PEÇAS PARA DOIS ATORES

RESUMO: O mercado empurrando a prostituição na cara de dois artistas desesperados pela sobrevivência. Será que eles vão ficar pelados nessa peça?
ASSUNTO: Arte/Nudez
PARA UM ATOR E UMA ATRIZ. 

RESUMO: Últimas chamadas de vídeo de um casal separados por uma ameaça global.
ASSUNTO: Amor/Crise/Fantasia
PERSONAGENS: LAÍS e DANIEL. 

RESUMO: Malia pede um namorado pra estrela cadente e seu pedido se realiza de um jeito inesperado, mas só porque ela ainda não aprendeu como fazer pedidos direito.
ASSUNTO: AMOR
PERSONAGENS: MALIA, ITI e MÃE (VOZ)

RESUMO: Totonho precisa ganhar um dinheirinho pra comprar um tênis novo e melhorar de vida e aceita a ideia de Pacocó de virarem palhaços de rua.
ASSUNTO: Função da Arte/Meio Ambiente
PERSONAGENS: TOTONHO E PACOCÓ

RESUMO: Grande previsão real sobre eventos sobrenaturais que acontecerão no planeta Terra ainda esse ano. Prepara-te!
ASSUNTO: Vida extraterrestre/Deus/O Teatro pelo Teatro
PERSONAGENS: TONINHO e MIRNA

RESUMO: Guilherme recebe uma carta de sua mãe através de Vitória, uma médium líder de um centro espírita. Porém o ceticismo, em formato de benção, trás outras lições divinas para ambos.
ASSUNTO: Mediunidade
PERSONAGENS: GUILHERME e VITÓRIA.

RESUMO: "Exatamente há cada trinta e três anos, um ser humano híbrido das estrelas, da criação e do criador, vindo de naves interestelares, gerado por inseminação artificial, costumamente em jovens virgens – vale ressaltar que essa regra tem sido extinta já há algum tempo - vem ao nosso mundo para ser mártir e trazer alguma influência híbrida ao mundo! Nesse meio tempo, com base no livre arbítrio que também lhe é concedido, tanto para o bem como para o mal, esse ser humano divino e genéticamente mais evoluído tem sido parte da história de cada geração específica, hora sendo mártir, hora sendo monstro."
ASSUNTO: Religião/Fé/Ciência/Preconceitos
PERSONAGENS: ELE 1 e ELE 2 
RESUMO: Zé e Nina se esforçam para serem seres parecidos, que possam conviver juntos e formar um casal; mas a cultura é um lance complicado e ambos vão descobrir em filosofia existencial que o ser humano é um ser contraditório, e sem querer tirar a culpa de cada um do cartório de seus erros e até de assassinatos, a novela se repete quantas vezes for necessário. Histórias parecidas que podem se repetir na realidade ou na ficção, pois a probabilidade de um raio cair duas vezes no mesmo lugar é mínima, mas existe.
ASSUNTO: Relacionamentos/Preconceitos
PERSONAGENS: NINA e ZÉ 

RESUMO: Introdução e estudo da famosa (e fictícia) Cia de Teatro Transe em Terra. Um jovem artista apresenta seu trabalho e sonho sobre a história do grupo e seu ilustríssimo Mestre Azevedo Castro em uma típica apresentação acadêmica. Um sonho que finalmente se realiza, virar artista do "tipo grande", fazer parte da histórica companhia por convite pessoal do grande Mestre. Para toda escolha uma renúncia, para cada preferência artística um tipo de suor diferente. Vale a pena a prostituição barata em nome do mercado teatral?
ASSUNTO: Arte
PERSONAGENS: ATOR e MESTRE AZEVEDO CASTRO
RESUMO: Segredos de um menino e uma menina revelados em salvamento botânico de uma era de extinção. Remédios, feitiçarias, alquimia ou drogaria em criação da mutação artificial é ruim ou é bom?
ASSUNTO: Existencialismo da natureza
PERSONAGENS: Menina, Menino, Flor (boneco falante) e Planta (boneco mudo).
(Texto escrito para Jenyffer Lisboa Coelho, amiga e atriz)
RESUMO: Amigos de encontros, Esquerdalhão e Direitoso são dois palhaços aprendendo sobre as divergências dos seus lados políticos. Com humor e melodrama, Esquerdalhão e Direitoso discutem sobre o direito à justiça e a convivência em comunidade, com os formatos de sistemas possíveis; cada um com uma posição exageradamente definida e extremista, sempre pendendo para seus respectivos lados. 
ASSUNTO: Política
PERSONAGENS: Esquerdalhão e Direitoso
RESUMO: Nesse monólogo experimental/político/musical, um Fantasma discute o existencialismo artístico com um peixe e com o público. A peça faz reflexão sobre qualidade e gosto cultural, dando ênfase na dúvida do que é considerado culto e o que é considerado fútil pela sociedade.
ASSUNTO: Arte/Morte
PERSONAGENS: Fantasma e o Peixe (pode ser um ator/atriz ou não)
RESUMO: "Uma coisa que teve noite de eu viajar no subconsciente mesmo, sabe! Coisas e sensações que se eu fosse só mais um pouquinho ignorante do que eu sou, eu poderia dizer que aquele deus com letra maiúscula falou diretamente comigo. Juro. Diretamente que eu digo é diretamente mesmo, com claras palavras ecoando no meu ouvido canceriano. Com o segredo revelado pude me libertar, pude sair do armário quântico de uma só vez. Mas há um problema. Nós estamos muito bem inseridos nesse sistema e muito bem confundidos pra conseguirmos chegar no nirvana e compreender qual é a realidade vigente todo o tempo. Existe mais do que uma realidade? O que é mais provável, uma cobra falante ou viagem no tempo? Eu aposto cinquenta por cento pra cada uma das possibilidades, porra! Então é difícil sair do sentimento físico, entende? Eu sei que é difícil. É difícil em cada segundo que você tenta colocar a teoria na prática. Tem hora que a crença de que nossos sonhos podem se realizar a qualquer momento se disfazem com uma gotinha mínima de tristeza química em nosso sangue biológico. A gente precisa começar a ver a biologia de uma outra forma."
ASSUNTO: Morte/Existencialismo/Física Quântica
PERSONAGENS: Vampiro e Enfermeira
RESUMO: Homenagem ao meu conterrâneo Rodrigues de Abreu nascido na minha querida cidade Capivari no interior de São Paulo.
ASSUNTO: Poesia
PERSONAGENS: Rodrigues de Abreu e Tony Daniel/ João Maringoni
RESUMO: As desconstruções e limites das gerações desde o avô até o neto em uma novela familiar.
ASSUNTO: Desconstruções de preconceitos
PERSONAGENS: Dois atores
RESUMO: Ao som dos melhores e mais conhecidos pagodes, uma breve história de um amor compulsivo. Pedro não sabe bem o que é amor e confunde o poder de romance de suas músicas com obrigação de reciprocidade da amada.
PERSONAGENS: Pedro e Garota/Inaraí/Doutora/Moça/Mãe (mesma atriz)
ASSUNTO: Relacionamentos abusivos
RESUMO: Uma atriz tenta colocar uma peça solo em pé, com um diretor-amigo contratado. Ela não sabe bem o que quer defender e dizer, mas tem a convicção de que precisa falar alguma coisa.
PERSONAGENS: Leda e Diretor
ASSUNTO: Arte/Teatro
RESUMO: Philo & Sophia são dois contempladores das dúvidas e do tédio. Discussões banais e conclusões precipitadas em metalinguagem na busca pela resposta fundamental do sentido da vida.
PERSONAGENS: Philo e Sophia
ASSUNTO: Filosofia
RESUMO: Violência transfóbica vem sempre de um machão de passarinho pequeno. Estudos afirmam que homofobia é homossexualidade incompreendida. 
PERSONAGENS: Goto/Gogo e Bela/Belo (dois atores)
ASSUNTO: Homofobia/transfobia
RESUMO: A madame Solange contratou um garoto de programa. O Boy gosta da vida que leva apesar da curiosidade e pena que a madame sente dele. A pena às vezes pode ser confundida com culpa.
PERSONAGENS: Solange e Boy
ASSUNTO: Drama
RESUMO: Vadinho Tin é um jovem ator e escritor que teve a sorte de cair nas mãos de um projeto cinematográfico internacional com direito à contracenar com atores famosos e tudo. Uma incrível coincidência é que ele já havia escrito sobre essa história antes. Uma vez ele escreveu um texto que narrava quase que exatamente o dia do teste e as coisas que aconteceram à seguir, até mesmo as exigências do misterioso diretor do filme, até mesmo quase as mesmas falas. Sua amiga Penélope é coadjuvante na história dele, e ele custa perceber sua importância na história.
PERSONAGENS: Vadinho Tin, Produtor de Elenco (voz), Penélope Castanho, Diretor 1 e Diretor 2 (pode ser encenado com dois atores)
ASSUNTO: Egocentrismo/Amizade
Sinopse: Jordana descobre ser HIV positivo. Sua primeira reação é desencavar uma antiga relação com um ex-namorado apaixonado.  
Tema/descrição: HIV
Personagens: Jordana e Vladimir
Sinopse: Conhecidos de ponto de ônibus trocam dúvidas existenciais. Sexo é uma coisa comum e banal. Uma camuflagem para a rotina da espera; a espera de um grande acontecimento. 
Tema/descrição: Existencialismo/Espera/Arte
Personagens: Mymo e Ariel
Sinopse: Duas irmãs univitelinas. Uma delas se suicida bebendo mercúrio. Uma passagem pela loucura de duas pessoas que acreditavam ser uma só.
Tema/descrição: Existencialismo
Personagens: Carina, Caroline e Ruben (pode ser interpretado com uma única atriz)
Sinopse: Um pastor de uma igreja evangélica cospe hipocrisias. Uma jovem é atentada pelo demônio apenas por duvidar. 
Tema/descrição: Religião/Sexo
Personagens: Pastor Ludivino e Jéssica
RESUMO: Continuação do espetáculo autobiográfico com o fim da esperança. A crença na positividade e de que os sonhos se realizam são confirmadas, tudo pode acontecer, mas quando realizadas não são tão emocionantes assim. Será que a morte é a melhor (e única) saída para meus problemas? "Não! Para! Oh, meu deus. Eu nunca fui tão pessimista. Quem me conhece sabe que eu até li e divulguei o tal do Segredo. Eu não sou assim. Eu não sou esse depressivo. Eu não tenho coragem de me matar e a discussão talvez nem seja essa. Não é o medo. É a coragem. E ter coragem nunca é o suficiente. Eu vivo na base de uma carência completamente egoísta. Talvez essa cena dramática toda é só pra alguém poder sentir pena. Pra chamar atenção. Como todo mundo que faz cagada na vida pensou um dia."
ASSUNTO: Existencialismo
PERSONAGENS: Robson e Ela.
Sinopse: O mundo de hoje é o que transforma as crianças de amanhã. Tudo é influência, até mesmo aquelas cartinhas de baralhos de monstrinhos infantis farão alguma coisa no pensamento dessas crianças. E a má presença dos pais, e os maus exemplos... Faz com que essa criança invente uma tragédia. 
Tema/descrição: Influências
Personagens: Du e Vilma
RESUMO: Pai e filho discutem sobre seus direitos no grau parental. Deveres de filhos e deveres de pais. Violência para educar. O resultado de uma opressão que gera a fuga e o destino de vida bem diferente do que o esperado. A culpa é sempre do mais velho, que deveria transmitir responsabilidade e compreensão. 
PERSONAGENS: Dudu e Pai
ASSUNTO: Criação/Influências
RESUMO: Marido e mulher discutem sobre um sonho sexual. A modernidade e as exigências conjugais.
PERSONAGENS: Pedro e Cecília
ASSUNTO: Sexo
RESUMO: Alice convidou Tuco para um sexo sem compromisso. Porém ela é difícil e infantil e possui um monte de segredos. A saga sexual da vida de dois jovens avulsos.
PERSONAGENS: Alice e Tuco
ASSUNTO: Sexo/Vingança
RESUMO: Nina conheceu um fantasma na casa abandonada da Dona Tereza. Ele se tornou um grande amigo. O duro é descobrir se fantasmas realmente existem ou não. Peça infantil.
PERSONAGENS: Nina, Voz do Pai e Tião
ASSUNTO: Amizade








Nenhum comentário:

Postar um comentário