PEÇAS LGBT - HOMOFOBIA

RESUMO: Uma doutrinação perigosa de vagabundo.
ASSUNTO: Arte
PERSONAGENS: Mascarado

RESUMO: Depois da moral da clássica história, a vida da cigarra e da formiga conseguiu o equilíbrio perfeito com os outros insetos da Mata. A cigarra percebeu que sem o trabalho da formiga ela não poderia viver, e a formiga percebeu que sem a música da cigarra ela também não poderia. Havia trabalho e cultura para todos, de forma justa, para insetos fêmeas e insetos machos, joaninhas ou borboletas, grilos e vagalumes. Porém a chegada de um sapo pode mudar todo o destino desses seres invertebrados.
ASSUNTO: Vida em comunidade/Preconceitos/Traição
PERSONAGENS: CIGARRITA, FUMIGO, BIBI, ZÉ GRILO, BOBOLETA, JOÃOZINHO, VAGALÚ, SAPONALDO, SPY, DUDU, MAMÃE RAINHA, ABELHAS e
OUTROS INSETOS

RESUMO: Depois da morte todos somos julgados por nossos erros aqui na Terra, mas a justiça é tratada diferente pra cada pessoa. Alguns podem escolher pra onde vão, mesmo depois de mortos; outros são enviados direto pro inferno. Nesse espetáculo vemos os julgamentos de três indivíduos recém desencarnados.
ASSUNTO: Racismo/Machismo/Homofobia/Deus(a)
PERSONAGENS: ÁGATHA, MARIELA, KAUAN, BRANCA, LU, FERIADO, REGINA DUARTE, DEUSINHA, DIEGO, POTYGUARA E ENTIDADES. 

RESUMO: Rotina do Conselho Municipal de um tempo no futuro. Discussão política e bandeira levantada descaradamente, sobre a divisão da esquerda e da direita no Brasil. Novela dramática a musicada.
ASSUNTO: POLÍTICA
PERSONAGENS: SAMIA, GUIBO, JAIRSON JUNIOR, JAIRSON SEGUNDO, JAIRSON TERCEIRO, MARIA DO ROSÁRIO, JOICE, ROBERTO, PRESIDENTE DO CONSELHO, MEMBROS DA ESQUERDA e MEMBROS DA DIREITA.

RESUMO: Bicha-Papudo é um homem egocêntrico e orgulhoso, que não carrega culpa nenhuma e nunca está errado. Se acha blindado no erro e quer ter o espetáculo só para si. Tanto é seu egocentrismo que nessa sinopse e no título da peça somente o nome dele é citado.
ASSUNTO: RACISMO/MACHISMO/LGBT
PERSONAGENS: BICHA-PAPUDO, LALU E MARIEL.

RESUMO: Antônio teve mulheres que provaram amá-lo sem motivos, mesmo quando ele é incapacitado de retribuir esse amor. Amigas que o tempo colocou no caminho e que deram espaço para uma missão bem mais especial. Porque o amor é coisa de mulher.
ASSUNTO: Amor
PERSONAGENS: Antônio, Camila, Naty, Thaís e Doutor.

RESUMO: Uma noite incomum de karaokê no Bar do Mauro, mais conhecido como Bar do Mau. O choro do bêbado masculino se torna piada quando a vingança feminina vem fazer sangue, na legítima defesa.
ASSUNTO: Pró-feminismo
PERSONAGENS: ANTÔNIO, MAURO, BÊBADO E DENISE.

RESUMO: Nessa festa em teatro de rua, toda discussão se resolve com música, poesia e soco na boca. O mais forte sempre vence, é assim que é. Como rebater a violência sem violência?
ASSUNTO: Violência/Política
PARA CINCO OU MAIS ARTISTAS. 

RESUMO: Livremente inspirado em uma versão da história da morte do artista Jorge Lafond envolvendo o Padre Marcelo Rossi.
ASSUNTO: Homofobia/deus
PERSONAGENS: PADRE, VERA, PRODUTORES E ENFERMEIROS.

RESUMO: O Príncipe Belo foi trancafiado em uma torre por seu Papai Rei, para esconder um misterioso segredo de seu filho. Uma terrorista surge para libertar Belo de sua prisão, porém descobrir e aprender sobre seu próprio segredo pode ser mais perigoso do que parece.
ASSUNTO: Educação Sexual/Gênero para crianças
PERSONAGENS: BELO, POLACA, PAPAI REI, NARRADOR, ROLO (BONECO), PECA (BONECA), DITA (BONECO/BONECA), CÉLEBOS (BONECOS/BONECAS).
RESUMO: Continuação da peça "Contos Caipiras de Terror da Vovó" com os mesmos personagens agora mais adolescentes. Soninha, Júlio e Chico agora contam três histórias de terror que aconteceram em escolas.
ASSUNTO: Contos de terror/Discussão de gênero
PERSONAGENS: SONINHA, JÚLIO E CHICO.

RESUMO: Um print de Bêne comentando com um amigo sobre como comeu Flor viraliza e todo mundo fica sabendo. Um caso de exposição sexual  pode destruir a vida de uma mulher, enquanto o homem sai ileso usufruindo da pinta de garanhão. Acreditar em carma divino ajuda a continuar a seguir a vida sem odiar os escrotos, mas se ainda há interesse em salvá-los, essa peça não consegue ajudar realmente com uma conclusão. Não é um manual, é uma reflexão no pensamento de se há tempo hábil pra salvar todos eles e se eles merecem a tentativa.
ASSUNTO: Machismo/Feminismo/Transexualidade/Poder
PERSONAGENS: FLOR, KEILA, BIANCA, TIAGO, BÊNE e ALANA.

RESUMO: O medo de Noêmia é perder Iara. Mr. Brain não engole histórias com facilidade. Ciúmes e paranóias que antecipam o medo de sofrer abandono faz com que Noêmia não consiga viver em paz, mesmo não estando abandonada. O medo de perder o amor é exatamente o que causa a perda afinal. Ou seria a culpa?
ASSUNTO: Amor/Relacionamentos/Traição
PERSONAGENS: MR. BRAIN, NOÊMIA e IARA.
RESUMO: Adaptado do texto "Liberdade, Liberdade" de Millôr Fernandes e Flávio Rangel. Atualização livre da obra com cenas inéditas.
ASSUNTO: Liberdade
ATORES  BRUNO, CLARISSA, GABRIEL, GERSON, LAERTE, LETÍCIA, MARCELA, MARIANA, MAURO, TAYNE e VINICÍUS

RESUMO: "Exatamente há cada trinta e três anos, um ser humano híbrido das estrelas, da criação e do criador, vindo de naves interestelares, gerado por inseminação artificial, costumamente em jovens virgens – vale ressaltar que essa regra tem sido extinta já há algum tempo - vem ao nosso mundo para ser mártir e trazer alguma influência híbrida ao mundo! Nesse meio tempo, com base no livre arbítrio que também lhe é concedido, tanto para o bem como para o mal, esse ser humano divino e genéticamente mais evoluído tem sido parte da história de cada geração específica, hora sendo mártir, hora sendo monstro."
ASSUNTO: Religião/Fé/Ciência/Preconceitos
PERSONAGENS: ELE
RESUMO: "Exatamente há cada trinta e três anos, um ser humano híbrido das estrelas, da criação e do criador, vindo de naves interestelares, gerado por inseminação artificial, costumamente em jovens virgens – vale ressaltar que essa regra tem sido extinta já há algum tempo - vem ao nosso mundo para ser mártir e trazer alguma influência híbrida ao mundo! Nesse meio tempo, com base no livre arbítrio que também lhe é concedido, tanto para o bem como para o mal, esse ser humano divino e genéticamente mais evoluído tem sido parte da história de cada geração específica, hora sendo mártir, hora sendo monstro."
ASSUNTO: Religião/Fé/Ciência/Preconceitos
PERSONAGENS: ELE 1 e ELE 2
RESUMO: Quatro romances que poderiam ser do tipo clássico; daqueles bem fofos, de cidade do interior, com início em festa de santo, narrados com rimas e músicas bregas. Isso se a paixão dos narradores não acontecessem por pessoas não consideradas normais perante a sociedade, se não fosse o preconceito e a arrogância (e até mesmo o medo e a maldade) dos primeiros amantes. Cem gramas de músculo a mais ou a menos no meio das pernas não deveria impedir a chance de acontecer um grande e único romance; mas nessa história, tudo é uma tragédia. De crimes de ódio a medo do que os outros vão pensar, o texto reflete até mesmo como o meio LGBT lida com a letra T de sua própria sigla.
TEMA: Transexualidade
PERSONAGENS: Anastácia, Zé Tadeu, Luana e Rubens.  


RESUMO: Introdução e estudo da famosa Cia de Teatro Transe em Terra. O jovem artista apresenta seu trabalho e sonho sobre a história do grupo e seu ilustríssimo Mestre Azevedo Castro. Um sonho que se realiza, virar artista do tipo grande, fazer parte da histórica companhia. Para toda escolha uma renúncia, para que cada preferência artística um tipo de suor diferente. Vale a pena a prostituição barata em nome do mercado teatral? 
ASSUNTO: Arte
PERSONAGENS: ATOR e MESTRE AZEVEDO CASTRO 
RESUMO: Amigos de encontros, Esquerdalhão e Direitoso são dois palhaços aprendendo sobre as divergências dos seus lados políticos. Com humor e melodrama, Esquerdalhão e Direitoso discutem sobre o direito à justiça e a convivência em comunidade, com os formatos de sistemas possíveis; cada um com uma posição exageradamente definida e extremista, sempre pendendo para seus respectivos lados. 
ASSUNTO: Política
PERSONAGENS: Esquerdalhão e Direitoso
RESUMO: "Moisés tem mel", mamãe dizia. E no quarto Boate ele faz prostitutos e prostitutas se apaixonarem por suas peculiaridades sexuais. Ninguém consegue trair ou fugir do amor doentio que Moisés oferece.
ASSUNTO: Poder Sexual
PERSONAGENS: Moisés, Edu e Simony
RESUMO: As desconstruções e limites das gerações desde o avô até o neto em uma novela familiar.
ASSUNTO: Desconstruções de preconceitos
PERSONAGENS: Dois atores
RESUMO: Um barco/comunidade dividida por muros e vidros. As pessoas podem se conhecer mesmo se forem de lados diferentes das opiniões, mas há uma burocracia, e deve haver certeza de que um casal possa mesmo conviver com pensamentos tão diferentes em assuntos básicos.
PERSONAGENS: Rebeca, Carlo, Dudu, Leona, Tereza, André, Aline, Capitão Venceslau.
ASSUNTO: Política/Romance
RESUMO: Um circo. O poder masculino na caça às pererecas. A frágil masculinidade e a homossexualidade incompreendida. O poder das pererecas; a muleta do homem.
PERSONAGENS: Sudão, Alex, Popó e Viola.
ASSUNTO: Machismo
RESUMO: Três irmãos e o problema da sexualidade entre familiares em musical. Um dos irmãos é gay e o mais velho não aceita. A caçula e a mãe adoram o novo mundo, o diferente, a liberdade sexual da família. O mais velho conserva o pudor.
PERSONAGENS: Edgar, Leonardo, Angelina, Mãe e Boneca
ASSUNTO: Família/Liberdade sexual
RESUMO: Roma é um homem que decidiu fazer a cirurgia de mudança de sexo, mesmo sabendo das dores e dos desrespeitos que enfrentaria até na sala de cirurgia. Ele não quer deixar de ser um homem, quer apenas que corte fora o seu órgão, numa confusão existencial sobre a sua sexualidade.
PERSONAGENS: Roma, Doutor e Judite
ASSUNTO: Gênero/Transexualidade/Normatividade
RESUMO: Abadon não era pra ter nascido; o aborto não foi bem sucedido. Sua mãe tem um segredo interestelar sobre sua descendência.
PERSONAGENS: Abadon, Mãe e Ragnarok/Oficial de Justiça
ASSUNTO: Possibilidades do universo
RESUMO: Violência transfóbica vem sempre de um machão de passarinho pequeno. Estudos afirmam que homofobia é homossexualidade incompreendida.
PERSONAGENS: Goto/Gogo e Bela/Belo (dois atores)
ASSUNTO: Homofobia/transfobia
RESUMO: Discussão sobre liberdade de expressão em ficção surrealista. Até que ponto podemos zombar da fé do próximo? Até que ponto podemos nos ofender quando riem das nossas verdades? Qual o limite para a experimentação e expressão artística? Qual o limite da dor do ofendido?
PERSONAGENS: Três atores e três atrizes (ou seis artistas)
ASSUNTO: Religião/Sexo/Liberdade de Expressão
RESUMO: Uma família nada tradicional, mas com princípios tradicionais. Avó católica cuida do neto e da neta, órfãos. O tio das crianças, irmão da mãe morta, acha que faz a função de pai. A caçula se exibe na webcam para homens mais velhos. O irmão mais velho, que é gay, foi morar sozinho porque não é boa companhia pra irmã, segundo diz o tio moralista que é cheio de segredos.
PERSONAGENS: Luiz Paulo, Marina, Dona Edna e Tio Ju
ASSUNTO: Família/Religião/Hipocrisia
Sinopse: Paixão não sabe se é homem ou mulher; ele/ela não tem órgão sexual e nem o sistema excretor. Erva espera que Paixão seja macho, para poderem começar a raça humana. Sexo tem tudo a ver com tudo, como sempre, principalmente no início de tudo. Godôzila é um meio lagarto maconheiro alter ego.
Tema/descrição: -
Personagens: Paixão, Erva e Godôzila.
Sinopse: Continuação de O HOMEM VERDE, O DRAMALHÃO E A INJUSTIÇA. Um desenlace surrealista e pós moderno.
Tema/descrição: Mentiras
PERSONAGENS: LAILA, EDUARDO, JOICE, BRENO, BRENO, GUSTAVO, CELSO, CAMILA, ROBERTSON, UM DUENDE, ATRIZ, VOZ.
Sinopse: Histórias e conspirações mentirosas se cruzam num surrealismo novelístico. As mentiras do ser humano escrachadas e discutidas em assuntos como racismo, infidelidade, homossexualidade e um duende. Nunca nada é o que parece. 
Tema/descrição: Mentiras
PERSONAGENS: LAILA, EDUARDO, JOICE, BRENO, BRENO, GUSTAVO, CELSO, CAMILA, ROBERTSON, UM DUENDE, ATRIZ, VOZ.
Sinopse: Um casal esporra hipocrisias e ideologias com bases cristãs em cima do sexo dos outros, envolvendo política e fé.  
Tema/descrição: Sexo/Religião
Personagens: Fagner, Jenyfer e Narrador.
Sinopse: Duas mulheres de diferentes idades se encontram num sex shop. Coincidências absurdas costuram suas histórias com seus atuais companheiros, ambos chamados Jorge. 
Tema/descrição: Coincidências
Personagens: Silvana, Ludmila, Jorge Polônio e Jorge Gustavo.
Sinopse: Um retiro espiritual para mulheres que querem reverter o tesão. Segredos femininos e desejos reprimidos. Submissão ao caralho.
Tema/descrição: Repressão sexual
Personagens: Vanessa, Andressa, Lícia, Marta, Submissa, Maya, Macho e 3 Homens. 
Sinopse: Assim como sugere o título, o espetáculo fala de cu. Três personagens contam sobre as histórias dos seus. E a censura mais uma vez termina com hipocrisia.
Tema/descrição: Cu
Personagens: Anibal, Marcus, Raimunda e Celso Censura
Sinopse: Um acaso planejado. Um sequestro com uma intenção grandiosa e épica. Estudos sobre o macro e o micro do universo deu super poderes a algumas pessoas; uma organização secreta que desejava há séculos encontrar um novo messias para salvar o povo com a poderosa palavra esperança. Eles encontraram um não-voluntário.
Tema/descrição: Física/Sexo/Religião
Personagens: Rodolfo, Ramiro e Alana
Sinopse: Algo cai do céu e faz um buraco entre três personagens. A vida dessas três personagens é apresentada em situações nada aristotélicas. Três histórias que se cruzam em violência, sexo, internet e intelectualismo. Uma crítica a estética e ao cult. Dois finais.
Tema/descrição: Homofobia/Sexo/Teatro
Personagens: Alípio, Tíbio e Lúcio
RESUMO: Gui divide sua realidade solitária com Senhorita Heart, que resmunga o tempo inteiro insatisfeita com a falta de compreensão de suas palavras. Sua vida é esperar por Ratão, jovem moderno e liberal que não compartilha dos mesmos objetivos. Os dois se relacionam por tempos, se encontram e se despedem toda vez; senhorita Heart parece ser o que os prendem. Quando Ratão decide eliminar Senhorita Heart de sua vida para que Gui o deixe em paz, o jogo vira e a ficha cai. Mas infelizmente somente alegorias podem ressuscitar.
Tema/descrição: Amor
Personagens: Gui, Ratão e Senhorita Heart
Sinopse: O texto conta a história de dois jovens que se encontram em um ritual alcoólico quase todos os dias, em um cemitério escuro, rodeados por túmulos e por uma criatura sobrenatural, sempre conversando sobre seus amores impossíveis. A confiança e a dúvida, e os diversos jeitos de amar, são colocados à prova na imatura discussão dos dois jovens prematuros. Um amor um tanto errado pode fazer os dois jovens pagarem um alto preço, principalmente aquele que não souber lidar com o coração. A desgraça de alguns é a felicidade de outros.
Tema/descrição: Amor juvenil/Morte
Personagens: Johny, Duda e Morte
Sinopse: Jovens revolucionários, cansados da hipocrisia dos adultos e do bullyng nas escolas, planejam um sequestro para ganharem atenção e exigirem direitos. O tédio é o que os move e o que os mata.
Tema/descrição: Tédio/Bullyng
Personagens: Ted, Zuleica, Esteffânya, Lindomar, Senhor Rito.
Sinopse: Uma encenação para ensinar um menino considerado caso perdido. As bruxas professoras buscam meninos maus para dar de comida para um monstro. A operação deve dar certo, porque ninguém acredita nessas coisas de fantasia.
Tema/descrição: Bullyng
Personagens: Víbora (Professora Mariela), Mongo (Clóvis), Malvina (Laurinha) e Julinho. 
RESUMO: Pai e filho discutem sobre seus direitos no grau parental. Deveres de filhos e deveres de pais. Violência para educar. O resultado de uma opressão que gera a fuga e o destino de vida bem diferente do que o esperado. A culpa é sempre do mais velho, que deveria transmitir responsabilidade e compreensão.
PERSONAGENS: Dudu e Pai
ASSUNTO: Criação/Influências
RESUMO: Alice convidou Tuco para um sexo sem compromisso. Porém ela é difícil e infantil e possui um monte de segredos. A saga sexual da vida de dois jovens avulsos.
PERSONAGENS: Alice e Tuco
ASSUNTO: Sexo/Vingança



Nenhum comentário:

Postar um comentário