, querido. Quando a gente gosta de alguém o sentimento do outro vem em primeiro plano. Você não pode se apaixonar por você, Pedrinho, só pelo seu prazer, você tem que se apaixonar pelo prazer do outro.

(Pedrinho se recupera rapidamente com o conselho da mãe)

PEDRO
Meu amor foi embora
Por isso não tava legal
Os meus amigos só queriam
Levantar o meu astral
Bola pra frente
Cabeça erguida
Tudo bem isso é normal
Um desamor não pode ser fatal

Mãe
Eu vou no show do Inimigos, mãe
Não quero mais saber de nada não
Sei que nem tudo é desilusão
Mãe
Eu vou no show do Inimigos, mãe
Não quero mais saber de nada não
Só quero paz e amor no coração

(a Mãe se transforma na Garota; eles se encontram em uma balada, Pedro canta pra ela e a puxa pra um samba)

PEDRO
Toca um samba aí que eu vou me apaixonar
Hoje eu só quero é beijar, beijar, beijar
A deprê então eu vou jogar pra lá
Hoje eu só quero é beijar, beijar, beijar
Toca um samba aí que eu vou me apaixonar
Hoje eu só quero é beijar, beijar, beijar
A deprê então e vou jogar pra lá
Hoje eu só quero é beijar, beijar, beijar...Você
Lalaiá Lalauê
Eu vou beijar você
Lalaiá Lalauê
Eu vou beijar você

(Música Toca Um Samba Aí - Inimigos da HP; Pedro vai tentar beijar a Garota; ela impede)

GAROTA
Não!

PEDRO
Mas...

GAROTA
Eu falei não.

PEDRO
Só um beijo, gata.

GAROTA
Eu sou lésbica.

PEDRO
Você não parece lésbica.

GAROTA
Lésbica parece com o que? Vaza, cara.

PEDRO
Eu tô sendo legal com você, você não precisa ser uma vaca.

GAROTA
Eu falei que eu não quero.

PEDRO
E por que não? Você tá acompanhada?

GAROTA
Eu não quero porque eu não quero. Tem que ter motivo agora?

PEDRO
Pra mim tem.

GAROTA
Eu sou lésbica, eu já falei. E eu já fiz um favor de ter dançado com você, mesmo você tendo quase me forçado.

PEDRO
Você não é lésbica.

GAROTA
Cara, dá pra dar licença?

PEDRO
Eu sou feio?

GAROTA
Cara, pelo amor de deus, dá pra dar licença?

PEDRO
Porra, que mina chata, meu! Qual é? Eu só quero conversar com você. Deixa eu te pagar uma cerveja.

GAROTA
Não. Você quer me beijar. Você já pediu um beijo. Você não quer conversar, você quer me beijar.

PEDRO
Mas agora eu só quero conversar.

GAROTA
E eu não quero conversar com você. É difícil de entender? A gente já dançou, agora dá licença.

PEDRO
Eu não faço seu tipo, é isso?

GAROTA
Puta, cara, que chatice, meu!

PEDRO
O que que custa conversar um pouco comigo? Se você tá sozinha, o que tem?

GAROTA
Custa que eu quero ficar sozinha e que eu gosto de buceta, eu já falei.

PEDRO
Isso é desculpinha pra me espantar. É só você falar assim: "você é feio, cara, não faz meu tipo". É difícil falar isso?

GAROTA
Você é feio, cara. Você não faz meu tipo. Deu?

PEDRO
Tá bom.

GAROTA
Obrigada.

PEDRO
Puta mina mal educada.

GAROTA
Ai, meu saco...

PEDRO
Tô vazando, tô vazando...

(silêncio; a Garota se concentra no celular; Pedro ainda está pensando em investir; depois de alguns segundos ele tenta)

PEDRO
Tá vendo aquela lua...?

GAROTA
(grita) Vaza, porra!

(black-out)


CENA 6

(a Garota está novamente amordaçada e amarrada na cadeira)

PEDRO
Olha, eu vou tirar a mordaça. Você se comporte, tá bom? Sem gritaria. Faz com a cabeça que sim.

(ela responde com a cabeça; ele tira a mordaça)

GAROTA
Seu filho de uma puta! Socorro!

(Pedro dá um murro forte nela; ela desmaia; ele sofre com dor na mão)

PEDRO
Caralho, vagabunda! Puta dor! Precisava ser uma vaca, porra? (pausa) Eu importo. Eu importo! Eu sou um garoto especial.

Vou de casa pro trabalho
Do trabalho vou pra casa na moral
Sem zoeira, sem balada, sem marola
Sem mancada, eu tô legal

Faça sol ou faça chuva
O que eu faço pra você
Nunca tá bom
Pago as contas, faço as compras
Tudo bem, eu sei
É minha obrigação

Mas eu tenho
Reclamações a fazer
Mas eu tenho
Que conversar com você

A pia tá cheia de louça
O banheiro parece que é de botequim
A roupa toda amarrotada
E você nem parece que gosta de mim

A casa tá desarrumada
E nem uma vassoura tu passa no chão
Meus dedos estão se colando
De tanta gordura que tem no fogão

Se eu largar o freio
Você não vai me ver mais
Se eu largar o freio
Vai ver do que sou capaz

Se eu largar o freio
Vai dizer que sou ruim
Se eu largar o freio
Vai dar mais valor pra mim
Paracundê, paracundê, paracundê ê ô
Paracundê, paracundê, paracundê ê a

(Música Se Eu Largar o Freio - Péricles; a Garota acorda no meio da música)

PEDRO
Oi, bebê! Você acordou!

GAROTA
Você é louco, cara. O que você quer?

PEDRO
Eu amo você.

GAROTA
Você nem me conhece, eu não te conheço.

PEDRO
Mas eu já amo. Você não se sente lisonjeada?

GAROTA
Amarrada não.

PEDRO
Desculpe, amores são complicados...

GAROTA
Eu só tô sentindo o meu nariz.

PEDRO
Desculpe também. Eu me assustei. Um homem assustado é um perigo. Não é minha culpa.

GAROTA
Você vai ter desculpa pra tudo, né?

PEDRO
Pelo menos eu não invento que eu sou lésbica pra espantar concorrentes.

GAROTA
Concorrentes? Eu sou um prêmio pra você? Me solta daqui! Se eu conseguir me soltar antes eu vou acabar com a sua raça, seu bosta!

(silêncio)

PEDRO
Um homem precisa arrumar uma mulher.

GAROTA
Me desamarra, caralho!

PEDRO
A gente vai pra França prender um cadeado naquela ponte.

GAROTA
Seu filho de uma puta!

PEDRO
Eu posso ser o marido perfeito. Eu sou um filho perfeito, você devia conversar um pouco com a minha mãe.

GAROTA
Me larga!

PEDRO
Não grita, porra! Não grita! Eu tô tentando criar um pouco de romantismo nessa merda. Tenha um pouco de respeito, pelo menos!

GAROTA
Você é louco, cara. Você precisa de tratamento.

PEDRO
Bebe um pouco do vinho e relaxa.

GAROTA
Como que eu vou beber com a mão amarrada, caralho?

PEDRO
Desculpe. Eu ainda não posso te soltar se não você vai fugir. Eu te ajudo.

(ele força ela beber, derrubando um pouco; ela cospe o vinho nele)

PEDRO
Mulheres.

GAROTA
A hora que eu conseguir me soltar eu vou matar você, cara! Sua bicha! Seu filho de uma puta!

PEDRO
Eu não sou machista eu só acho que você precisa me ajudar, Inaraí.

GAROTA
O que?

PEDRO
É o nome da minha ex. Vai ser seu nome à partir de agora.

GAROTA
Vai se fuder. Cara, pelo amor de deus, eu não conto pra ninguém, eu juro que...

PEDRO
Não fala nada
Deixa tudo assim por mim
Eu não me importo
Se nós não somos bem assim
É tudo real as minhas mentiras
E assim não faz mal
E assim não me faz mal, não

Noite e dia se completam
O nosso amor e ódio eterno
Eu te imagino, eu te conserto
Eu faço a cena que eu quiser
Eu tiro a roupa pra você
Minha maior ficção de amor
Eu te recriei só pro meu prazer
Só pro meu prazer

GAROTA
Não vem agora com essas insinuações
Dos seus defeitos ou de algum medo normal
Será que você não é nada que eu penso
Também se não for
Não me faz mal
Não me faz mal, não

Noite e dia se completam
O nosso amor e ódio eterno
Eu te imagino, eu te conserto
Eu faço a cena que eu quiser
Eu tiro a roupa pra você
Minha maior ficção de amor
Eu te recriei só pro meu prazer
Só pro meu prazer

(Música Só Pro Meu Prazer - versão do Jeito Moleque)

PEDRO
Você é linda.

GAROTA
Obrigada.

PEDRO
Tá vendo aquela lua ali? Se você me pedir eu vou buscar só pra te dar.

GAROTA
Se bem que o brilho dela não se compara o seu...

PEDRO
Deixa eu te dar um beijo, vou mostrar o tempo que perdeu.

(eles se beijam)

PEDRO
Eu sabia que uma hora ou outra você ia ceder.

GAROTA
Você sabe como conquistar uma garota como eu. Eu me faço de difícil, mas na verdade eu estava super na sua.

PEDRO
Você jura?

GAROTA
Juro. Eu gosto de barba.

PEDRO
Gosta, é?

GAROTA
Gosto. Eu penso muito em fazer uma família. Uma família dessas de verdade, sabe?

PEDRO
Eu também. É o meu sonho. Eu sou um cara direito. Eu gosto das coisas direitas. Filhos, casamento... Você não tá falando isso por que tá com medo de mim, né?

GAROTA
Bobo. Você não me assusta. Você... me excita um pouco. Tudo isso.

PEDRO
É mesmo, é?

GAROTA
Mas eu nunca... eu nunca fiz nada.

PEDRO
Como assim?

GAROTA
Eu preciso te avisar antes de qualquer coisa.

PEDRO
O que foi?

GAROTA
Eu sou virgem ainda.

PEDRO
Verdade? Mentira.

GAROTA
Você vai ter que descobrir.

(silêncio)

PEDRO
Eu me apaixonei por você por culpa sua, Inaraí. Porque você me rejeitou. Eu não suporto isso. Quando alguém me dá bola, eu desinteresso rápido.

GAROTA
Tudo bem. Eu sei ignorar, se é isso que você quer.

PEDRO
De propósito não vale. Eu acho que eu tô me abrindo muito pra você.

GAROTA
Eu tô adorando! Me dá um gole do vinho, então.

PEDRO
Claro.

(ele dá o vinho na boca dela)

PEDRO
Então você nunca... nunca fez sexo?

GAROTA
Nunca, nunquinha.

PEDRO
Você não tem cara de virgem.

GAROTA
Você tem.

PEDRO
Inaraí não era virgem.

GAROTA
Eu sou uma outra Inaraí.

(Pedro se incomoda meio doido)

GAROTA
Parece que você gostava mesmo dela, né?

PEDRO
Você não precisa ter ciúmes, viu? Eu amo você.

GAROTA
Eu não tô com ciúmes. Quando eu tiver com ciúmes você vai saber na hora.

PEDRO
Por que?

GAROTA
Porque daí eu vou começar a te ignorar de verdade.

PEDRO
Eu fiquei de pau duro agora.

GAROTA
(ri) Bobo.

PEDRO
Posso te dar mais um beijo?

GAROTA
Não.

PEDRO
Deixa, vai.

GAROTA
Eu falei não.

PEDRO
Ai, assim você me mata!

GAROTA
Vem me pegar.

(Pedro beija o pescoço dela violentamente)

GAROTA
Se você me soltasse eu poderia te empurrar.

PEDRO
O que?

GAROTA
Se você me soltasse eu podia te empurrar pra te impedir, pra te rejeitar. Desse jeito nem dá pra eu te ignorar de verdade.

PEDRO
Você promete se comportar?

GAROTA
Não prometo nada. Eu vou fugir, porque eu não quero estar aqui com você. (ela dá uma piscadinha pra ele)

PEDRO
Tudo bem. Eu queria que você soubesse que eu tô amando você.

GAROTA
Eu também.

(ele desamarra ela)

PEDRO
Pronto, agora finge que vai correr...

(rapidamente a Garota pula nas costas dele e o derruba no chão; com um dos braços ela o enforca com força; Pedro se debate, mas ela consegue imobilizá-lo; aos poucos ele vai perdendo a força e desfalecendo; a Garota quebra o pescoço dele com um tranco; Pedro morre; a Garota recupera o fôlego e bebe um gole do vinho; vagarosamente ela acende um cigarro e se senta)

GAROTA
Pode me chamar de preconceituosa ou o que for, mas eu odeio pagode, gente.

(black-out; finaliza com a música Tá Vendo Aquela Lua - Exaltasamba)

FIM






Nenhum comentário:

Postar um comentário