PEÇAS PARA QUATRO ATORES:

RESUMO: Antônia teve três experiências sobrenaturais na vida, ela viu três homens diferentes dentro do seu quarto. Quais perguntas e quais respostas essas aparições trazem pra realidade?
ASSUNTO: Medo/Trauma
Quase monólogo para uma atriz.
PERSONAGENS: ANTÔNIA, CARA COM CAPA, CARA COM CHAPÉU E CARA COM CELULAR. 

RESUMO: Uma peça de teatro em uma festa de aniversário, com bolo, bixigão e pãozinho com patê.
ASSUNTO: ANIVERSÁRIO
PERSONAGENS: PROFE MALU, PRINCESA DISNÊY, HOMEM DE PLÁSTICO e PALHACINHO MAU. 

RESUMO: Mari possui uma janela feita de uma madeira antiga já extinta do planeta Terra, uma madeira especial que é um portal para a imaginação. Mas as coisas que podem entrar dentro de casa só podem entrar se forem convidados, isso é regra. E muitos seres lá de fora querem fazer parte do show, ou então só roubar uma caneta.
ASSUNTO: Imaginação/Magia/Política
PERSONAGENS: MARI, DUENDE (BONECO), MENINO (VOZ), ASSALTANTE (BONECO), FANTASMA (BONECO), MULHER (VOZ) E ALIEN (BONECO)

RESUMO: Toninho conta as coisas que vê na janela do seu quarto, mas que só vê quando está do lado de fora da janela do quarto, dentro não. Seres celestiais e divinos surgem na história, alguns bons e alguns maus, e todos cheios de filosofias cotidianas.
ASSUNTO: Sonhos/Imaginação/Teatro
PERSONAGENS: TONINHO, FADA (BONECO), DUENDE (BONECO), ANJINHA (BONECO), DIABINHO (BONECO), BICHO-PAPÃO (BONECO) e MÃE (VOZ)

RESUMO: Uma noite incomum de karaokê no Bar do Mauro, mais conhecido como Bar do Mau. O choro do bêbado masculino se torna piada quando a vingança feminina vem fazer sangue, na legítima defesa.
ASSUNTO: Pró-feminismo
PERSONAGENS: ANTÔNIO, MAURO, BÊBADO E DENISE.

RESUMO: Grandes monstros surgiram de repente e dizimaram com a população. A memória gravada na Super-Máscara poderia ser a salvação, mas talvez a humanidade esteja fadada à extinção completa.
ASSUNTO: Heróis/Máscaras
PERSONAGENS: DIOGO, ISA (VOZ), GRANDÃO, REPÓRTER (VOZ) e MOÇA (OPCIONAL)

RESUMO: O Príncipe Belo foi trancafiado em uma torre por seu Papai Rei, para esconder um misterioso segredo de seu filho. Uma terrorista surge para libertar Belo de sua prisão, porém descobrir e aprender sobre seu próprio segredo pode ser mais perigoso do que parece.
ASSUNTO: Educação Sexual/Gênero para crianças
PERSONAGENS: BELO, POLACA, PAPAI REI, NARRADOR, ROLO (BONECO), PECA (BONECA), DITA (BONECO/BONECA), CÉLEBOS (BONECOS/BONECAS).

RESUMO: Espetáculo musical  com discussão de gênero para crianças. Toninho é um garoto comum, que enxerga as mulheres ao seu redor com desprezo ao mesmo tempo com certo interesse. Três garotas vindas de outro planeta formam a Banda das Garotas Alienígenas e trazem música e mensagem para mostrar pro Toninho como ele pode ajudar as mulheres do planeta Terra na luta pela liberdade e amor de todos.
ASSUNTO: Feminismo para meninos
PERSONAGENS: TONINHO, GALÁKTA, PLUTÁKTA E LUNÁKTA.

RESUMO: Seres biológicos e elétricos buscam resposta para a morte pela hipnose. A experimentação do amor pós morte numa novela existencial.
ASSUNTO: Pós morte
PERSONAGENS: CONCEIÇO, LUCI, HD e DR. CARLO.

RESUMO: Quatro romances que poderiam ser do tipo clássico; daqueles bem fofos, de cidade do interior, com início em festa de santo, narrados com rimas e músicas bregas. Isso se a paixão dos narradores não acontecessem por pessoas não consideradas normais perante a sociedade, se não fosse o preconceito e a arrogância (e até mesmo o medo e a maldade) dos primeiros amantes. Cem gramas de músculo a mais ou a menos no meio das pernas não deveria impedir a chance de acontecer um grande e único romance; mas nessa história, tudo é uma tragédia. De crimes de ódio a medo do que os outros vão pensar, o texto reflete até mesmo como o meio LGBT lida com a letra T de sua própria sigla.
TEMA: Transexualidade
PERSONAGENS: Anastácia, Zé Tadeu, Luana e Rubens.    
RESUMO: Um policial decide levar pra casa alguns bandidos jurados de morte. A liberdade, a morte ou ou o direito à sorte da vida na rua, são ditados pelo salvador com disciplina e musicalmente, à partir de agora. A bondade e a maldade decide o que o indivíduo merece? Racismo e imperfeições do ato de caridade do policial fazem o jovem Guilherme, recém salvo, duvidar da importância do recrutamento e criticar o sistema policial.
ASSUNTO: Bondade/Maldade/Polícia/Racismo
PERSONAGENS: Laércio, Guilherme, Anderson e Jonatas
RESUMO: Um circo. O poder masculino na caça às pererecas. A frágil masculinidade e a homossexualidade incompreendida. O poder das pererecas; a muleta do homem.
PERSONAGENS: Sudão, Alex, Popó e Viola.
ASSUNTO: Machismo
RESUMO: Os filhotes do lobo que morreu queimado na chaminé da clássica história dos três porquinhos buscam por justiça pela história do pai. Descobrir quem é o mocinho e quem é o vilão de uma história nem sempre é tão fácil assim.
PERSONAGENS: Cacau, Leau, Mingau, Colesterol e Papai Lobo Mau (vídeo ou sombra)
ASSUNTO: Bem e mal.
RESUMO: Nana gosta tanto de filmes de Super-Heróis como de filmes de Princesas, mas Claudinha acha isso um absurdo porque tem que ter coisas de menina e coisas de menino. Um dia Nana descobre que seu aparelho de DVD faz os personagens dos seus filmes prediletos virarem realidade, e a Elsa do filme Frozen e o Peter Parker do Homem-Aranha vêm ajudar a mostrar pra Claudinha que todos podem gostar do que quiser.
PERSONAGENS: Nana, Claudinha, Elsa, Peter Parker e Mãe de Nana (voz).
ASSUNTO: Discussão de gênero para crianças
RESUMO: Três irmãos e o problema da sexualidade entre familiares em musical. Um dos irmãos é gay e o mais velho não aceita. A caçula e a mãe adoram o novo mundo, o diferente, a liberdade sexual da família. O mais velho conserva o pudor.
PERSONAGENS: Edgar, Leonardo, Angelina, Mãe e Boneca
ASSUNTO: Família/Liberdade sexual
RESUMO: Um poeta, um marginal e um militante unidos por um propósito: discutir a crise existencial desse mundo problemático; revolução super heroica é coisa de moleque.
"A crise da juventude abandonada e desesperada. É bonito e digno sofrer pelas injustiças do mundo. Revolução não parece revolução enquanto está na fase da batalha. Terá os que dirão que somos vagabundos, que queremos luxos e conforto sem suar. Terá também os que tentarão nos matar. Terá os que dirão que é perda de tempo porque o mundo já está na merda, que só temos que aceitar as condições. Mas não dá pra dormir em paz. Desenvolvimento de uma nação não é prédios e economia estável. Desenvolvimento de uma nação é bem estar social para os que estão vivos e respirando agora, nesse instante. Todos. Eu e você. Eu, você e ele. Você, ele e eu. Ele, eu e você."
PERSONAGENS: Poeta, Marginal, Militante e Crise
ASSUNTO: Revolução
RESUMO: Uma família nada tradicional, mas com princípios tradicionais. Avó católica cuida do neto e da neta, órfãos. O tio das crianças, irmão da mãe morta, acha que faz a função de pai. A caçula se exibe na webcam para homens mais velhos. O irmão mais velho, que é gay, foi morar sozinho porque não é boa companhia pra irmã, segundo diz o tio moralista que é cheio de segredos.
PERSONAGENS: Luiz Paulo, Marina, Dona Edna e Tio Ju
ASSUNTO: Família/Religião/Hipocrisia
RESUMO: Vadinho Tin é um jovem ator e escritor que teve a sorte de cair nas mãos de um projeto cinematográfico internacional com direito à contracenar com atores famosos e tudo. Uma incrível coincidência é que ele já havia escrito sobre essa história antes. Uma vez ele escreveu um texto que narrava quase que exatamente o dia do teste e as coisas que aconteceram à seguir, até mesmo as exigências do misterioso diretor do filme, até mesmo quase as mesmas falas. Sua amiga Penélope é coadjuvante na história dele, e ele custa perceber sua importância na história.
PERSONAGENS: Vadinho Tin, Produtor de Elenco (voz), Penélope Castanho, Diretor 1 e Diretor 2 (pode ser encenado com dois atores)
ASSUNTO: Egocentrismo/Amizade
Sinopse: “Pensamentos e obra de um artista egoísta que busca um jeito de se contar uma história qualquer”.
Tema/descrição: Inspiração Existencial
Personagens: William, Bruna, Luana e Fernandão.
Sinopse: Musical que não é um auto-ajuda.
Tema/descrição: Um segredo
Personagens: Quatro atores.
Sinopse: Duas mulheres de diferentes idades se encontram num sex shop. Coincidências absurdas costuram suas histórias com seus atuais companheiros, ambos chamados Jorge. 
Tema/descrição: Coincidências 
Personagens: Silvana, Ludmila, Jorge Polônio e Jorge Gustavo.
Sinopse: Assim como sugere o título, o espetáculo fala de cu. Três personagens contam sobre as histórias dos seus. E a censura mais uma vez termina com hipocrisia.
Tema/descrição: Cu
Personagens: Anibal, Marcus, Raimunda e Celso Censura
Sinopse: Uma encenação para ensinar um menino considerado caso perdido. As bruxas professoras buscam meninos maus para dar de comida para um monstro. A operação deve dar certo, porque ninguém acredita nessas coisas de fantasia.
Tema/descrição: Bullyng
Personagens: Víbora (Professora Mariela), Mongo (Clóvis), Malvina (Laurinha) e Julinho. 
RESUMO: O ano é 2062. Os profetas erraram na data, mas o fim do mundo enfim chegou. Os senhores de respeito são as gerações dos nascidos nos anos 2000. Eles não se diferem mais dentre os jovens de 2062 por ter mais experiência, como ainda acontecia no início do milênio. E esses senhores de 2062 vivem da nostalgia. Mas os jovens descobriram algo extraordinário, infelizmente, pouco antes do fim.
PERSONAGENS: Irene, Francisco, Patrícia e Lucas
RESUMO: “Mago Xadrez, resolvemos todos os seus problemas: finanças, previsões, sucesso, e trazemos seu amor de volta em sete dias. Preços acessíveis. E-mail para contato: magoxadrez.confiávelpracaramba@hotmail.com.” Os gatos piram.
PERSONAGENS: Xilene, Xatran, Xarlatão e Xadrez.
ASSUNTO: Sonhos/Charlatanismo/Magia




Nenhum comentário:

Postar um comentário