O SER ELÉTRICO

O SER ELÉTRICO
De Gabriel Tonin

PERSONAGENS
CONCEIÇO
LUCI
HD
DR. CARLO

CENÁRIO: UM BANCO AO LADO DE UMA LÁPIDE.


CENA 1

CONCEIÇO ENTRA DEVAGAR E SENTA-SE NO BANCO. EM UM CANTO, HD DORME EM UM PAPELÃO.

CONCEIÇO
Aos poucos você começa a perceber que não lembra mais de nada. Por mais de trinta anos, cada trezentos e sessenta e cinco dias por ano, sete dias por semana, vinte e quatro horas por dia, sessenta minutos por hora, sessenta segundos por minuto, você percebe que lembra pouco. Flashs. Coisas que nem pareciam tão importantes misturados à grandes acontecimentos. Fica aqui, meio vagando, meio como se tivesse acontecido com outras vidas, mas que você lembra porque deve de ter acontecido. (PAUSA) Ano passado eu quase morri. Eu sofri um acidente de carro e fiquei oito dias em coma induzido. Um milagre, voltei sem sequela nenhuma, tirando a dor do coração. Luci. Minha namorada não resistiu ao acidente. Era ela quem tava dirigindo o carro. Já tinha sido velada quando eu acordei. Minha despedida teve que ser por sonho apenas.

LUCI ENTRA RADIANTE.

CONCEIÇO
Luci. Eu tô dormindo, né? Você morreu. Eu não pude ir no velório...

LUCI
Eu sei. Não importa. Eu também não fui.

CONCEIÇO
Não é você de verdade, eu sei que não é você de verdade. Se eu tô sonhando é criação da minha cabeça. Mas... parece tão real. É o seu perfume...

LUCI
Você sempre tirando conclusões absolutas. Não é porque eu estou dentro da sua cabeça que não sou eu mesma.

CONCEIÇO
(RI)

LUCI
O que você conhecia de mim sempre foi a que estava na sua cabeça, ué. Lembra que a gente ficava conversando sobre esses mistérios?

SILÊNCIO. CONCEIÇO CHORA.

CONCEIÇO
Ninguém existe se não houver alguém pra dizer que ele existe.

LUCI
Exato! Mas não tão simples.

CONCEIÇO
Eu não entendo. Por que isso teve de acontecer? Nada daquilo é real, Lu! A gente achava que era, mas não é assim que funciona! A gente tá fadado ao acaso, sim. De que adiantou viver acreditando que a gente tava no controle?

LUCI
Oras, de que adiantou? De que adiantou? Olha pra mim! Olha pra mim, Con! (ELE OLHA) Eu pareço estar ruim? Hã? Eu tô com uma perspectiva do caralho, bicho!

CONCEIÇO
(RI) É óbvio que meu subconsciente ia vir falar que está tudo bem com você.

LUCI
Você não está me criando, bebê. Eu posso estar dentro do seu inconsciente, mas não é você quem está me criando.

CONCEIÇO
O que? Para. Você é um espírito então? Se fosse realmente você, um espírito seu, você saberia muito bem que seria difícil eu acreditar nisso.

LUCI
Eu sei.

CONCEIÇO
E como eu estou em choque é óbvio que eu volte às origens básicas de histórias de fantasmas. A gente precisa se segurar em alguma coisa.

LUCI
É verdade.

CONCEIÇO
Por isso, a minha cabeça. Eu sei que eu estou criando você.

LUCI
Não está.

CONCEIÇO
Você veio mesmo dizer que essa parada de espiritismo é real? A hora que eu acordar você sabe que essa ideia não vai colar. Eu vou refletir e não vai colar.

LUCI
Não. Você não entendeu. Não é tão simples assim.

CONCEIÇO
Então é o quê?

LUCI
Eu estou na sua cabeça de verdade. Dentro do seu cérebro mesmo, mais ou menos do jeito científico que você imagina. Mas não como uma criação, não é você que está me criando. E também nem como um espírito conversando do além, no formato sobrenatural do que as pessoas imaginam, possuindo o seu cérebro, não assim. Você não está colocando as palavras na minha boca. A alma... a alma é luz. E não luz no sentido bíblia da palavra; luz no sentido eletricidade. Você me filmou, eu tô gravada pra sempre nesse seu condutor. Nós estamos em tudo!

HD ACORDA E LIGA O RETROPROJETOR. EM VÍDEO SURGEM GRAVAÇÕES DE MOMENTOS FELIZES DO CASAL; UM VÍDEO ROMÂNTICO DE RECORDAÇÕES. CONCEIÇO SE EMOCIONA.

CONCEIÇO
Nossa, eu quase tinha esquecido desse dia... (CHORA) Desse dia eu lembro! Desse eu lembro! (PAUSA) É cruel... esquecer. E lembrar dói.

O VÍDEO TERMINA E HD DEITA-SE NOVAMENTE.

CONCEIÇO
Você tá fazendo aquele apelo emocional. Que desonesto, Luci! É fácil acreditar em qualquer baboseira assim, mas eu sei que, tá tudo guardado no meu subconsciente e...

LUCI DESAPARECEU.

CONCEIÇO
Luci! Espera! Luci! Se você é um fantasma eu te invoco agora! (PRA SI) Sou eu quem estou criando, é coisa da minha cabeça, volta. Volta, Luci. Eu estou pensando em você, pode voltar agora, eu quem mando no meu cérebro, eu quero sonhar com você, todo dia, TODO DIA! (SILÊNCIO) Volta...

HD
(CANTA DORMINDO; UM TANTO MACABRO; CONCEIÇO VAI CAINDO NO SONO)
Não, não é
Fique de pé
Olhe a loucura que passou com Noé
E aquele cara que inventou o avião
Todo mundo está em conexão

BLACK-OUT.


CENA 2

QUANDO A LUZ RETORNA, CONCEIÇO ACORDA ASSUSTADO.

CONCEIÇO
Nunca mais ela apareceu nos meus sonhos. Eu fico aqui pensando qual é o motivo pra meu cérebro não querer mais sonhar com ela. Talvez seja porque eu e ela há alguns anos praticávamos uma teoria de esquecer as histórias ruins e focar nas coisas boas. Obviamente meu cérebro ficou condicionado a não deixar coisas que poderiam me atingir aparecerem, e como a lembrança e choque final que eu tive da nossa história foi um trágico acidente de carro, meu cérebro foi lá, e pá!, bora pra frente. A gente participou de um desses treinamentos de auto confiança, sabe, ela levou mais à sério e me arrastou junto nessa ideia. No fim das contas, tinha sido tudo muito bom até. A gente conquistou umas paradas surreais, umas coinscidências malucas e tal. Mas... nada que não podemos creditar ao acaso, claro. Mais ou menos. De qualquer forma, ela só conseguiu me convencer da prática desses coachs positivistas com o seguinte argumento: real ou não, o que a gente perde em colocar foco somente nas coisas boas da vida? É lógica, não magia. Aconteceu alguma coisa ruim? Tudo bem, a melhor coisa a se fazer é superar o quanto antes, como diz a famosa frase, “não há razão, motivo ou circunstância pra chorar no leite derramado”. (PAUSA) Mas é complicado lidar com o sentimento, eu tô muito ligado de que é. E é aí que está o problema. Você não conseguir lembrar porque está doendo é exatamente o motivo da dor, o que é surreal! A culpa de seguir adiante dói, cara, é muito estranho. (PAUSA) Eu não acredito que eu caí numa dessa. A gente pagou uma grana pra aquele treinamento e o destino reservava tragédia. Como é que pode a gente acreditar que está no controle e no fim morrer num acidente de carro? Não existe propósito numa crueldade dessa! Porque se é algum tipo de provação, eu desisto, porra, e vá tomar no cu, universo!

CONCEIÇO TIRA UM CELULAR DO BOLSO.

CONCEIÇO
(PARA HD) Amigão? Fera? Ow!

HD
(ACORDA ASSUSTADO) Oi! Mãe. Fala.

CONCEIÇO
Você pode passar a senha do wifi fazendo o favor?

HD
Peraí. (PEGA UM LIVRO GRANDE) Quer se conectar com quem?

CONCEIÇO
Com a internet mesmo. Geral.

HD
Só um minuto. (PROCURA NO ÍNDICE E VAI OLHANDO PELAS PÁGINAS) Hoje é sexta, né?

CONCEIÇO
É.

HD
(ACHA) Olha, você vai precisar de arruda, três dentes de alho, uma pitadinha de sal e chá de maracujá. Coloca o ramo de arruda, o alho e o sal na palma da mão, chacoalha até o sal sumir, toma dois goles seguidos do chá e deixa a arruda e o alho em cima do celular por treze segundos. 

CONCEIÇO
Beleza, valeu.

INESPERADAMENTE CONCEIÇO TIRA TODOS OS INGREDIENTES DA BOLSA E FAZ O RITUAL COMPLETO.

HD
Deu certo? Hoje tá meio o fraco o sinal. Já liguei lá e eles falaram que é no sistema, mas que até de madrugada vão resolver. Mas tá dando.

CONCEIÇO
Deu. Valeu.

HD
Beleza. (VOLTA A DORMIR) Qualquer coisa tamo aí.

CONCEIÇO
O tédio e a ansiedade depois de uma experiência com a morte, misturado com o medo da mortalidade e dos mistérios dela, são os mesmos tipos de tédio e ansiedade de sempre. Aqui estamos nós. Na vida virtual de nós. (ELE TIRA UMA SELFIE E DIGITA UMA PUBLICAÇÃO) “Eu sei que tudo vai ficar bem”.

BLACK-OUT.


CENA 3

LUCI ESTÁ NO CONSULTÓRIO DO DR. CARLO.

DR. CARLO
Eu quero que você feche os olhos e foque na minha voz.

LUCI
Doutor, me desculpe, eu tenho muita dificuldade nesse tipo de concentração. Ninguém nunca conseguiu fazer isso comigo.

DR. CARLO
Vamos tentar. Nós vamos usar uma palavrinha mágica que tem um certo poder.

LUCI
Você sabe que eu tenho explicação lógica pro poder que a gente dá pras palavras, né? Há um sentido lógico nisso.

DR. CARLO
Eu sei, eu não disse que não. Mas apenas ouça. Faça a tentativa comigo.

LUCI
Você sabe que eu quero acreditar e eu faço força pra isso, você sabe. Eu posso até tentar botar fé na mágica dessa palavra, mas existe uma... uma...

DR. CARLO
Fala, pode falar. É essa a palavrinha mágica que eu ia usar.

LUCI
(PENSA) Justo. Curioso. Eu não gosto de falar porque eu sei que a culpa é toda dela. A culpa de todas as merdas!

DR. CARLO
De modo algum. Foi exatamente ela quem te fez chegar onde chegou. Os deslizes e erros também fazem parte. Acidentes não são exatamente acidentes.

LUCI
Agora eu entendo porque criaram o diabo como o pai dessa merda.

SILÊNCIO.

DR. CARLO
Dúvida.

LUCI CAI NUM SONO PROFUNDO E O AMBIENTE ACOMPANHA SUA VIAGEM.

DR. CARLO
Dúvida. Dúvida. Dúvida. A próxima vez que eu disser essa palavra você vai voltar ao seu estado consciente, Luci.

LUCI
Eu estou com sede.

DR. CARLO
Tem um copo de água na sua mão.

LUCI BEBE A ÁGUA IMAGINÁRIA.

DR. CARLO
Quero que você volte ao dia do acidente.

LUCI
Lua cheia. Ele está muito bêbado. Eu tomei duas taças de vinho só, estou bem. Olha uma coruja, amor. Nossa, ela pegou aquele rato, você viu? Você viu? Máximo noventa quilômetros. Uma casinha. Verde. Eu moraria aqui. Tá tocando The Cranberries. Linger. Como minha cabeça lembra do número da placa daquele carro ali na frente?

DR. CARLO
Tudo que você pode ver, ouvir e sentir conscientemente é captado pelo seu cérebro. Seu consciente deixa à disposição somente aquilo que lhe é muito importante, mas seu inconsciente está absorvendo absolutamente tudo. Há inconscientes tão bem trabalhados e evoluídos, aquilo que algumas pessoas chamariam de médiuns hoje em dia, que apenas dormir com a cabeça em cima de um livro faz com que esse indivíduo absorva aquilo que está no livro, da capa até a bibliografia.

LUCI
Não sei se isso é real. Eu tô com a boca amarrada por conta do vinho. Tem mais água?

DR. CARLO
Acabou.

LUCI
Eu sinto... que está prestes a acontecer.

DR. CARLO
Acontecer o que?

LUCI
Não sei. (ELA GRITA) Ah, meu deus! (ELA SE CHACOALHA E DESMAIA MESMO HIPNOTIZADA) A gente bateu. Amor? Amor? Eu acho... que eu morri. Meu braço. O que aconteceu com meu braço? (ELA CHORA) Eu vou morrer. Eu tô morrendo...

DR. CARLO
Você está bem. A dor passou. Agora vá adiante. Avance um pouquinho. Alguns dias se passaram...

LUCI
(PAUSA) Ele está me chamando. Ele acordou. Devo ir?

DR. CARLO
Você foi?

LUCI
Fui. (PAUSA) Ele acha que eu sou coisa da cabeça dele.

DR. CARLO
Não é sua função fazer prova.

LUCI
Eu preciso contar pra ele, doutor.

DR. CARLO
O que ele está dizendo?

LUCI
Eu estou sonhando. Não é real.

DR. CARLO
E o que você disse?

LUCI
Não. Eu estou sonhando! Ele me chamou por sonho. Ele acha... ele acha que fui eu que... (PAUSA; ELA SE DESESPERA) Eu não quero que seja assim! Se for assim eu não quero! Eu desisto! Por favor, deus! Por favor! Eu quero um black-out! Cadê o fim? Ele está confuso! Eu não quero! Eu não quero ser um fantasma assim! Não! Por favor, não!

DR. CARLO
Dúvida.

LUCI ABRE OS OLHOS CALMAMENTE.

LUCI
E aí? Deu certo?

DR. CARLO
Você realmente tem um bloqueio, infelizmente.

LUCI
Eu disse.

BLACK-OUT.


CENA 4

HD ESTÁ TENTANDO HIPNOTIZAR CONCEIÇO COM UM RELÓGIO.

HD
Eu aprendi essa técnica num tutorial de um canal só de hipnose.

CONCEIÇO
Da hora. Eu curto essas paradas.

HD
Foca aqui no relógio. Tenta contar os segundos.

CONCEIÇO
Ok. Dezessete, dezoito...

HD
Não, conta só na sua cabeça.

CONCEIÇO
Certo.

SILÊNCIO.

HD
Eu vou dizer uma palavrinha mágica. Quando eu disser você entrará num sono profundo e ouvirá apenas os comandos da minha voz.

CONCEIÇO
Ok, chefe, eu tô preparado.

HD
Só conta, não precisa responder agora. Essa palavra é uma palavra de muito poder cósmico. A supra inteligência, ou que se diga deus, funciona eletricamente com essas palavras, desde sempre, hoje e para sempre, tudo acontecendo ao mesmo tempo. Mas não é só uma palavra, porque a palavra por si só soa até um pouco piegas e moralista, um tanto um pouco brega e religioso, meio auto ajuda. É uma palavra que exige a força do sentimento. E fica mais piegas ainda junto com sentimento, mas foda-se, porque no fundo você sabe que a profundidade e a força está realmente toda nela.

CONCEIÇO
Eu sei qual que é a palavra, a palavra é fé.

HD
Não, cara, a palavra é calma.

CONCEIÇO DESMAIA HIPNOTIZADO.

CONCEIÇO
Nossa. Nossa mesmo.

HD
Podemos começar o estudo. Não leve tão à sério tudo isso porque no fim das contas estar em paz é saber lidar com os prazeres da carne e da alma, tudo misturado. O prazer da comédia, do escracho, da superficialidade, das partes íntimas, tudo junto com o prazer da luz, da poesia, do divino, do ordinário e do extraordinário. Eu quero que você volte pra sua primeira existência aqui na Terra.

CONCEIÇO SE TRANSFORMA EM UM SER UNICELULAR.

HD
Agora adiante um pouco, alguns milênios.

CONCEIÇO SE TRANSFORMA EM UMA ÁGUA VIVA.

HD
Mais alguns milênios...

CONCEIÇO SE TRANSFORMA NUMA GALINHA; ELE CISCA CÔMICAMENTE PELO PALCO.

HD
Isso, amigo. É necessário um pouco de paz até na diversão estúpida! Eu me divirto aqui com esses caras fazendo cena de galinha. É esse o segredo da vida, meu amigo! Pra quê se preocupar! Você vai voltar pro braço da sua amada, só que não conscientemente. A energia que esteve aqui, está hoje e sempre estará! E isso não é pra você só ficar tranquilo na sua vida e parar de reclamar das coisas mais estúpidas e rir dessas coisas mais estúpidas, porque isso aqui não é um espetáculo de auto ajuda, é só uma coisa básica. Não existe outra opção. Ou cê corta os pulsos e você se propõe a vir pro teatro fazer e assistir um cara imitando uma galinha, porra! E tá tudo bem! E acidentes acontecem, mas olha só a grandiosidade dessa porra! Ou corta os pulsos ou lida com essa merda da melhor forma que dê pra lidar! Tem que seguir adiante! Segue a luz! Segue a luz, porra! Seu corpo físico de hoje nem é mais o mesmo corpo físico de quando você nasceu. Não sei se você sabe, colega, mas seu corpo se renova célula por célula a cada oito, nove anos, bicho. A reencarnação acontece até durante a vida, porra! E o que se segue por depois da morte é do mesmo jeitinho, só não há a capacidade mental pra se ilustrar e dar uma exatidão no formato de percepção da realidade que se virá, então me desculpe por conseguir chegar só até aqui. Por isso... vai ficar tudo bem. Calma.

CONCEIÇO ACORDA.

CONCEIÇO
E aí? Deu certo?

HD
Deu. Seu problema vem de quando você era uma galinha. Você viu seu galo ser degolado e correr com a cabeça pendurada no pescoço, isso abriu um vírus no seu HD espiritual. Há também algum trauma enquanto você era uma água viva, mas eu não tenho capacidade de compreender como é a percepção da realidade de uma água vida. Desculpe por isso.

SILÊNCIO.

CONCEIÇO
Rapaz, de onde vem tudo essas coisas? É só isso que eu queria saber.

HD
Você e todo mundo, né, filho? Você tá falando de onde tudo isso se originou, né? Deus?

CONCEIÇO
Luci. Ela era o galo?

HD
Todos somos o galo.

SILÊNCIO.

CONCEIÇO
Eu não tô entendendo nada.

HD
Não se preocupe com isso. No tamanho dessa porra, se você é só um ser humano, não há motivo e razão pra se perder tempo e espaço dessa vida com muita complicação existencialista. Não é questão de se conformar com a ignorância, longe disso. É que a eternidade dessa eletricidade tem chão ainda. Não precisa de desespero porque a busca vai continuar eternamente, cara. Não é pra parar de se perguntar, é só pra parar de se preocupar. Por isso que eu digo, só calma.

CONCEIÇO DESMAIA DE NOVO.

HD
Vai, showzinho gratuito. Olha que maçã deliciosa que eu trouxe pra você, Conceiço.

CONCEIÇO
Hum, adoro maçã!

HD ENTREGA UMA CEBOLA PARA CONCEIÇO QUE COME COM PRAZER.

BLACK-OUT.


CENA 5

LUCI ENTRA ENROLADA NUM ROUPÃO DE BANHO. SENTA-SE FRENTE A UM ESPELHO E COMEÇA A SE MAQUIAR.

LUCI
O experimento pós morte é feito a vida. Altos e baixos, segundos ordinários e segundos extraordinários coexistindo na mesma importância cósmica. Não há razão pra preocupação, apenas. Você acha que morreu por dentro, mas é exatamente a parte de dentro que continua viva e precisa continuar por instinto. Não é esquecer das coisas que foram pela saúde mental, é esquecer porque vem memória nova todo dia, e não há pecado nisso. (PAUSA) Eu tenho um encontro. A gente fica de luto por um tempo, ainda no sentimento humano da coisa, mas depois é cortar os pulsos ou seguir em frente. A gente não pode deixar parar de pulsar por conta da dor; é preciso deixar o calo das estrelas amadurecer.

TODOS OS PERSONAGENS ENTRAM EM CENA.

TODOS
Ah, mor
Quando eu te contava das memórias que passou
Você sentiu comigo
Viveu um grande amigo
A alma acalma porque não tem outra opção
Tem que esquentar o que é frio
Cooperar com o vazio e criar um universo
De evolução
Não existe ganho de frieza
Existe perda de calor
Coloca tudo ali na mesa
Experimenta, usa a língua, sente agora esse sabor

A alma acalma
Calma
Salva
Perde saliva e vira o DNA da criação
A alma acalma
Fala
Palma
O calo doeu
O galo sou eu
É um só deus com vários nomes de salvação
Você e eu

LUCI SE VESTE COM UM VESTIDO DE FESTA. DR. CARLO ENTRA, A CUMPRIMENTA CORDIALMENTE E ELES DANÇAM COLADINHOS. CONCEIÇO VÊ A CENA COM CIÚMES.

CONCEIÇO
Ela seguiu a vida depois da morte. Era de se esperar. Assim espero que seja. Eu tô sonhando com ela, não tô?

HD
A prática do desapego não é simplesmente papinho pra ter uma vida boa, amigão. É o básico da existência. Enquanto você botar foco apenas na memória que o consciente te traz, você nunca vai conseguir evoluir dessa pra uma melhor.

CONCEIÇO
Eu preciso de tempo só.

HD
Você tem todo.

LUCI
Dr. Carlo...

DR. CARLO
Pode me chamar de Carlo só.

LUCI
Claro. É normal esse tipo de culpa lá dentro?

DR. CARLO
Você tá pensando nele?

LUCI
Não consigo evitar.

DR. CARLO A BEIJA.

DR. CARLO
Ele está aqui com a gente. Era o que ele ia querer.

CONCEIÇO
Não! Filho da puta!

LUCI
Eu estava dirigindo, doutor. A culpa foi minha. Se eu não tivesse bebido aquelas taças de vinho...

DR. CARLO
Você não pode continuar vivendo assim...

CONCEIÇO
Ela acha... ela acha que fui eu quem morri!

HD
Depende do ponto de vista do que você acha que é a morte.

CONCEIÇO
O que? Espera! (ELE VAI ATÉ A LÁPIDE E LIMPA A PLAQUINHA; É SEU NOME QUE ESTÁ ESCRITO) Não! Não pode ser! Isso está errado. Foi ela quem...

HD
De certa forma foi sim. De certa forma foi não. É um grande mistério se quem vive é quem está vivo mesmo ou se quem morre que tem a vida real. Depende muito das escolhas elétricas que você decide fazer. Desse seu brinquedinho na cabeça...

CONCEIÇO
Isso não faz o menor sentido.

HD
Vai acostumando, nada faz... mas dependendo do ponto de vista até que faz um pouco.

CONCEIÇO
Cara, qual é o propósito disso tudo?

HD
Precisa ter um propósito? Você não consegue continuar amando sem ter? Sem a posse da carne?

CONCEIÇO
Não sei...

HD
Oras, se não consegue então se preocupe menos ainda porque aí nem amor é.

CONCEIÇO
Minha eternidade é ver ela com outro homem?

HD
Sua eternidade é você ser os outros homens também. E uma galinha e uma água viva, um dinossauro, uma pedra! Feche os olhos. (CONCEIÇO OBEDECE; UM BLACK-OUT RÁPIDO) Calma.

QUANDO AS LUZES SE ACENDEM CONCEIÇO ESTÁ DANÇANDO COM LUCI POR TODO O PALCO.

LUCI
Eu estou imaginando você, eu sei disso. Mas não importa.

CONCEIÇO
Só porque você está me imaginando isso não significa que não seja eu mesmo.

LUCI
Típico do que você diria do que eu lembro de você.

CONCEIÇO
Típico do que você diria do que eu lembro de você também.

LUCI
A gente pode dar um beijo de despedida?

CONCEIÇO
Por que despedida? Você está me dispensando?

LUCI
Eu preciso seguir em frente.

CONCEIÇO
Claro que precisa! Mas precisa ser uma despedida?

LUCI
Seria um até logo?

CONCEIÇO
Seria um até já. Ninguém vai pra lugar nenhum. Eu não sei de onde vem essas respostas. Não sou eu dizendo.

LUCI
Porque sou eu.

SILÊNCIO.

LUCI
Me desculpe...

CONCEIÇO
Pelo quê?

LUCI
Por ter botado fé na força do acaso. Foi culpa minha eu ter perdido o controle naquela noite... Eu nunca consegui deixar de pensar que o acaso também existe, por isso aconteceu.

CONCEIÇO
Foi o acaso quem me fez te encontrar uma vez. Acidentes e explosões que formam estrelas e novos mundos, meu amor. E nem por isso o que existia antes morre. Pelo contrário. Nada se cria, coração, tudo já está criado desde o início dos tempos. (PAUSA) Rapaz, aquele cara entrou mesmo na minha mente...

BLACK-OUT RÁPIDO. QUANDO AS LUZES RETORNAM, DR. CARLO ESTÁ DANÇANDO COM LUCI HIPNOTIZADA.

DR. CARLO
Dúvida.

LUCI ACORDA.

DR. CARLO
Deu certo?

LUCI
Não tenho certeza absoluta.

DR. CARLO
Essa é a resposta certa pra todas as coisas à partir de hoje.

LUCI
Obrigada, doutor.

DR. CARLO SAI DE CENA COM UM CUMPRIMENTO E LUCI VAI ATÉ A LÁPIDE. ELA DEIXA UM RAMO DE FLORES PARA O NAMORADO.

LUCI
Eu não estou seguindo em frente. Não existe esse negócio de seguir em frente. Nós que vemos o tempo e espaço desse jeito deturpado. Passado como passado, presente como presente e futuro como futuro. Eu acho que todo dia é aquele dia que a gente se conheceu e também aquele dia que você morreu. Todo dia é todos os dias das nossas vidas. E isso me conforta. Não por saber que a gente vai se encontrar todos os dias, mas por saber que você e eu nós somos tudo. Nós estamos em tudo e em todos. Feito a eletricidade, o rádio, o wifi – e olha porra!, que ironia, tem wifi até no cemitério! A morte não é real. Não existe ganho de frieza, existe a perda do calor. Mas há uma fonte matriz, e o calor deve de ir pra algum lugar que a gente não sabe o nome, não sabe de onde vem, não tem certeza exatamente como funciona, e isso até que é bom. O que a gente sabe é que a luz é a mesma. Dúvida. Calma. Vai ficar tudo bem.

LUCI BEIJA A LÁPIDE E E REPARA NUMA FALHA NA PLAQUINHA COM O NOME DE CONCEIÇO. ELA RETIRA A PLAQUINHA QUEBRADA E TEM OUTRA PLAQUINHA POR BAIXO. SEU NOME ESTÁ ESCRITO NELA. UMA MÚSICA DE SUSPENSE TRAGICÔMICO INVADE E FINALIZA O ESPETÁCULO.

BLACK-OUT.

FIM







Nenhum comentário:

Postar um comentário