INFANTIS E INFANTO JUVENIS:

RESUMO: Uma versão contada por Maria mãe de Jesus, sobre a importância e os mistérios de sua paixão e sacrifício. 
ASSUNTO: Paixão de Cristo
PERSONAGENS: MARIA, JESUS, MADA, SAMARITANA/VERÔNICA, MULHER DO FLUXO DE SANGUE, EMPREGADA, TIAGO/HOMEM MASCARADO 1, JUDAS/HOMEM MASCARADO 2, JOSÉ/HOMEM MASCARADO 3, JESUS (bebê) e JESUS (criança)

RESUMO: Mamãe Noel organiza uma festa de teatro surpresa pra comemorar o aniversário de Jesus e cantar algumas músicas natalinas.
ASSUNTO: Natal    
PERSONAGENS: MAMÃE NOEL, JESUS E ENTREGADOR

RESUMO: A lua nasce enquanto um rato aparece enquanto um homem é acusado de espalhar leptospirose. 
ASSUNTO: Animais fantásticos
PERSONAGENS: ANTONINO, MICKEY E LUA SHEYLA

RESUMO: Mais uma história de tentativa de revolução dos bichos contra a exploração dos humanos, dessa vez, livremente baseada em fatos quase reais.
ASSUNTO: Revolução/Natureza
PERSONAGENS: Dona Nenê (PORCO), Cleiton (PORQUINHO), Imperador (CAVALO), Emma Flor (EMA), Burronaldo (BURRO), Augusto (CACHORRO), Djanaja (NAJA) e
MORCEGO (participação especial). 

RESUMO: Num mundão pós apocalíptico, Toninho vive enclausurado com sua cachorrinha Nenê Gracinha, vivendo um dia após o outro; resolvendo problemas que caem do céu, consertando erros que cometeu, disputando propriedade de terra e até enfrentando o universo sobrenatural.
ASSUNTO: Propriedade/Comunicação
PERSONAGENS: TONINHO, NENÊ GRACINHA, SEU MUNDÃO, MARLA, RÁDIO (VOZ), HOMEM (VOZ), RAMON, TOBIAS (CACHORRINHO) e PEQUENA (CACHORRA GRANDE E IDOSA)
TEATRO DE BONECOS

RESUMO: Carla é uma jovem cientista que com a ajuda da sua prima cantora Jéssica consegue criar uma máquina do tempo e trazer para o presente Carl Sagan e Karl Marx ainda garotos. Mas brincar com o tempo e o espaço pode causar um furacão do outro lado do mundo. Ou evitar.
ASSUNTO: Ciência e comunismo para jovens
PERSONAGENS: CARLA, JÉSSICA, CARL, KARL, TIA NENÊ, SOLDADO 1/HOMEM, SOLDADO 2/HOMEM, REPÓRTER (VOZ) e HOUSTON (VOZ).

RESUMO: Monólogo feito para ser gravado em vídeo durante o isolamento social. Um artista espera coisas sobrenaturais aparecerem na sua janela e filma tudo.
ASSUNTO: Arte/Solitude
Monólogo.

RESUMO: O conto do boto cor de rosa ganha uma nova versão pela Vovó Iaponira, que conheceu a história bem de pertinho.
ASSUNTO: Lendas/Pró feminismo
PERSONAGENS: VOVÓ IAPONIRA, BOTÂNIA (MULHER ROSADA), GUMERCINDO BOI, GUTO (MENINO ROSADO), GUTO (RAPAZ ROSADO), JENYFER, NETOS, CONVIDADOS, APRESENTADOR e VOVÓ IAPONIRA (CRIANÇA).

RESUMO: Depois da moral da clássica história, a vida da cigarra e da formiga conseguiu o equilíbrio perfeito com os outros insetos da Mata. A cigarra percebeu que sem o trabalho da formiga ela não poderia viver, e a formiga percebeu que sem a música da cigarra ela também não poderia. Havia trabalho e cultura para todos, de forma justa, para insetos fêmeas e insetos machos, joaninhas ou borboletas, grilos e vagalumes. Porém a chegada de um sapo pode mudar todo o destino desses seres invertebrados.
ASSUNTO: Vida em comunidade/Preconceitos/Traição
PERSONAGENS: CIGARRITA, FUMIGO, BIBI, ZÉ GRILO, BOBOLETA, JOÃOZINHO, VAGALÚ, SAPONALDO, SPY, DUDU, MAMÃE RAINHA, ABELHAS e
OUTROS INSETOS

RESUMO: Uma peça de teatro em uma festa de aniversário, com bolo, bixigão e pãozinho com patê.
ASSUNTO: ANIVERSÁRIO
PERSONAGENS: PROFE MALU, PRINCESA DISNÊY, HOMEM DE PLÁSTICO e PALHACINHO MAU. 

RESUMO: Malia pede um namorado pra estrela cadente e seu pedido se realiza de um jeito inesperado, mas só porque ela ainda não aprendeu como fazer pedidos direito.
ASSUNTO: AMOR
PERSONAGENS: MALIA, ITI e MÃE (VOZ)

RESUMO: Bicha-Papudo é um homem egocêntrico e orgulhoso, que não carrega culpa nenhuma e nunca está errado. Se acha blindado no erro e quer ter o espetáculo só para si. Tanto é seu egocentrismo que nessa sinopse e no título da peça somente o nome dele é citado.
ASSUNTO: RACISMO/MACHISMO/LGBT
PERSONAGENS: BICHA-PAPUDO, LALU E MARIEL.

RESUMO: Os monstros mais famosos das histórias se reúnem para discutir sobre o bem e o mal, e também pra entender a dor de cada um.
ASSUNTO: Bem e Mal
PERSONAGENS: MARGA (BRUXA), CHIFRÃO (MONSTRO), ELIOT (ALIENÍGENA), PIADA (PALHAÇO) E DOUTORA.

RESUMO: Mari possui uma janela feita de uma madeira antiga já extinta do planeta Terra, uma madeira especial que é um portal para a imaginação. Mas as coisas que podem entrar dentro de casa só podem entrar se forem convidados, isso é regra. E muitos seres lá de fora querem fazer parte do show, ou então só roubar uma caneta.
ASSUNTO: Imaginação/Magia/Política
PERSONAGENS: MARI, DUENDE (BONECO), MENINO (VOZ), ASSALTANTE (BONECO), FANTASMA (BONECO), MULHER (VOZ) E ALIEN (BONECO)

RESUMO: Toninho conta as coisas que vê na janela do seu quarto, mas que só vê quando está do lado de fora da janela do quarto, dentro não. Seres celestiais e divinos surgem na história, alguns bons e alguns maus, e todos cheios de filosofias cotidianas.
ASSUNTO: Sonhos/Imaginação/Teatro
PERSONAGENS: TONINHO, FADA (BONECO), DUENDE (BONECO), ANJINHA (BONECO), DIABINHO (BONECO), BICHO-PAPÃO (BONECO) e MÃE (VOZ)

RESUMO: Histórias dos moradores (humanos e não humanos) de uma casa amarela através de uma janela especial e espacial.
ASSUNTO: Natureza
PERSONAGENS: LALÚ (MENINA), JOAQUIM (MENINO), ARARA (ARANHA), BEIJINHO (BEIJA-FLOR), JOÃOZINHO (JOANINHA), FORMIGUINHAS (VÁRIAS), MILTINHO (MILTON NASCIMENTO), BI (ABELHA), RATÃO (RATINHO), BATATA (BARATA), GILZINHO (GILBERTO GIL), PLANETAS E ESTRELAS (VÁRIOS), CHAPOLIN (CHAPOLIN COLORADO) e LUA (LUA FALANTE)

RESUMO: Uma história da cidade de Capivari do interior de São Paulo, homenageando três figuras importantes que passaram e/ou nasceram na cidade: Tarsila do Amaral, Rodrigues de Abreu e Preto Pio.
ASSUNTO: Personagens históricos
PERSONAGENS: PRETO PIO, NEGA, SOLDADO, TARSILA DO AMARAL (jovem), NONA, RODRIGUES DE ABREU e CAPIVARA (boneco)

RESUMO: Grandes monstros surgiram de repente e dizimaram com a população. A memória gravada na Super-Máscara poderia ser a salvação, mas talvez a humanidade esteja fadada à extinção completa.
ASSUNTO: Heróis/Máscaras
PERSONAGENS: DIOGO, ISA (VOZ), GRANDÃO, REPÓRTER (VOZ) e MOÇA (OPCIONAL)

RESUMO: Totonho precisa ganhar um dinheirinho pra comprar um tênis novo e melhorar de vida e aceita a ideia de Pacocó de virarem palhaços de rua.
ASSUNTO: Função da Arte/Meio Ambiente
PERSONAGENS: TOTONHO E PACOCÓ

RESUMO: Num futuro de um universo não muito distante, onde a verdade foi decidida por um único rei ditador, cinco jovens vão vasculhar o casarão onde vivem exilados os últimos professores/cientistas da cidade. Lara quer a verdade, mas Suzaninha quer desmascarar os doutrinadores feiticeiros. Eles vão descobrir que o certo e o errado, que o bem e o mal são relativos e podem ser pontos de vistas. E que tudo que existe nesse exato instante faz parte da grande jornada.
ASSUNTO: Bem e Mal/Decisões/Ciência/Espiritualidade
PERSONAGENS: BINHO, LARA, CLAUDINEI, SUZANINHA, BUIÚ, TIA SIL, TIA MÁ, CARA-DE-COISA-RUIM (SEU TOMÁS), MESTRE DIRETOR (MASCARADO/FANTASMA), CHICLETES (GATO; BONECO), NÁDIA (HOLOGRAFIA), SÓCRATES (HOLOGRAFIA), ENTIDADES (HOLOGRAFIAS), INTERROGADOR, APRESENTADOR (VOZ), MULHER (VOZ), POLÍTICO (VOZ), LINASGARNORRIANOS (HOLOGRAFIAS) e
DEUSA

RESUMO: Uma breve história sobre uma das obras brasileiras mais conhecida internacionalmente, "O Abaporu" de Tarsila do Amaral, contada pela própria Tarsila para uma menina que gosta de pintar. Uma mistura de ficção e realidade, numa narrativa ilustrada com personagens reais da história da cultura brasileira. O dramaturgo Gabriel Tonin é conterrâneo de Tarsila do Amaral, ambos da cidade de Capivari no interior de São Paulo.
ASSUNTO: Tributo à Tarsila do Amaral
PERSONAGENS: Tarsila do Amaral, Menina, Anita Malfatti, Oswald de Andrade, Mário de Andrade, Menotti Del Picchia, Tata Miriã (governanta) e Tarsila (criança)

RESUMO: Um bebê vindo das estrelas é deixado na fazenda de Seu Zé, que recebe a missão de um ser celestial de criá-lo para a evolução do planeta, com a ajuda de suas três filhas. Mensageiros surgem com presentes, assim como os três reis magos surgiram na antiga história de Jesus. Seu Zé, cristão de criação, passa a acreditar que a criança seria o novo messias, e passa a dividir a criação da criança com as filhas e os mensageiros. Porém, diferenças de opiniões e ideologias na criação da criança, desde assuntos sobre alimentação vegetariana, política e religiosidade, faz com que tensões e terrores transforme a história num absurdo romance musical um tanto gospel e até mesmo com galinhas cantoras.
ASSUNTO: Deus/Existencialismo/Vegetarianismo/O mal e o bem
PERSONAGENS: VILMA, VALÉRIA, VÂNIA, ZÉ, SESSENTA E SEIS, ADOLFO, TEREZA, JUBILEU, GABRIEL (bebê/boneco), GABRIEL (criança), GABRIEL (pré-adolescente), RUI, BERNADETE (galinha/boneca), CAMILINHA (galinha/boneca), GALINHAS (bonecas) e PINTINHO (boneco)

RESUMO: O Príncipe Belo foi trancafiado em uma torre por seu Papai Rei, para esconder um misterioso segredo de seu filho. Uma terrorista surge para libertar Belo de sua prisão, porém descobrir e aprender sobre seu próprio segredo pode ser mais perigoso do que parece.
ASSUNTO: Educação Sexual/Gênero para crianças
PERSONAGENS: BELO, POLACA, PAPAI REI, NARRADOR, ROLO (BONECO), PECA (BONECA), DITA (BONECO/BONECA), CÉLEBOS (BONECOS/BONECAS).

RESUMO: Na festa de teatro em comemoração ao Dia de Todos os Dias, que acontece todos os dias, festejamos o dia de todas as coisas! Do réveillon ao Natal, de coelhinhos de Páscoa até o carnaval, dia das mamães, dias das vovós, papai e o papagaio! Todo dia é dia de comemoração! Mas e quando bate a bad?
ASSUNTO: Datas comemorativas/Felicidade
PERSONAGENS: DUDA, LAILA E CLÓVINHO.

RESUMO: No Grande Jardim Mágico de Todas as Coisas é possível plantar qualquer coisa, desde árvores de bombons até mesmo árvores de carinho. Jaqueline é uma menina aventureira que vai descobrir sua missão na história, aprendendo também com o sonho dos outros e lidando com os próprios erros.
ASSUNTO: Existencialismo/Crítica social
PERSONAGENS: JAQUELINE, BOMBOM, BEIJIN, MR. ELEONÓRIO, PATRÍCIA, INSTAGRÃO, DINDIN, ARMANDO, NÁDIA, BÊBADO 1, BÊBADO 2, ÁRVORE MÚSICO 1, ÁRVORE MÚSICO 2 e ÁRVORE MÚSICO 3.

RESUMO: Espetáculo musical  com discussão de gênero para crianças. Toninho é um garoto comum, que enxerga as mulheres ao seu redor com desprezo ao mesmo tempo com certo interesse. Três garotas vindas de outro planeta formam a Banda das Garotas Alienígenas e trazem música e mensagem para mostrar pro Toninho como ele pode ajudar as mulheres do planeta Terra na luta pela liberdade e amor de todos.
ASSUNTO: Feminismo para meninos
PERSONAGENS: TONINHO, GALÁKTA, PLUTÁKTA E LUNÁKTA. 


RESUMO: Continuação da peça "Contos Caipiras de Terror da Vovó" com os mesmos personagens agora mais adolescentes. Soninha, Júlio e Chico agora contam três histórias de terror que aconteceram em escolas.
ASSUNTO: Contos de terror/Discussão de gênero
PERSONAGENS: SONINHA, JÚLIO E CHICO.

RESUMO: Os filhotes do lobo que morreu queimado na chaminé da clássica história dos três porquinhos buscam por justiça pela história do pai. Descobrir quem é o mocinho e quem é o vilão de uma história nem sempre é tão fácil assim. 
PERSONAGENS: Cacau, Leau, Mingau, Colesterol e Papai Lobo Mau (vídeo ou sombra)
ASSUNTO: Bem e mal.
RESUMO: Os netos da vovó Antonieta relembram três contos curtos de terror com bonecos e músicas.
ASSUNTO: Contos
PERSONAGENS: Soninha, Júlio e Chico 

RESUMO: Nana gosta tanto de filmes de Super-Heróis como de filmes de Princesas, mas Claudinha acha isso um absurdo porque tem que ter coisas de menina e coisas de menino. Um dia, Nana descobre que seu aparelho de DVD faz os personagens dos seus filmes prediletos virarem realidade.
PERSONAGENS: Nana, Claudinha, Elsa, Peter Parker e Mãe de Nana (voz).
ASSUNTO: Discussão de gênero para crianças
RESUMO: Peça infantil livremente inspirada na obra de Nilson Barbosa. Um Sapo conta a história de dois insetos bem diferentes que decidem tornar-se amigos. O Grilo é um cantor e atleta, e o Vagalume um cientista gordinho. Às vezes é difícil manter uma amizade quando o ego é maior que o companheirismo. Tanto o Sapo, como o Grilo e o Vagalume, irão descobrir rápido o valor dessa amizade. 
PERSONAGENS: Grilo, Vagalume, Sapo, Moscão e Moscas
ASSUNTO: Amizade
RESUMO: Nina conheceu um fantasma na casa abandonada da Dona Tereza. Ele se tornou um grande amigo. O duro é descobrir se fantasmas realmente existem ou não. Peça infantil.
PERSONAGENS: Nina, Voz do Pai e Tião
ASSUNTO: Amizade
RESUMO: Roteiro de trilha sócio-educativa, com teatro folclórico.
PERSONAGENS: Príncipe Escamado, Criado, Espantalho, Boneca de Pano e Caçador
ASSUNTO: Folclore
RESUMO: “Mago Xadrez, resolvemos todos os seus problemas: finanças, previsões, sucesso, e trazemos seu amor de volta em sete dias. Preços acessíveis. E-mail para contato: magoxadrez.confiávelpracaramba@hotmail.com.” Os gatos piram.
PERSONAGENS: Xilene, Xatran, Xarlatão e Xadrez.
ASSUNTO: Sonhos/Charlatanismo/Magia
Sinopse: O texto conta a história de dois jovens que se encontram em um ritual alcoólico quase todos os dias, em um cemitério escuro, rodeados por túmulos e por uma criatura sobrenatural, sempre conversando sobre seus amores impossíveis. A confiança e a dúvida, e os diversos jeitos de amar, são colocados à prova na imatura discussão dos dois jovens prematuros. Um amor um tanto errado pode fazer os dois jovens pagarem um alto preço, principalmente aquele que não souber lidar com o coração. A desgraça de alguns é a felicidade de outros.
Tema/descrição: Amor juvenil/Morte
Personagens: Johny, Duda e Morte
Sinopse: Jovens revolucionários, cansados da hipocrisia dos adultos e do bullyng nas escolas, planejam um sequestro para ganharem atenção e exigirem direitos. O tédio é o que os move e o que os mata.
Tema/descrição: Tédio/Bullyng
Personagens: Ted, Zuleica, Esteffânya, Lindomar, Senhor Rito.
Sinopse: Uma encenação para ensinar um menino considerado caso perdido. As bruxas professoras buscam meninos maus para dar de comida para um monstro. A operação deve dar certo, porque ninguém acredita nessas coisas de fantasia. 
Tema/descrição: Bullyng
Personagens: Víbora (Professora Mariela), Mongo (Clóvis), Malvina (Laurinha) e Julinho. 
RESUMO: Livremente inspirado na obra Lewis Carrol. Alice muda seu tão esperado fim e mata a Rainha de Copas. Seus amigos se tornam inimigos e um grande destino a aguarda. 
PERSONAGENS: Alice, Chapeleiro, Gato, Rato, Lebre, Coelho, Rainha Branca, Rainha de Copas, Soldado Branco, Soldado de Copas 1, 2 e 3, Lagarta.
ASSUNTO: Histórias paralelas




Nenhum comentário:

Postar um comentário