PEÇAS PARA CINCO OU MAIS ATORES:

RESUMO: JESUS DEFENDE A MULHER TRANSEXUAL DE SER APEDREJADA NO MEIO DA CLÁSSICA HISTÓRIA. TRECHO RECORTADO E ADAPTADO DA PEÇA "MARIA CONTA A PAIXÃO DE CRISTO" TAMBÉM DE GABRIEL TONIN 
PERSONAGENS: Mada, Jesus, Maria, Homem Mascarado 1, Homem Mascarado 2 e Homem Mascarado 3
ASSUNTO: Transexualidade e deus


RESUMO: Um programa de reality show que a disputa é entre morrer ou ganhar 1 milhão de reais. Discussão da moralidade dos sonhos e desejos que queremos (e podemos) conquistar. 
ASSUNTO: Poder da mente
PERSONAGENS: ELU, ELX, ELI, GODOTY, HOMEM, MULHER, NARRADOR E ASSISTENTES

RESUMO: Uma versão contada por Maria mãe de Jesus, sobre a importância e os mistérios de sua paixão e sacrifício. 
ASSUNTO: Paixão de Cristo
PERSONAGENS: MARIA, JESUS, MADA, SAMARITANA/VERÔNICA, MULHER DO FLUXO DE SANGUE, EMPREGADA, TIAGO/HOMEM MASCARADO 1, JUDAS/HOMEM MASCARADO 2, JOSÉ/HOMEM MASCARADO 3, JESUS (bebê) e JESUS (criança)

RESUMO: Mais uma história de tentativa de revolução dos bichos contra a exploração dos humanos, dessa vez, livremente baseada em fatos quase reais.
ASSUNTO: Revolução/Natureza
PERSONAGENS: Dona Nenê (PORCO), Cleiton (PORQUINHO), Imperador (CAVALO), Emma Flor (EMA), Burronaldo (BURRO), Augusto (CACHORRO), Djanaja (NAJA) e
MORCEGO (participação especial). 

RESUMO: A Morte decidiu se rebelar contra o sistema e parou de exercer a sua função de matar pela eternidade, até que o tempo enfim parasse. Todo um processo dramático e musicado de uma artista incompreendida na busca pelo sentido de sua existência.
ASSUNTO: Morte e Vida/Amor
PERSONAGENS: MORTE, PSICÓLOGO, ADVOGADO, PROMOTOR, DEUSES (CORO), VIDA, NARRADOR E CORO.

RESUMO: Num mundão pós apocalíptico, Toninho vive enclausurado com sua cachorrinha Nenê Gracinha, vivendo um dia após o outro; resolvendo problemas que caem do céu, consertando erros que cometeu, disputando propriedade de terra e até enfrentando o universo sobrenatural.
ASSUNTO: Propriedade/Comunicação
PERSONAGENS: TONINHO, NENÊ GRACINHA, SEU MUNDÃO, MARLA, RÁDIO (VOZ), HOMEM (VOZ), RAMON, TOBIAS (CACHORRINHO) e PEQUENA (CACHORRA GRANDE E IDOSA)
TEATRO DE BONECOS
RESUMO: Carla é uma jovem cientista que com a ajuda da sua prima cantora Jéssica consegue criar uma máquina do tempo e trazer para o presente Carl Sagan e Karl Marx ainda garotos. Mas brincar com o tempo e o espaço pode causar um furacão do outro lado do mundo. Ou evitar.
ASSUNTO: Ciência e comunismo para jovens
PERSONAGENS: CARLA, JÉSSICA, CARL, KARL, TIA NENÊ, SOLDADO 1/HOMEM, SOLDADO 2/HOMEM, REPÓRTER (VOZ) e HOUSTON (VOZ).

RESUMO: O conto do boto cor de rosa ganha uma nova versão pela Vovó Iaponira, que conheceu a história bem de pertinho.
ASSUNTO: Lendas/Pró feminismo
PERSONAGENS: VOVÓ IAPONIRA, BOTÂNIA (MULHER ROSADA), GUMERCINDO BOI, GUTO (MENINO ROSADO), GUTO (RAPAZ ROSADO), JENYFER, NETOS, CONVIDADOS, APRESENTADOR e VOVÓ IAPONIRA (CRIANÇA).

RESUMO: Depois da moral da clássica história, a vida da cigarra e da formiga conseguiu o equilíbrio perfeito com os outros insetos da Mata. A cigarra percebeu que sem o trabalho da formiga ela não poderia viver, e a formiga percebeu que sem a música da cigarra ela também não poderia. Havia trabalho e cultura para todos, de forma justa, para insetos fêmeas e insetos machos, joaninhas ou borboletas, grilos e vagalumes. Porém a chegada de um sapo pode mudar todo o destino desses seres invertebrados.
ASSUNTO: Vida em comunidade/Preconceitos/Traição
PERSONAGENS: CIGARRITA, FUMIGO, BIBI, ZÉ GRILO, BOBOLETA, JOÃOZINHO, VAGALÚ, SAPONALDO, SPY, DUDU, MAMÃE RAINHA, ABELHAS e
OUTROS INSETOS

RESUMO: Depois da morte todos somos julgados por nossos erros aqui na Terra, mas a justiça é tratada diferente pra cada pessoa. Alguns podem escolher pra onde vão, mesmo depois de mortos; outros são enviados direto pro inferno. Nesse espetáculo vemos os julgamentos de três indivíduos recém desencarnados.
ASSUNTO: Racismo/Machismo/Homofobia/Deus(a)
PERSONAGENS: ÁGATHA, MARIELA, KAUAN, BRANCA, LU, FERIADO, REGINA DUARTE, DEUSINHA, DIEGO, POTYGUARA E ENTIDADES. 

RESUMO: Drama familiar com lado político. Dois irmãos gêmeos em pé de guerra. Quem é quem nessa briga?
ASSUNTO: Polarização política
PERSONAGENS: DADO, MARCEL, FÁTIMA, IRENE, JOÃO, REPÓRTER (VOZ) E SIMONE. 

RESUMO: Rotina do Conselho Municipal de um tempo no futuro. Discussão política e bandeira levantada descaradamente, sobre a divisão da esquerda e da direita no Brasil. Novela dramática a musicada.
ASSUNTO: POLÍTICA
PERSONAGENS: SAMIA, GUIBO, JAIRSON JUNIOR, JAIRSON SEGUNDO, JAIRSON TERCEIRO, MARIA DO ROSÁRIO, JOICE, ROBERTO, PRESIDENTE DO CONSELHO, MEMBROS DA ESQUERDA e MEMBROS DA DIREITA.

RESUMO: Os monstros mais famosos das histórias se reúnem para discutir sobre o bem e o mal, e também pra entender a dor de cada um.
ASSUNTO: Bem e Mal
PERSONAGENS: MARGA (BRUXA), CHIFRÃO (MONSTRO), ELIOT (ALIENÍGENA), PIADA (PALHAÇO) E DOUTORA.

RESUMO: Antônio teve mulheres que provaram amá-lo sem motivos, mesmo quando ele é incapacitado de retribuir esse amor. Amigas que o tempo colocou no caminho e que deram espaço para uma missão bem mais especial. Porque o amor é coisa de mulher.
ASSUNTO: Amor
PERSONAGENS: Antônio, Camila, Naty, Thaís e Doutor.

RESUMO: Mari possui uma janela feita de uma madeira antiga já extinta do planeta Terra, uma madeira especial que é um portal para a imaginação. Mas as coisas que podem entrar dentro de casa só podem entrar se forem convidados, isso é regra. E muitos seres lá de fora querem fazer parte do show, ou então só roubar uma caneta.
ASSUNTO: Imaginação/Magia/Política
PERSONAGENS: MARI, DUENDE (BONECO), MENINO (VOZ), ASSALTANTE (BONECO), FANTASMA (BONECO), MULHER (VOZ) E ALIEN (BONECO)

RESUMO: Toninho conta as coisas que vê na janela do seu quarto, mas que só vê quando está do lado de fora da janela do quarto, dentro não. Seres celestiais e divinos surgem na história, alguns bons e alguns maus, e todos cheios de filosofias cotidianas.
ASSUNTO: Sonhos/Imaginação/Teatro
PERSONAGENS: TONINHO, FADA (BONECO), DUENDE (BONECO), ANJINHA (BONECO), DIABINHO (BONECO), BICHO-PAPÃO (BONECO) e MÃE (VOZ)

RESUMO: Histórias dos moradores (humanos e não humanos) de uma casa amarela através de uma janela especial e espacial.
ASSUNTO: Natureza
PERSONAGENS: LALÚ (MENINA), JOAQUIM (MENINO), ARARA (ARANHA), BEIJINHO (BEIJA-FLOR), JOÃOZINHO (JOANINHA), FORMIGUINHAS (VÁRIAS), MILTINHO (MILTON NASCIMENTO), BI (ABELHA), RATÃO (RATINHO), BATATA (BARATA), GILZINHO (GILBERTO GIL), PLANETAS E ESTRELAS (VÁRIOS), CHAPOLIN (CHAPOLIN COLORADO) e LUA (LUA FALANTE)

RESUMO: Grandes monstros surgiram de repente e dizimaram com a população. A memória gravada na Super-Máscara poderia ser a salvação, mas talvez a humanidade esteja fadada à extinção completa.
ASSUNTO: Heróis/Máscaras
PERSONAGENS: DIOGO, ISA (VOZ), GRANDÃO, REPÓRTER (VOZ) e MOÇA (OPCIONAL)

RESUMO: Num futuro de um universo não muito distante, onde a verdade foi decidida por um único rei ditador, cinco jovens vão vasculhar o casarão onde vivem exilados os últimos professores/cientistas da cidade. Lara quer a verdade, mas Suzaninha quer desmascarar os doutrinadores feiticeiros. Eles vão descobrir que o certo e o errado, que o bem e o mal são relativos e podem ser pontos de vistas. E que tudo que existe nesse exato instante faz parte da grande jornada.
ASSUNTO: Bem e Mal/Decisões/Ciência/Espiritualidade
PERSONAGENS: BINHO, LARA, CLAUDINEI, SUZANINHA, BUIÚ, TIA SIL, TIA MÁ, CARA-DE-COISA-RUIM (SEU TOMÁS), MESTRE DIRETOR (MASCARADO/FANTASMA), CHICLETES (GATO; BONECO), NÁDIA (HOLOGRAFIA), SÓCRATES (HOLOGRAFIA), ENTIDADES (HOLOGRAFIAS), INTERROGADOR, APRESENTADOR (VOZ), MULHER (VOZ), POLÍTICO (VOZ), LINASGARNORRIANOS (HOLOGRAFIAS) e
DEUSA

RESUMO: Uma breve história sobre uma das obras brasileiras mais conhecida internacionalmente, "O Abaporu" de Tarsila do Amaral, contada pela própria Tarsila para uma menina que gosta de pintar. Uma mistura de ficção e realidade, numa narrativa ilustrada com personagens reais da história da cultura brasileira. O dramaturgo Gabriel Tonin é conterrâneo de Tarsila do Amaral, ambos da cidade de Capivari no interior de São Paulo.
ASSUNTO: Tributo à Tarsila do Amaral
PERSONAGENS: Tarsila do Amaral, Menina, Anita Malfatti, Oswald de Andrade, Mário de Andrade, Menotti Del Picchia, Tata Miriã (governanta) e Tarsila (criança)

RESUMO: Um bebê vindo das estrelas é deixado na fazenda de Seu Zé, que recebe a missão de um ser celestial de criá-lo para a evolução do planeta, com a ajuda de suas três filhas. Mensageiros surgem com presentes, assim como os três reis magos surgiram na antiga história de Jesus. Seu Zé, cristão de criação, passa a acreditar que a criança seria o novo messias, e passa a dividir a criação da criança com as filhas e os mensageiros. Porém, diferenças de opiniões e ideologias na criação da criança, desde assuntos sobre alimentação vegetariana, política e religiosidade, faz com que tensões e terrores transforme a história num absurdo romance musical um tanto gospel e até mesmo com galinhas cantoras.
ASSUNTO: Deus/Existencialismo/Vegetarianismo/O mal e o bem
PERSONAGENS: VILMA, VALÉRIA, VÂNIA, ZÉ, SESSENTA E SEIS, ADOLFO, TEREZA, JUBILEU, GABRIEL (bebê/boneco), GABRIEL (criança), GABRIEL (pré-adolescente), RUI, BERNADETE (galinha/boneca), CAMILINHA (galinha/boneca), GALINHAS (bonecas) e PINTINHO (boneco)

RESUMO: Nessa festa em teatro de rua, toda discussão se resolve com música, poesia e soco na boca. O mais forte sempre vence, é assim que é. Como rebater a violência sem violência?
ASSUNTO: Violência/Política
PARA CINCO OU MAIS ARTISTAS. 

RESUMO: Livremente inspirado em uma versão da história da morte do artista Jorge Lafond envolvendo o Padre Marcelo Rossi.
ASSUNTO: Homofobia/deus
PERSONAGENS: PADRE, VERA, PRODUTORES E ENFERMEIROS.

RESUMO: O Príncipe Belo foi trancafiado em uma torre por seu Papai Rei, para esconder um misterioso segredo de seu filho. Uma terrorista surge para libertar Belo de sua prisão, porém descobrir e aprender sobre seu próprio segredo pode ser mais perigoso do que parece.
ASSUNTO: Educação Sexual/Gênero para crianças
PERSONAGENS: BELO, POLACA, PAPAI REI, NARRADOR, ROLO (BONECO), PECA (BONECA), DITA (BONECO/BONECA), CÉLEBOS (BONECOS/BONECAS).

RESUMO: Daniel está prestes a pular de uma ponte. Várias pessoas param pra socorrer, porém alguns segredos podem mudar todo julgamento da cena.
ASSUNTO: Suicídio/Pedofilia
PERSONAGENS: DANIEL, RICARDO, SILMARA, JAQUE, ANDRÉ, VITOR, PESSOAS E POLICIAIS.

RESUMO: Dra. Manoela reúne três pacientes que dizem ouvir vozes e possuem histórias de visões do sobrenatural. A busca pela verdade, sendo científica ou divina, é o principal foco da terapia, pela crise existencial de todos os personagens, inclusive da própria Dra. Manoela, inclusive do próprio autor da peça. Traumas e visões se chocam no drama pessoal de todos os indivíduos, e eles estão todos conectados, às vezes até sendo um indivíduo só, às vezes não.
ASSUNTO: Consciência/Deus
PERSONAGENS: DRA. MANOELA, DIRCE, LUCAS, SOFIA, GUTO E ESCRITOR.

RESUMO: No Grande Jardim Mágico de Todas as Coisas é possível plantar qualquer coisa, desde árvores de bombons até mesmo árvores de carinho. Jaqueline é uma menina aventureira que vai descobrir sua missão na história, aprendendo também com o sonho dos outros e lidando com os próprios erros.
ASSUNTO: Existencialismo/Crítica social
PERSONAGENS: JAQUELINE, BOMBOM, BEIJIN, MR. ELEONÓRIO, PATRÍCIA, INSTAGRÃO, DINDIN, ARMANDO, NÁDIA, BÊBADO 1, BÊBADO 2, ÁRVORE MÚSICO 1, ÁRVORE MÚSICO 2 e ÁRVORE MÚSICO 3.

RESUMO: Amanda fugiu de casa e foi viver na cidade grande. Todo mundo tem comentado sobre a sua nova vida, cada um com seu julgamento pessoal sobre o caso. Frederico, mais conhecido como Freddy Krueger, padrasto e tutor da menina, guarda segredos sobre o acontecido. Um drama musical sobre as mazelas do machismo.
ASSUNTO: Feminismo/Abuso sexual/Aborto
PERSONAGENS: AMANDA, NENÊ, MIA, DUDU, FREDERICO, LIPA E LÉO.

RESUMO: Um print de Bêne comentando com um amigo sobre como comeu Flor viraliza e todo mundo fica sabendo. Um caso de exposição sexual  pode destruir a vida de uma mulher, enquanto o homem sai ileso usufruindo da pinta de garanhão. Acreditar em carma divino ajuda a continuar a seguir a vida sem odiar os escrotos, mas se ainda há interesse em salvá-los, essa peça não consegue ajudar realmente com uma conclusão. Não é um manual, é uma reflexão no pensamento de se há tempo hábil pra salvar todos eles e se eles merecem a tentativa.
ASSUNTO: Machismo/Feminismo/Transexualidade/Poder
PERSONAGENS: FLOR, KEILA, BIANCA, TIAGO, BÊNE e ALANA.

RESUMO: Um cantor de sucesso é desbancado por três adolescentes no hit de maior sucesso do carnaval. A arte e o mercado possuem um caso de amor e ódio, mas não é drama feito novela. Um artefato mágico pode decidir o rumo da compreensão da grande questão da existência humana: o que é arte?
ASSUNTO: Arte
PERSONAGENS: LOMA, SIMONE, KAROL, GODART, REPÓRTER 1/FÃ 1, REPÓRTER 2/FÃ 2, REPÓRTER 3/FÃ 3, POETA FANTASMA E MERCADÃO.

RESUMO: Adaptado do texto "Liberdade, Liberdade" de Millôr Fernandes e Flávio Rangel. Atualização livre da obra com cenas inéditas.
ASSUNTO: Liberdade
PARA TRÊS OU MAIS ATORES.
RESUMO: Cinco amigos sofrem um acidente de carro. Na estrada, longe, abandonada, com fama de mal assombrada, os cinco jovens vivenciam uma experiência considerada sobrenatural, mas com possibilidade de explicações lógicas e científicas. Personagens paralelos surgem para ajudá-los na jornada pós acidente e para tentar descobrir as coisas do tempo e espaço de cada um.
TEMA: Morte/Dimensões
PERSONAGENS: Anabete, Jenifer, Olavo, Péricles, Zolinha, Rosivaldo (um senhor), Mula, Lelo, Camile (um bebê), Eva (mãe de Camile), (os mesmos atores dobram os personagens seguintes) Mãe de Péricles, Enfermeira, Médico, Faxineiro, Quatro pacientes de um hospital.
RESUMO: Um cantor de sucesso é desbancado por três adolescentes no hit de maior sucesso do carnaval. A arte e o mercado possuem um caso de amor e ódio, mas não é drama feito novela. Um artefato mágico pode decidir o rumo da compreensão da grande questão da existência humana: o que é arte?
ASSUNTO: Arte
PERSONAGENS: LOMA, SIMONE, KAROL, GODART, REPÓRTER 1/FÃ 1, REPÓRTER 2/FÃ 2, REPÓRTER 3/FÃ 3, POETA FANTASMA E MERCADÃO.
RESUMO: João Pedro tem um câncer terminal, com prazo de validade e crise existencial. Artisticamente ele não quer saber de um musical, mas seu universo ilustrado em seus melhores amigos querem tentar fingir que tudo está legal, que tudo ainda está normal. JP, como quer se apresentar, quer morrer, decidiu a vida abandonar, decidiu que chegou em seu final. Eutanásia é proibido (mas maconha também é, ué) e ele pede pros amigos, um abrigo, no perigo, dar um jeito, um migué; procurar a morte que vende em comprimido ilegal no Paraguai. Será que eles vão, será que ele vai? O que veio antes? Depois que o corpo cai, depois que a alma sai, pra onde a gente vai? O buraco negro tudo atrai, pra dentro dele tudo cai, isso já se sabe que é verdade, que é real, que é a realidade mais do que normal. O mistério imaginário e extra ordinário da morte é que é bastante e inexplicavelmente surreal. "A gente só se reconhece porque a gente tem essa voz pra dizer. Noz frutinha, ou nós eu e você?".
Com citações científicas livremente inspirado pelas leituras das obras de Stephen Hawking, essa novela musical super/mega dramática é uma quase autobiografia do autor que também luta contra um câncer. 
PERSONAGENS: Karina, Babi, Molusco, João Pedro, Jacira (enfermeira) e Miriam (mãe de JP).
ASSUNTO: Existencialismo/Ciência/Morte
RESUMO: Um barco/comunidade dividida por muros e vidros. As pessoas podem se conhecer mesmo se forem de lados diferentes das opiniões, mas há uma burocracia, e deve haver certeza de que um casal possa mesmo conviver com pensamentos tão diferentes em assuntos básicos.
PERSONAGENS: Rebeca, Carlo, Dudu, Leona, Tereza, André, Aline, Capitão Venceslau.
ASSUNTO: Política/Romance
RESUMO: A luta de classe finalmente chegou ao extremo do pastelão. Playboys versus marginalizados; madames versus mães solteiras; as dores da classe média contra as dores dos miseráveis. Um cientista é contratado para criar o Super Impitman para salvar o Brasil da corrupção e da cor vermelha. Enquanto isso, o Comuna Monster cresceu com a força das injustiças.
PERSONAGENS: Robson, Birú, Lucéia, Andréia Belmonte, Jorge, Ronald, Doutor Nosferatu, Rihana, Ivete, Geisla, Dony, Cop 1, Cop 2 e Repórter
ASSUNTO: Luta de classes
RESUMO: Novela teatral que discute a liberdade e a disputa por espaço no planeta. A Dona do Sol ficou conhecida por esse nome depois de processar famílias que construíram um edifício em frente ao seu sol de fim de tarde. Considerada fria e egoísta, também é proibida de expôr suas opiniões em uma rádio pirata, seu segundo refúgio em desespero. Depois de muita luta, porém, a Dona decide abrir mão dos seus direitos para não atrapalhar os direitos dos outros. E a busca por espaço continua em outros cantos, em outros assuntos, em outros refúgios.
PERSONAGENS: Dona, Juiz, Advogados, Promotores, Policiais, Júri, Repórteres, Cigana, Famílias e Dona Carla
ASSUNTO: Liberdade e direito ao espaço
RESUMO: Discussão sobre liberdade de expressão em ficção surrealista. Até que ponto podemos zombar da fé do próximo? Até que ponto podemos nos ofender quando riem das nossas verdades? Qual o limite para a experimentação e expressão artística? Qual o limite da dor do ofendido?
PERSONAGENS: Três atores e três atrizes (ou seis artistas)
ASSUNTO: Religião/Sexo/Liberdade de Expressão
Sinopse: Conspiração eleitoral e romântica de um jovem militante de esquerda. 
Tema/descrição: Política/Eleições 2014
Personagens: RENATA, CLAITON, JUDSON, DONA IRENE, MONICA, PÉRICLES, GILBERTO, ROSANA, SARGENTO, MILITARES, CORO: STELA/WANDA/LUIZA/PATRÍCIA, MANIFESTANTES DO LADO A, MANIFESTANTES DO LADO B
Sinopse: Doze cenas curtas e bobas.
CENAS: 1. A PESSOA MAIS LINDA DO MUNDO, 2. FRESCURA, 3. UFO, 4. TIPO FUMAÇA, 5. DE BOM, 6. RELACIONAMENTO MODERNO, 7. PAIS E FILHOS, 8. TIRO, 9. AMARULAS, 10. ÓTIMO, 11. VOVÓ e 12. O FIM.
Sinopse: Mais doze cenas curtas e bobas.
CENAS: 1. TROPEÇOS, 2. CORDÃO UMBILICAL, 3. O MENINO QUE SOBREVIVEU, 4. FILHOS DA FRUTA, 5. O MAIOR E PIOR ARREPENDIMENTO DA VIDA DE UMA VIRGEM, 6. TRAGICÔMICO, 7. DRAMA INTERESSEIRO, 8. TRAVESSEIRO, 9. PALAVRAS, 10. DISNÊI, 11. A PESSOA MAIS ZOADA DO MUNDO e 12. JUSTICEIROS EM AÇÃO.
Sinopse: Mais doze cenas curtas e bobas ainda.
CENAS: 1. PAPAI, 2. PAU MANDADO, 3. SIDA, 4. POR MIM, 5. PARE DE CHUPAR O PASSADO, 6. OPINIÃO, 7. O CRÍTICO, 8. A ISCA DE TODO DIA, 9. ANTES DE EU MORRER, 10. EXCLUINDO, 11. O MAIOR MILITANTE DOS ÚLTIMOS TEMPOS (Edit.: SÓ QUE NÃO) e 12. A OU B.
Sinopse: Jesus - ou um cara vestido de Jesus - volta ao mundo para tentar entender o que faz duas pessoas que cresceram nas mesmas condições sociais e financeiras tomarem rumos diferentes na vida. Num mundo onde a lei ficou mais rígida com a punição, noventa e nova por cento dos casos criminosos são resolvidos e o povo apoia o "olho por olho, dente por dente". Mas até quando a violência pode ter força até do lado dos que se dizem "de bem"?
Tema/descrição: Direitos Humanos
Personagens: PERSONAGENS: LUCIANO FERREIRA, LUCIANO FERRADO, FAMÍLIA FERREIRA (PAI, MÃE, TIO, TIA, PRIMA, ETC), FAMÍLIA FERRADO (PAI, MÃE, TIO, TIA, PRIMA, ETC), ESPOSA DE LUCIANO FERREIRA, GAROTA, PARTEIROS, POLICIAIS, BANDIDOS, TREINADORES, REPÓRTERES, REPÓRTER A, MÉDICOS, JESUS CRISTO.
Sinopse: Desabafo egoísta e narcisista. A carência em forma de gente em poema musical.
Tema/descrição: Carência
PERSONAGENS: CARENTY, INDIFERENTE 1, INDIFERENTE 2, INDIFERENTE 3 e BOBO.
Sinopse: As convicções de personagens avulsos se cruzam na realidade; todas as nossas teorias podem ser quebradas com mais experiência ou estudo. Hoje alguém é a favor da pena de morte, amanhã seu filho é o réu. Hoje alguém tem convicção na vida após a morte; depois de morrer, talvez não pense mais nisso.
Tema/descrição: Incertezas/Mentiras/Hipocrisias
PERSONAGENS: GUILE, LEANDRA, EFIGÊNIA, LAIO, IGOR, LETÍCIA e CESARINA.
RESUMO: As desconstruções e limites das gerações desde o avô até o neto em uma novela familiar.
ASSUNTO: Desconstruções de preconceitos

PERSONAGENS: Pode ser interpretado com dois atores. COLABORADOR MAIS VELHO, RONALDO COM 30 ANOS, RONALDO COM 19 ANOS, RONALDO COM 50 ANOS, PAI DE RONALDO, PAI DE RONALDO CRIANÇA, PAI DE RONALDO JOVEM, PAI DE RONALDO VELHO, AVÔ DE RONALDO, AVÓ DE RONALDO (pode ser uma boneca), MÃE DE RONALDO, URSINHO PIMPÃO, FILHA/O TRANSEXUAL DE RONALDO e OUTRO COLABORADOR JOVEM.
Sinopse: Cora é uma vadia e será apedrejada em público. Ela só tem medo de ser esquecida. De resto, enquanto as más línguas a apedrejam, as boas a lambem. 
Tema/descrição: Liberdade Sexual
PERSONAGENS: CORA, SAMUEL, GABRIEL, RAFAEL, JACÓ (corifeu) e O POVO (coro)
Sinopse: Continuação de O HOMEM VERDE, O DRAMALHÃO E A INJUSTIÇA. Um desenlace surrealista e pós moderno.
Tema/descrição: Mentiras
PERSONAGENS: LAILA, EDUARDO, JOICE, BRENO, BRENO, GUSTAVO, CELSO, CAMILA, ROBERTSON, UM DUENDE, ATRIZ, VOZ.
Sinopse: Histórias e conspirações mentirosas se cruzam num surrealismo novelístico. As mentiras do ser humano escrachadas e discutidas em assuntos como racismo, infidelidade, homossexualidade e um duende. Nunca nada é o que parece. 
Tema/descrição: Mentiras
PERSONAGENS: LAILA, EDUARDO, JOICE, BRENO, BRENO, GUSTAVO, CELSO, CAMILA, ROBERTSON, UM DUENDE, ATRIZ, VOZ.
Sinopse: Um retiro espiritual para mulheres que querem reverter o tesão. Segredos femininos e desejos reprimidos. Submissão ao caralho. 
Tema/descrição: Repressão sexual
Personagens: Vanessa, Andressa, Lícia, Marta, Submissa, Maya, Macho e 3 Homens. 
Sinopse: Um asilo particular. Seu Guilherme é um senhor que teve crises infantis e desapareceu. Os outros moradores do asilo descobrem surpresas e mais surpresas sobre o vovô moderno, que ficou irreconhecível aos olhos da neta querida. Gravidez, piercing no mamilo, drogas, etc. Seu Guilherme decidiu virar criança de novo, porque quando era criança teve que crescer cedo.  
Tema/descrição: Motivação
Personagens: Dona Lurdes, Dona Luzia, Seu Tião, James, Violeta, Valquíria e Seu Guilherme.
Sinopse: Jovens revolucionários, cansados da hipocrisia dos adultos e do bullyng nas escolas, planejam um sequestro para ganharem atenção e exigirem direitos. O tédio é o que os move e o que os mata.
Tema/descrição: Tédio/Bullyng
Personagens: Ted, Zuleica, Esteffânya, Lindomar, Senhor Rito.
RESUMO: Murila quer encontrar um amor estrangeiro. Ela se importa com a história do possível companheiro. Ela espera com seu boneco falante e com seu preconceito. Ela olha na cara do indivíduo e vê de onde veio. 
PERSONAGENS: Murila, Jaiminho (fantoche), Tio Pasquim, Ferdinando, O Leiteiro
ASSUNTO: Preconceito por nacionalidade
RESUMO: Livremente inspirado na obra Lewis Carrol. Alice muda seu tão esperado fim e mata a Rainha de Copas. Seus amigos se tornam inimigos e um grande destino a aguarda. 
PERSONAGENS: Alice, Chapeleiro, Gato, Rato, Lebre, Coelho, Rainha Branca, Rainha de Copas, Soldado Branco, Soldado de Copas 1, 2 e 3, Lagarta.
ASSUNTO: Histórias paralelas
RESUMO: Roteiro de trilha sócio-educativa, com teatro folclórico.
PERSONAGENS: Príncipe Escamado, Criado, Espantalho, Boneca de Pano e Caçador
ASSUNTO: Folclore





Um comentário:

  1. Iniciativa importante relativa ao teatro. Tirando a exploradora SBT, da parada deviam criar um banco de textos/peças vituais.

    ResponderExcluir