PEÇAS PRÓ-FEMINISTAS

RESUMO: Antônia teve três experiências sobrenaturais na vida, ela viu três homens diferentes dentro do seu quarto. Quais perguntas e quais respostas essas aparições trazem pra realidade?
ASSUNTO: Medo/Trauma
Quase monólogo para uma atriz.
PERSONAGENS: ANTÔNIA, CARA COM CAPA, CARA COM CHAPÉU E CARA COM CELULAR. 

RESUMO: O conto do boto cor de rosa ganha uma nova versão pela Vovó Iaponira, que conheceu a história bem de pertinho.
ASSUNTO: Lendas/Pró feminismo
PERSONAGENS: VOVÓ IAPONIRA, BOTÂNIA (MULHER ROSADA), GUMERCINDO BOI, GUTO (MENINO ROSADO), GUTO (RAPAZ ROSADO), JENYFER, NETOS, CONVIDADOS, APRESENTADOR e VOVÓ IAPONIRA (CRIANÇA).

RESUMO: Depois da moral da clássica história, a vida da cigarra e da formiga conseguiu o equilíbrio perfeito com os outros insetos da Mata. A cigarra percebeu que sem o trabalho da formiga ela não poderia viver, e a formiga percebeu que sem a música da cigarra ela também não poderia. Havia trabalho e cultura para todos, de forma justa, para insetos fêmeas e insetos machos, joaninhas ou borboletas, grilos e vagalumes. Porém a chegada de um sapo pode mudar todo o destino desses seres invertebrados.
ASSUNTO: Vida em comunidade/Preconceitos/Traição
PERSONAGENS: CIGARRITA, FUMIGO, BIBI, ZÉ GRILO, BOBOLETA, JOÃOZINHO, VAGALÚ, SAPONALDO, SPY, DUDU, MAMÃE RAINHA, ABELHAS e
OUTROS INSETOS

RESUMO: Depois da morte todos somos julgados por nossos erros aqui na Terra, mas a justiça é tratada diferente pra cada pessoa. Alguns podem escolher pra onde vão, mesmo depois de mortos; outros são enviados direto pro inferno. Nesse espetáculo vemos os julgamentos de três indivíduos recém desencarnados.
ASSUNTO: Racismo/Machismo/Homofobia/Deus(a)
PERSONAGENS: ÁGATHA, MARIELA, KAUAN, BRANCA, LU, FERIADO, REGINA DUARTE, DEUSINHA, DIEGO, POTYGUARA E ENTIDADES. 

RESUMO: Rotina do Conselho Municipal de um tempo no futuro. Discussão política e bandeira levantada descaradamente, sobre a divisão da esquerda e da direita no Brasil. Novela dramática a musicada.
ASSUNTO: POLÍTICA
PERSONAGENS: SAMIA, GUIBO, JAIRSON JUNIOR, JAIRSON SEGUNDO, JAIRSON TERCEIRO, MARIA DO ROSÁRIO, JOICE, ROBERTO, PRESIDENTE DO CONSELHO, MEMBROS DA ESQUERDA e MEMBROS DA DIREITA.

RESUMO: Bicha-Papudo é um homem egocêntrico e orgulhoso, que não carrega culpa nenhuma e nunca está errado. Se acha blindado no erro e quer ter o espetáculo só para si. Tanto é seu egocentrismo que nessa sinopse e no título da peça somente o nome dele é citado.
ASSUNTO: RACISMO/MACHISMO/LGBT
PERSONAGENS: BICHA-PAPUDO, LALU E MARIEL.

RESUMO: Os monstros mais famosos das histórias se reúnem para discutir sobre o bem e o mal, e também pra entender a dor de cada um.
ASSUNTO: Bem e Mal
PERSONAGENS: MARGA (BRUXA), CHIFRÃO (MONSTRO), ELIOT (ALIENÍGENA), PIADA (PALHAÇO) E DOUTORA.

RESUMO: Antônio teve mulheres que provaram amá-lo sem motivos, mesmo quando ele é incapacitado de retribuir esse amor. Amigas que o tempo colocou no caminho e que deram espaço para uma missão bem mais especial. Porque o amor é coisa de mulher.
ASSUNTO: Amor
PERSONAGENS: Antônio, Camila, Naty, Thaís e Doutor.

RESUMO: Uma noite incomum de karaokê no Bar do Mauro, mais conhecido como Bar do Mau. O choro do bêbado masculino se torna piada quando a vingança feminina vem fazer sangue, na legítima defesa.
ASSUNTO: Pró-feminismo
PERSONAGENS: ANTÔNIO, MAURO, BÊBADO E DENISE.

RESUMO: Grandes monstros surgiram de repente e dizimaram com a população. A memória gravada na Super-Máscara poderia ser a salvação, mas talvez a humanidade esteja fadada à extinção completa.
ASSUNTO: Heróis/Máscaras
PERSONAGENS: DIOGO, ISA (VOZ), GRANDÃO, NARRADOR e MOÇA (OPCIONAL)

RESUMO: Nessa festa em teatro de rua, toda discussão se resolve com música, poesia e soco na boca. O mais forte sempre vence, é assim que é. Como rebater a violência sem violência?
ASSUNTO: Violência/Política
PARA CINCO OU MAIS ARTISTAS. 

RESUMO: Daniel está prestes a pular de uma ponte. Várias pessoas param pra socorrer, porém alguns segredos podem mudar todo julgamento da cena.
ASSUNTO: Suicídio/Pedofilia
PERSONAGENS: DANIEL, RICARDO, SILMARA, JAQUE, ANDRÉ, VITOR, PESSOAS E POLICIAIS.

RESUMO: Dra. Manoela reúne três pacientes que dizem ouvir vozes e possuem histórias de visões do sobrenatural. A busca pela verdade, sendo científica ou divina, é o principal foco da terapia, pela crise existencial de todos os personagens, inclusive da própria Dra. Manoela, inclusive do próprio autor da peça. Traumas e visões se chocam no drama pessoal de todos os indivíduos, e eles estão todos conectados, às vezes até sendo um indivíduo só, às vezes não.
ASSUNTO: Consciência/Deus
PERSONAGENS: DRA. MANOELA, DIRCE, LUCAS, SOFIA, GUTO E ESCRITOR.

RESUMO: No Grande Jardim Mágico de Todas as Coisas é possível plantar qualquer coisa, desde árvores de bombons até mesmo árvores de carinho. Jaqueline é uma menina aventureira que vai descobrir sua missão na história, aprendendo também com o sonho dos outros e lidando com os próprios erros.
ASSUNTO: Existencialismo/Crítica social
PERSONAGENS: JAQUELINE, BOMBOM, BEIJIN, MR. ELEONÓRIO, PATRÍCIA, INSTAGRÃO, DINDIN, ARMANDO, NÁDIA, BÊBADO 1, BÊBADO 2, ÁRVORE MÚSICO 1, ÁRVORE MÚSICO 2 e ÁRVORE MÚSICO 3.

RESUMO: Espetáculo musical  com discussão de gênero para crianças. Toninho é um garoto comum, que enxerga as mulheres ao seu redor com desprezo ao mesmo tempo com certo interesse. Três garotas vindas de outro planeta formam a Banda das Garotas Alienígenas e trazem música e mensagem para mostrar pro Toninho como ele pode ajudar as mulheres do planeta Terra na luta pela liberdade e amor de todos.
ASSUNTO: Feminismo para meninos
PERSONAGENS: TONINHO, GALÁKTA, PLUTÁKTA E LUNÁKTA.

RESUMO: Amanda fugiu de casa e foi viver na cidade grande. Todo mundo tem comentado sobre a sua nova vida, cada um com seu julgamento pessoal sobre o caso. Frederico, mais conhecido como Freddy Krueger, padrasto e tutor da menina, guarda segredos sobre o acontecido. Um drama musical sobre as mazelas do machismo.
ASSUNTO: Feminismo/Abuso sexual/Aborto
PERSONAGENS: AMANDA, NENÊ, MIA, DUDU, FREDERICO, LIPA E LÉO.

RESUMO: Um print de Bêne comentando com um amigo sobre como comeu Flor viraliza e todo mundo fica sabendo. Um caso de exposição sexual  pode destruir a vida de uma mulher, enquanto o homem sai ileso usufruindo da pinta de garanhão. Acreditar em carma divino ajuda a continuar a seguir a vida sem odiar os escrotos, mas se ainda há interesse em salvá-los, essa peça não consegue ajudar realmente com uma conclusão. Não é um manual, é uma reflexão no pensamento de se há tempo hábil pra salvar todos eles e se eles merecem a tentativa.
ASSUNTO: Machismo/Feminismo/Transexualidade/Poder
PERSONAGENS: FLOR, KEILA, BIANCA, TIAGO, BÊNE e ALANA.

RESUMO: Adaptado do texto "Liberdade, Liberdade" de Millôr Fernandes e Flávio Rangel. Atualização livre da obra com cenas inéditas.
ASSUNTO: Liberdade
ATORES  BRUNO, CLARISSA, GABRIEL, GERSON, LAERTE, LETÍCIA, MARCELA, MARIANA, MAURO, TAYNE e VINICÍUS
RESUMO: Histórias parecidas que podem se repetir na realidade ou na ficção, pois a probabilidade de um raio cair duas vezes no mesmo lugar é mínima, mas existe. Zé e Nina se esforçam para serem seres parecidos, que possam conviver juntos e formar um casal; mas a cultura é um lance complicado e ambos vão descobrir em filosofia existencial que o ser humano é um ser contraditório, e sem querer tirar a culpa de cada um do cartório de seus erros e até de assassinatos, a novela se repete quantas vezes for necessário. 
ASSUNTO: Relacionamentos/Preconceitos
PERSONAGENS: NINA e ZÉ 
RESUMO: Amigos de encontros, Esquerdalhão e Direitoso são dois palhaços aprendendo sobre as divergências dos seus lados políticos. Com humor e melodrama, Esquerdalhão e Direitoso discutem sobre o direito à justiça e a convivência em comunidade, com os formatos de sistemas possíveis; cada um com uma posição exageradamente definida e extremista, sempre pendendo para seus respectivos lados. 
ASSUNTO: Política
PERSONAGENS: Esquerdalhão e Direitoso
RESUMO: Ao som dos melhores e mais conhecidos pagodes, uma breve história de um amor compulsivo. Pedro não sabe bem o que é amor e confunde o poder de romance de suas músicas com obrigação de reciprocidade da amada.
PERSONAGENS: Pedro e Garota/Inaraí/Doutora/Moça/Mãe (mesma atriz)
ASSUNTO: Relacionamentos abusivos
RESUMO: Um barco/comunidade dividida por muros e vidros. As pessoas podem se conhecer mesmo se forem de lados diferentes das opiniões, mas há uma burocracia, e deve haver certeza de que um casal possa mesmo conviver com pensamentos tão diferentes em assuntos básicos.
PERSONAGENS: Rebeca, Carlo, Dudu, Leona, Tereza, André, Aline, Capitão Venceslau.
ASSUNTO: Política/Romance
RESUMO: Um circo. O poder masculino na caça às pererecas. A frágil masculinidade e a homossexualidade incompreendida. O poder das pererecas; a muleta do homem.
PERSONAGENS: Sudão, Alex, Popó e Viola.
ASSUNTO: Machismo
RESUMO: Clarissa e Andreia sequestram um possível estuprador, um homem qualquer, Leandro. A vingança dos traumas do machismo pode ser (e é compreensível que seja) tão violento quanto a força masculina de persuasão.
PERSONAGENS: Clarissa, Andreia e Leandro.
ASSUNTO: Machismo
RESUMO: Nana gosta tanto de filmes de Super-Heróis como de filmes de Princesas, mas Claudinha acha isso um absurdo porque tem que ter coisas de menina e coisas de menino. Um dia Nana descobre que seu aparelho de DVD faz os personagens dos seus filmes prediletos virarem realidade, e a Elsa do filme Frozen e o Peter Parker do Homem-Aranha vêm ajudar a mostrar pra Claudinha que todos podem gostar do que quiser.
PERSONAGENS: Nana, Claudinha, Elsa, Peter Parker e Mãe de Nana (voz).
ASSUNTO: Discussão de gênero para crianças
RESUMO: Novela teatral que discute a liberdade e a disputa por espaço no planeta. A Dona do Sol ficou conhecida por esse nome depois de processar famílias que construíram um edifício em frente ao seu sol de fim de tarde. Considerada fria e egoísta, também é proibida de expôr suas opiniões em uma rádio pirata, seu segundo refúgio em desespero. Depois de muita luta, porém, a Dona decide abrir mão dos seus direitos para não atrapalhar os direitos dos outros. E a busca por espaço continua em outros cantos, em outros assuntos, em outros refúgios.
PERSONAGENS: Dona, Juiz, Advogados, Promotores, Policiais, Júri, Repórteres, Cigana, Famílias e Dona Carla
ASSUNTO: Liberdade e direito ao espaço
RESUMO: Discussão sobre liberdade de expressão em ficção surrealista. Até que ponto podemos zombar da fé do próximo? Até que ponto podemos nos ofender quando riem das nossas verdades? Qual o limite para a experimentação e expressão artística? Qual o limite da dor do ofendido?
PERSONAGENS: Três atores e três atrizes (ou seis artistas)
ASSUNTO: Religião/Sexo/Liberdade de Expressão
Sinopse: Pigman é o macho que comanda a realidade do espetáculo. Ele transa quando e quantas vezes quiser; ele goza na cara das mulheres que merecem serem tratadas como lixo. Vaca é considerada vaca pelas roupas; Angel é considerada santa pelo discurso. As duas sofrem as consequências da própria disseminação do machismo.
Tema/descrição: Machismo.
Personagens: Pigman, Vaca e Angel.
Sinopse: Cora é uma vadia e será apedrejada em público. Ela só tem medo de ser esquecida. De resto, enquanto as más línguas a apedrejam, as boas a lambem. 
Tema/descrição: Liberdade Sexual
PERSONAGENS: CORA, SAMUEL, GABRIEL, RAFAEL, JACÓ (corifeu) e O POVO (coro)
Sinopse: Um casal esporra hipocrisias e ideologias com bases cristãs em cima do sexo dos outros, envolvendo política e fé.  
Tema/descrição: Sexo/Religião
Personagens: Fagner, Jenyfer e Narrador.
Sinopse: Um pastor de uma igreja evangélica cospe hipocrisias. Uma jovem é atentada pelo demônio apenas por duvidar.
Tema/descrição: Religião/Sexo
Personagens: Pastor Ludivino e Jéssica
Sinopse: Um retiro espiritual para mulheres que querem reverter o tesão. Segredos femininos e desejos reprimidos. Submissão ao caralho.
Tema/descrição: Repressão sexual
Personagens: Vanessa, Andressa, Lícia, Marta, Submissa, Maya, Macho e 3 Homens. 
Sinopse: Assim como sugere o título, o espetáculo fala de cu. Três personagens contam sobre as histórias dos seus. E a censura mais uma vez termina com hipocrisia.
Tema/descrição: Cu
Personagens: Anibal, Marcus, Raimunda e Celso Censura


Nenhum comentário:

Postar um comentário