PEÇAS SOBRE LIBERDADE DE EXPRESSÃO

RESUMO: Uma doutrinação perigosa de vagabundo.
ASSUNTO: Arte
PERSONAGENS: Mascarado

RESUMO: Drama familiar com lado político. Dois irmãos gêmeos em pé de guerra. Quem é quem nessa briga?
ASSUNTO: Polarização política
PERSONAGENS: DADO, MARCEL, FÁTIMA, IRENE, JOÃO, REPÓRTER (VOZ) E SIMONE. 

RESUMO: Rotina do Conselho Municipal de um tempo no futuro. Discussão política e bandeira levantada descaradamente, sobre a divisão da esquerda e da direita no Brasil. Novela dramática a musicada.
ASSUNTO: POLÍTICA
PERSONAGENS: SAMIA, GUIBO, JAIRSON JUNIOR, JAIRSON SEGUNDO, JAIRSON TERCEIRO, MARIA DO ROSÁRIO, JOICE, ROBERTO, PRESIDENTE DO CONSELHO, MEMBROS DA ESQUERDA e MEMBROS DA DIREITA.

RESUMO: Toninho conta as coisas que vê na janela do seu quarto, mas que só vê quando está do lado de fora da janela do quarto, dentro não. Seres celestiais e divinos surgem na história, alguns bons e alguns maus, e todos cheios de filosofias cotidianas.
ASSUNTO: Sonhos/Imaginação/Teatro
PERSONAGENS: TONINHO, FADA (BONECO), DUENDE (BONECO), ANJINHA (BONECO), DIABINHO (BONECO), BICHO-PAPÃO (BONECO) e MÃE (VOZ)

RESUMO: O palhacinho está triste e decidiu se revoltar contra as normas. Querem que ele conte uma piada, mas ele tem outras urgências.
ASSUNTO: Importância da arte
PERSONAGENS: PALHACINHO

RESUMO: Totonho precisa ganhar um dinheirinho pra comprar um tênis novo e melhorar de vida e aceita a ideia de Pacocó de virarem palhaços de rua.
ASSUNTO: Função da Arte/Meio Ambiente
PERSONAGENS: TOTONHO E PACOCÓ

RESUMO: Num futuro de um universo não muito distante, onde a verdade foi decidida por um único rei ditador, cinco jovens vão vasculhar o casarão onde vivem exilados os últimos professores/cientistas da cidade. Lara quer a verdade, mas Suzaninha quer desmascarar os doutrinadores feiticeiros. Eles vão descobrir que o certo e o errado, que o bem e o mal são relativos e podem ser pontos de vistas. E que tudo que existe nesse exato instante faz parte da grande jornada.
ASSUNTO: Bem e Mal/Decisões/Ciência/Espiritualidade
PERSONAGENS: BINHO, LARA, CLAUDINEI, SUZANINHA, BUIÚ, TIA SIL, TIA MÁ, CARA-DE-COISA-RUIM (SEU TOMÁS), MESTRE DIRETOR (MASCARADO/FANTASMA), CHICLETES (GATO; BONECO), NÁDIA (HOLOGRAFIA), SÓCRATES (HOLOGRAFIA), ENTIDADES (HOLOGRAFIAS), INTERROGADOR, APRESENTADOR (VOZ), MULHER (VOZ), POLÍTICO (VOZ), LINASGARNORRIANOS (HOLOGRAFIAS) e
DEUSA

RESUMO: Nessa festa em teatro de rua, toda discussão se resolve com música, poesia e soco na boca. O mais forte sempre vence, é assim que é. Como rebater a violência sem violência?
ASSUNTO: Violência/Política
PARA CINCO OU MAIS ARTISTAS. 

RESUMO: Continuação da peça "Contos Caipiras de Terror da Vovó" com os mesmos personagens agora mais adolescentes. Soninha, Júlio e Chico agora contam três histórias de terror que aconteceram em escolas.
ASSUNTO: Contos de terror/Discussão de gênero
PERSONAGENS: SONINHA, JÚLIO E CHICO.

RESUMO: Amanda fugiu de casa e foi viver na cidade grande. Todo mundo tem comentado sobre a sua nova vida, cada um com seu julgamento pessoal sobre o caso. Frederico, mais conhecido como Freddy Krueger, padrasto e tutor da menina, guarda segredos sobre o acontecido. Um drama musical sobre as mazelas do machismo.
ASSUNTO: Feminismo/Abuso sexual/Aborto.
PERSONAGENS: AMANDA, NENÊ, MIA, DUDU, FREDERICO, LIPA E LÉO

RESUMO: Um print de Bêne comentando com um amigo sobre como comeu Flor viraliza e todo mundo fica sabendo. Um caso de exposição sexual  pode destruir a vida de uma mulher, enquanto o homem sai ileso usufruindo da pinta de garanhão. Acreditar em carma divino ajuda a continuar a seguir a vida sem odiar os escrotos, mas se ainda há interesse em salvá-los, essa peça não consegue ajudar realmente com uma conclusão. Não é um manual, é uma reflexão no pensamento de se há tempo hábil pra salvar todos eles e se eles merecem a tentativa.
ASSUNTO: Machismo/Feminismo/Transexualidade/Poder
PERSONAGENS: FLOR, KEILA, BIANCA, TIAGO, BÊNE e ALANA.

RESUMO: Um cantor de sucesso é desbancado por três adolescentes no hit de maior sucesso do carnaval. A arte e o mercado possuem um caso de amor e ódio, mas não é drama feito novela. Um artefato mágico pode decidir o rumo da compreensão da grande questão da existência humana: o que é arte?
ASSUNTO: Arte
PERSONAGENS: LOMA, SIMONE, KAROL, GODART, REPÓRTER 1/FÃ 1, REPÓRTER 2/FÃ 2, REPÓRTER 3/FÃ 3, POETA FANTASMA E MERCADÃO.

RESUMO: Adaptado do texto "Liberdade, Liberdade" de Millôr Fernandes e Flávio Rangel. Atualização livre da obra com cenas inéditas.
ASSUNTO: Liberdade
PARA TRÊS OU MAIS ATORES.
RESUMO: Amigos de encontros, Esquerdalhão e Direitoso são dois palhaços aprendendo sobre as divergências dos seus lados políticos. Com humor e melodrama, Esquerdalhão e Direitoso discutem sobre o direito à justiça e a convivência em comunidade, com os formatos de sistemas possíveis; cada um com uma posição exageradamente definida e extremista, sempre pendendo para seus respectivos lados. 
ASSUNTO: Política
PERSONAGENS: Esquerdalhão e Direitoso
RESUMO: Nesse monólogo experimental/político/musical, um Fantasma discute o existencialismo artístico com um peixe e com o público. A peça faz reflexão sobre qualidade e gosto cultural, dando ênfase na dúvida do que é considerado culto e o que é considerado fútil pela sociedade.
ASSUNTO: Arte/Morte
PERSONAGENS: Fantasma e o Peixe (pode ser um ator/atriz ou não)
RESUMO: Recortes e pensamentos com versos de Vinícius de Moraes e Valeska Popozuda.
ASSUNTO: Poesia/Amor/Arte
PERSONAGENS: Vini
RESUMO: Homenagem ao meu conterrâneo Rodrigues de Abreu nascido na minha querida cidade Capivari no interior de São Paulo.
ASSUNTO: Poesia
PERSONAGENS: Rodrigues de Abreu e Tony Daniel/ João Maringoni
RESUMO: Ao som de músicas do Ventania, dois duendes e uma fada desconstroem o perigo da maconha e discutem a necessidade de deixar a mente viajar.
PERSONAGENS: Dente de Leão, Pedreira e Boboleta
ASSUNTO: Apologia à maconha
RESUMO: Uma ameaça nuclear acontecendo do lado de fora. Um jantar de verdade em cena em caridade e a confiança na preparação do cozinheiro, o salvador. Será que devemos aceitar e confiar no pensamento do outro por gratidão alimentícia? A cigarra ou a formiga? O trabalho para se colocar comida na mesa ou a arte?
PERSONAGENS: Felício, Denis e Analisa
ASSUNTO: Arte/Trabalho
RESUMO: Uma atriz tenta colocar uma peça solo em pé, com um diretor-amigo contratado. Ela não sabe bem o que quer defender e dizer, mas tem a convicção de que precisa falar alguma coisa.
PERSONAGENS: Leda e Diretor
ASSUNTO: Arte/Teatro
RESUMO: Roma é um homem que decidiu fazer a cirurgia de mudança de sexo, mesmo sabendo das dores e dos desrespeitos que enfrentaria até na sala de cirurgia. Ele não quer deixar de ser um homem, quer apenas que corte fora o seu órgão, numa confusão existencial sobre a sua sexualidade.
PERSONAGENS: Roma, Doutor e Judite
ASSUNTO: Gênero/Transexualidade/Normatividade
RESUMO: Discussão sobre a importância e/ou a não importância da burocracia e de uma regra geral sobre a arte, de uma autorização governamental para dizer quem é ou não é artista. Amadorismo e profissionalismo, quem tem o cajado divino pra classificar?
PERSONAGENS: ELE (com a participação de duas atrizes e de um ator). 
ASSUNTO: Arte/Artista

RESUMO: Novela teatral que discute a liberdade e a disputa por espaço no planeta. A Dona do Sol ficou conhecida por esse nome depois de processar famílias que construíram um edifício em frente ao seu sol de fim de tarde. Considerada fria e egoísta, também é proibida de expôr suas opiniões em uma rádio pirata, seu segundo refúgio em desespero. Depois de muita luta, porém, a Dona decide abrir mão dos seus direitos para não atrapalhar os direitos dos outros. E a busca por espaço continua em outros cantos, em outros assuntos, em outros refúgios.
PERSONAGENS: Dona, Juiz, Advogados, Promotores, Policiais, Júri, Repórteres, Cigana, Famílias e Dona Carla
ASSUNTO: Liberdade e direito ao espaço
RESUMO: Discussão sobre liberdade de expressão em ficção surrealista. Até que ponto podemos zombar da fé do próximo? Até que ponto podemos nos ofender quando riem das nossas verdades? Qual o limite para a experimentação e expressão artística? Qual o limite da dor do ofendido?
PERSONAGENS: Três atores e três atrizes (ou seis artistas)
ASSUNTO: Religião/Sexo/Liberdade de Expressão
RESUMO: Ficção que ilustra a disputa de espaço entre o burguês e o pobre. Todo mundo precisa de um canto nessa terra, mas enquanto uns não tem nada, outros se acham no direito de ter o triplo, mesmo que o espaço esteja apodrecendo. Enquanto uns vêem beleza na flor que nasce no muro frio, outros sentem prazer no ter mais que o outro simplesmente por poder sobre o outro. A morte da inocência é consequência dessa injustiça.
PERSONAGENS: Hahá, Émeu e Passarinha
ASSUNTO: Direito ao espaço/Luta de classes
Sinopse: “Pensamentos e obra de um artista egoísta que busca um jeito de se contar uma história qualquer”.
Tema/descrição: Inspiração Existencial
Personagens: William, Bruna, Luana e Fernandão.
Sinopse: O ator e sua neurose narcisista é o assunto discutido nessa novela. Três personagens atores brigam por espaço e liberdade de expressão, de forma preconceituosa, egoísta e tosca. A convenção do 'certo e errado' para a arte será eterna; e a fama cega até mesmo o artista mais sensível.
Tema/descrição: Liberdade de expressão/Vida de ator
Personagens: Lulu, Pablo Leôncio e Edilaine.
Sinopse: Desabafo egoísta e narcisista. A carência em forma de gente em poema musical.
Tema/descrição: Carência
PERSONAGENS: CARENTY, INDIFERENTE 1, INDIFERENTE 2, INDIFERENTE 3 e BOBO.
Sinopse: Assim como sugere o título, o espetáculo fala de cu. Três personagens contam sobre as histórias dos seus. E a censura mais uma vez termina com hipocrisia.
Tema/descrição: Cu
Personagens: Anibal, Marcus, Raimunda e Celso Censura
Sinopse: Algo cai do céu e faz um buraco entre três personagens. A vida dessas três personagens é apresentada em situações nada aristotélicas. Três histórias que se cruzam em violência, sexo, internet e intelectualismo. Uma crítica a estética e ao cult. Dois finais.
Tema/descrição: Homofobia/Sexo/Teatro
Personagens: Alípio, Tíbio e Lúcio

Nenhum comentário:

Postar um comentário