PEÇAS COM DISCUSSÃO SOBRE GÊNERO

RESUMO: Um programa de reality show que a disputa é entre morrer ou ganhar 1 milhão de reais. Discussão da moralidade dos sonhos e desejos que queremos (e podemos) conquistar. 
ASSUNTO: Poder da mente
PERSONAGENS: ELU, ELX, ELI, GODOTY, HOMEM, MULHER, NARRADOR E ASSISTENTES

RESUMO: Depois da moral da clássica história, a vida da cigarra e da formiga conseguiu o equilíbrio perfeito com os outros insetos da Mata. A cigarra percebeu que sem o trabalho da formiga ela não poderia viver, e a formiga percebeu que sem a música da cigarra ela também não poderia. Havia trabalho e cultura para todos, de forma justa, para insetos fêmeas e insetos machos, joaninhas ou borboletas, grilos e vagalumes. Porém a chegada de um sapo pode mudar todo o destino desses seres invertebrados.
ASSUNTO: Vida em comunidade/Preconceitos/Traição
PERSONAGENS: CIGARRITA, FUMIGO, BIBI, ZÉ GRILO, BOBOLETA, JOÃOZINHO, VAGALÚ, SAPONALDO, SPY, DUDU, MAMÃE RAINHA, ABELHAS e
OUTROS INSETOS

RESUMO: Depois da morte todos somos julgados por nossos erros aqui na Terra, mas a justiça é tratada diferente pra cada pessoa. Alguns podem escolher pra onde vão, mesmo depois de mortos; outros são enviados direto pro inferno. Nesse espetáculo vemos os julgamentos de três indivíduos recém desencarnados.
ASSUNTO: Racismo/Machismo/Homofobia/Deus(a)
PERSONAGENS: ÁGATHA, MARIELA, KAUAN, BRANCA, LU, FERIADO, REGINA DUARTE, DEUSINHA, DIEGO, POTYGUARA E ENTIDADES. 

RESUMO: Rotina do Conselho Municipal de um tempo no futuro. Discussão política e bandeira levantada descaradamente, sobre a divisão da esquerda e da direita no Brasil. Novela dramática a musicada.
ASSUNTO: POLÍTICA
PERSONAGENS: SAMIA, GUIBO, JAIRSON JUNIOR, JAIRSON SEGUNDO, JAIRSON TERCEIRO, MARIA DO ROSÁRIO, JOICE, ROBERTO, PRESIDENTE DO CONSELHO, MEMBROS DA ESQUERDA e MEMBROS DA DIREITA.

RESUMO: Bicha-Papudo é um homem egocêntrico e orgulhoso, que não carrega culpa nenhuma e nunca está errado. Se acha blindado no erro e quer ter o espetáculo só para si. Tanto é seu egocentrismo que nessa sinopse e no título da peça somente o nome dele é citado.
ASSUNTO: RACISMO/MACHISMO/LGBT
PERSONAGENS: BICHA-PAPUDO, LALU E MARIEL.

RESUMO: Os monstros mais famosos das histórias se reúnem para discutir sobre o bem e o mal, e também pra entender a dor de cada um.
ASSUNTO: Bem e Mal
PERSONAGENS: MARGA (BRUXA), CHIFRÃO (MONSTRO), ELIOT (ALIENÍGENA), PIADA (PALHAÇO) E DOUTORA.

RESUMO: Uma noite incomum de karaokê no Bar do Mauro, mais conhecido como Bar do Mau. O choro do bêbado masculino se torna piada quando a vingança feminina vem fazer sangue, na legítima defesa.
ASSUNTO: Pró-feminismo
PERSONAGENS: ANTÔNIO, MAURO, BÊBADO E DENISE.

RESUMO: Num futuro de um universo não muito distante, onde a verdade foi decidida por um único rei ditador, cinco jovens vão vasculhar o casarão onde vivem exilados os últimos professores/cientistas da cidade. Lara quer a verdade, mas Suzaninha quer desmascarar os doutrinadores feiticeiros. Eles vão descobrir que o certo e o errado, que o bem e o mal são relativos e podem ser pontos de vistas. E que tudo que existe nesse exato instante faz parte da grande jornada.
ASSUNTO: Bem e Mal/Decisões/Ciência/Espiritualidade
PERSONAGENS: BINHO, LARA, CLAUDINEI, SUZANINHA, BUIÚ, TIA SIL, TIA MÁ, CARA-DE-COISA-RUIM (SEU TOMÁS), MESTRE DIRETOR (MASCARADO/FANTASMA), CHICLETES (GATO; BONECO), NÁDIA (HOLOGRAFIA), SÓCRATES (HOLOGRAFIA), ENTIDADES (HOLOGRAFIAS), INTERROGADOR, APRESENTADOR (VOZ), MULHER (VOZ), POLÍTICO (VOZ), LINASGARNORRIANOS (HOLOGRAFIAS) e
DEUSA

RESUMO: Livremente inspirado em uma versão da história da morte do artista Jorge Lafond envolvendo o Padre Marcelo Rossi.
ASSUNTO: Homofobia/deus
PERSONAGENS: PADRE, VERA, PRODUTORES E ENFERMEIROS.

RESUMO: O Príncipe Belo foi trancafiado em uma torre por seu Papai Rei, para esconder um misterioso segredo de seu filho. Uma terrorista surge para libertar Belo de sua prisão, porém descobrir e aprender sobre seu próprio segredo pode ser mais perigoso do que parece.
ASSUNTO: Educação Sexual/Gênero para crianças
PERSONAGENS: BELO, POLACA, PAPAI REI, NARRADOR, ROLO (BONECO), PECA (BONECA), DITA (BONECO/BONECA), CÉLEBOS (BONECOS/BONECAS).

RESUMO: Espetáculo musical  com discussão de gênero para crianças. Toninho é um garoto comum, que enxerga as mulheres ao seu redor com desprezo ao mesmo tempo com certo interesse. Três garotas vindas de outro planeta formam a Banda das Garotas Alienígenas e trazem música e mensagem para mostrar pro Toninho como ele pode ajudar as mulheres do planeta Terra na luta pela liberdade e amor de todos.
ASSUNTO: Feminismo para meninos
PERSONAGENS: TONINHO, GALÁKTA, PLUTÁKTA E LUNÁKTA.

RESUMO: Continuação da peça "Contos Caipiras de Terror da Vovó" com os mesmos personagens agora mais adolescentes. Soninha, Júlio e Chico agora contam três histórias de terror que aconteceram em escolas.
ASSUNTO: Contos de terror/Discussão de gênero
PERSONAGENS: SONINHA, JÚLIO E CHICO.

RESUMO: Amanda fugiu de casa e foi viver na cidade grande. Todo mundo tem comentado sobre a sua nova vida, cada um com seu julgamento pessoal sobre o caso. Frederico, mais conhecido como Freddy Krueger, padrasto e tutor da menina, guarda segredos sobre o acontecido. Um drama musical sobre as mazelas do machismo.
ASSUNTO: Feminismo/Abuso sexual/Aborto.
PERSONAGENS: AMANDA, NENÊ, MIA, DUDU, FREDERICO, LIPA E LÉO

RESUMO: Um print de Bêne comentando com um amigo sobre como comeu Flor viraliza e todo mundo fica sabendo. Um caso de exposição sexual  pode destruir a vida de uma mulher, enquanto o homem sai ileso usufruindo da pinta de garanhão. Acreditar em carma divino ajuda a continuar a seguir a vida sem odiar os escrotos, mas se ainda há interesse em salvá-los, essa peça não consegue ajudar realmente com uma conclusão. Não é um manual, é uma reflexão no pensamento de se há tempo hábil pra salvar todos eles e se eles merecem a tentativa.
ASSUNTO: Machismo/Feminismo/Transexualidade/Poder
PERSONAGENS: FLOR, KEILA, BIANCA, TIAGO, BÊNE e ALANA.

RESUMO: Quatro romances que poderiam ser do tipo clássico; daqueles bem fofos, de cidade do interior, com início em festa de santo, narrados com rimas e músicas bregas. Isso se a paixão dos narradores não acontecessem por pessoas não consideradas normais perante a sociedade, se não fosse o preconceito e a arrogância (e até mesmo o medo e a maldade) dos primeiros amantes. Cem gramas de músculo a mais ou a menos no meio das pernas não deveria impedir a chance de acontecer um grande e único romance; mas nessa história, tudo é uma tragédia. De crimes de ódio a medo do que os outros vão pensar, o texto reflete até mesmo como o meio LGBT lida com a letra T de sua própria sigla.
TEMA: Transexualidade
PERSONAGENS: Anastácia, Zé Tadeu, Luana e Rubens.    
RESUMO: Histórias parecidas que podem se repetir na realidade ou na ficção, pois a probabilidade de um raio cair duas vezes no mesmo lugar é mínima, mas existe. Zé e Nina se esforçam para serem seres parecidos, que possam conviver juntos e formar um casal; mas a cultura é um lance complicado e ambos vão descobrir em filosofia existencial que o ser humano é um ser contraditório, e sem querer tirar a culpa de cada um do cartório de seus erros e até de assassinatos, a novela se repete quantas vezes for necessário. 
ASSUNTO: Relacionamentos/Preconceitos
PERSONAGENS: NINA e ZÉ 
RESUMO: Segredos de um menino e uma menina revelados em salvamento botânico de uma era de extinção. Remédios, feitiçarias, alquimia ou drogaria em criação da mutação artificial é ruim ou é bom?
ASSUNTO: Existencialismo da natureza
PERSONAGENS: Menina, Menino, Flor (boneco falante) e Planta (boneco mudo).
(Texto escrito para Jenyffer Lisboa Coelho, amiga e atriz)
RESUMO: Amigos de encontros, Esquerdalhão e Direitoso são dois palhaços aprendendo sobre as divergências dos seus lados políticos. Com humor e melodrama, Esquerdalhão e Direitoso discutem sobre o direito à justiça e a convivência em comunidade, com os formatos de sistemas possíveis; cada um com uma posição exageradamente definida e extremista, sempre pendendo para seus respectivos lados. 
ASSUNTO: Política
PERSONAGENS: Esquerdalhão e Direitoso
RESUMO: Um barco/comunidade dividida por muros e vidros. As pessoas podem se conhecer mesmo se forem de lados diferentes das opiniões, mas há uma burocracia, e deve haver certeza de que um casal possa mesmo conviver com pensamentos tão diferentes em assuntos básicos.
PERSONAGENS: Rebeca, Carlo, Dudu, Leona, Tereza, André, Aline, Capitão Venceslau.
ASSUNTO: Política/Romance
RESUMO: Nana gosta tanto de filmes de Super-Heróis como de filmes de Princesas, mas Claudinha acha isso um absurdo porque tem que ter coisas de menina e coisas de menino. Um dia Nana descobre que seu aparelho de DVD faz os personagens dos seus filmes prediletos virarem realidade, e a Elsa do filme Frozen e o Peter Parker do Homem-Aranha vêm ajudar a mostrar pra Claudinha que todos podem gostar do que quiser.
PERSONAGENS: Nana, Claudinha, Elsa, Peter Parker e Mãe de Nana (voz).
ASSUNTO: Discussão de gênero para crianças
RESUMO: Três irmãos e o problema da sexualidade entre familiares em musical. Um dos irmãos é gay e o mais velho não aceita. A caçula e a mãe adoram o novo mundo, o diferente, a liberdade sexual da família. O mais velho conserva o pudor.
PERSONAGENS: Edgar, Leonardo, Angelina, Mãe e Boneca
ASSUNTO: Família/Liberdade sexual
RESUMO: Roma é um homem que decidiu fazer a cirurgia de mudança de sexo, mesmo sabendo das dores e dos desrespeitos que enfrentaria até na sala de cirurgia. Ele não quer deixar de ser um homem, quer apenas que corte fora o seu órgão, numa confusão existencial sobre a sua sexualidade.
PERSONAGENS: Roma, Doutor e Judite
ASSUNTO: Gênero/Transexualidade/Normatividade 
RESUMO: Abadon não era pra ter nascido; o aborto não foi bem sucedido. Sua mãe tem um segredo interestelar sobre sua descendência.
PERSONAGENS: Abadon, Mãe e Ragnarok/Oficial de Justiça
ASSUNTO: Possibilidades do universo
RESUMO: Violência transfóbica vem sempre de um machão de passarinho pequeno. Estudos afirmam que homofobia é homossexualidade incompreendida.
PERSONAGENS: Goto/Gogo e Bela/Belo (dois atores)
ASSUNTO: Homofobia/transfobia
RESUMO: As desconstruções e limites das gerações desde o avô até o neto em uma novela familiar.
ASSUNTO: Desconstruções de preconceitos

PERSONAGENS: Pode ser interpretado com dois atores. COLABORADOR MAIS VELHO, RONALDO COM 30 ANOS, RONALDO COM 19 ANOS, RONALDO COM 50 ANOS, PAI DE RONALDO, PAI DE RONALDO CRIANÇA, PAI DE RONALDO JOVEM, PAI DE RONALDO VELHO, AVÔ DE RONALDO, AVÓ DE RONALDO (pode ser uma boneca), MÃE DE RONALDO, URSINHO PIMPÃO, FILHA/O TRANSEXUAL DE RONALDO e OUTRO COLABORADOR JOVEM.
RESUMO: Discussão sobre liberdade de expressão em ficção surrealista. Até que ponto podemos zombar da fé do próximo? Até que ponto podemos nos ofender quando riem das nossas verdades? Qual o limite para a experimentação e expressão artística? Qual o limite da dor do ofendido?
PERSONAGENS: Três atores e três atrizes (ou seis artistas)
ASSUNTO: Religião/Sexo/Liberdade de Expressão
RESUMO: Uma família nada tradicional, mas com princípios tradicionais. Avó católica cuida do neto e da neta, órfãos. O tio das crianças, irmão da mãe morta, acha que faz a função de pai. A caçula se exibe na webcam para homens mais velhos. O irmão mais velho, que é gay, foi morar sozinho porque não é boa companhia pra irmã, segundo diz o tio moralista que é cheio de segredos.
PERSONAGENS: Luiz Paulo, Marina, Dona Edna e Tio Ju
ASSUNTO: Família/Religião/Hipocrisia
Sinopse: Paixão não sabe se é homem ou mulher; ele/ela não tem órgão sexual e nem o sistema excretor. Erva espera que Paixão seja macho, para poderem começar a raça humana. Sexo tem tudo a ver com tudo, como sempre, principalmente no início de tudo. Godôzila é um meio lagarto maconheiro alter ego.
Tema/descrição: -
Personagens: Paixão, Erva e Godôzila.
Sinopse: Histórias e conspirações mentirosas se cruzam num surrealismo novelístico. As mentiras do ser humano escrachadas e discutidas em assuntos como racismo, infidelidade, homossexualidade e um duende. Nunca nada é o que parece. 
Tema/descrição: Mentiras
PERSONAGENS: LAILA, EDUARDO, JOICE, BRENO, BRENO, GUSTAVO, CELSO, CAMILA, ROBERTSON, UM DUENDE, ATRIZ, VOZ.
Sinopse: Um casal esporra hipocrisias e ideologias com bases cristãs em cima do sexo dos outros, envolvendo política e fé.  
Tema/descrição: Sexo/Religião
Personagens: Fagner, Jenyfer e Narrador.
Sinopse: Conhecidos de ponto de ônibus trocam dúvidas existenciais. Sexo é uma coisa comum e banal. Uma camuflagem para a rotina da espera; a espera de um grande acontecimento. 
Tema/descrição: Existencialismo/Espera/Arte
Personagens: Mymo e Ariel
Sinopse: Duas mulheres de diferentes idades se encontram num sex shop. Coincidências absurdas costuram suas histórias com seus atuais companheiros, ambos chamados Jorge. 
Tema/descrição: Coincidências
Personagens: Silvana, Ludmila, Jorge Polônio e Jorge Gustavo.
Sinopse: Um pastor de uma igreja evangélica cospe hipocrisias. Uma jovem é atentada pelo demônio apenas por duvidar.
Tema/descrição: Religião/Sexo
Personagens: Pastor Ludivino e Jéssica
Sinopse: Um retiro espiritual para mulheres que querem reverter o tesão. Segredos femininos e desejos reprimidos. Submissão ao caralho.
Tema/descrição: Repressão sexual
Personagens: Vanessa, Andressa, Lícia, Marta, Submissa, Maya, Macho e 3 Homens. 
Sinopse: Assim como sugere o título, o espetáculo fala de cu. Três personagens contam sobre as histórias dos seus. E a censura mais uma vez termina com hipocrisia.
Tema/descrição: Cu
Personagens: Anibal, Marcus, Raimunda e Celso Censura
Sinopse: Um acaso planejado. Um sequestro com uma intenção grandiosa e épica. Estudos sobre o macro e o micro do universo deu super poderes a algumas pessoas; uma organização secreta que desejava há séculos encontrar um novo messias para salvar o povo com a poderosa palavra esperança. Eles encontraram um não-voluntário.
Tema/descrição: Física/Sexo/Religião
Personagens: Rodolfo, Ramiro e Alana
Sinopse: Algo cai do céu e faz um buraco entre três personagens. A vida dessas três personagens é apresentada em situações nada aristotélicas. Três histórias que se cruzam em violência, sexo, internet e intelectualismo. Uma crítica a estética e ao cult. Dois finais.
Tema/descrição: Homofobia/Sexo/Teatro
Personagens: Alípio, Tíbio e Lúcio
RESUMO: Gui divide sua realidade solitária com Senhorita Heart, que resmunga o tempo inteiro insatisfeita com a falta de compreensão de suas palavras. Sua vida é esperar por Ratão, jovem moderno e liberal que não compartilha dos mesmos objetivos. Os dois se relacionam por tempos, se encontram e se despedem toda vez; senhorita Heart parece ser o que os prendem. Quando Ratão decide eliminar Senhorita Heart de sua vida para que Gui o deixe em paz, o jogo vira e a ficha cai. Mas infelizmente somente alegorias podem ressuscitar.
Tema/descrição: Amor
Personagens: Gui, Ratão e Senhorita Heart
Sinopse: O texto conta a história de dois jovens que se encontram em um ritual alcoólico quase todos os dias, em um cemitério escuro, rodeados por túmulos e por uma criatura sobrenatural, sempre conversando sobre seus amores impossíveis. A confiança e a dúvida, e os diversos jeitos de amar, são colocados à prova na imatura discussão dos dois jovens prematuros. Um amor um tanto errado pode fazer os dois jovens pagarem um alto preço, principalmente aquele que não souber lidar com o coração. A desgraça de alguns é a felicidade de outros.
Tema/descrição: Amor juvenil/Morte
Personagens: Johny, Duda e Morte
Sinopse: Jovens revolucionários, cansados da hipocrisia dos adultos e do bullyng nas escolas, planejam um sequestro para ganharem atenção e exigirem direitos. O tédio é o que os move e o que os mata.
Tema/descrição: Tédio/Bullyng
Personagens: Ted, Zuleica, Esteffânya, Lindomar, Senhor Rito.
Sinopse: Uma encenação para ensinar um menino considerado caso perdido. As bruxas professoras buscam meninos maus para dar de comida para um monstro. A operação deve dar certo, porque ninguém acredita nessas coisas de fantasia.
Tema/descrição: Bullyng
Personagens: Víbora (Professora Mariela), Mongo (Clóvis), Malvina (Laurinha) e Julinho. 
RESUMO: Pai e filho discutem sobre seus direitos no grau parental. Deveres de filhos e deveres de pais. Violência para educar. O resultado de uma opressão que gera a fuga e o destino de vida bem diferente do que o esperado. A culpa é sempre do mais velho, que deveria transmitir responsabilidade e compreensão.
PERSONAGENS: Dudu e Pai
ASSUNTO: Criação/Influências
RESUMO: Alice convidou Tuco para um sexo sem compromisso. Porém ela é difícil e infantil e possui um monte de segredos. A saga sexual da vida de dois jovens avulsos.
PERSONAGENS: Alice e Tuco
ASSUNTO: Sexo/Vingança


Nenhum comentário:

Postar um comentário